quarta-feira, 2 de maio de 2012

Saúde dos Índios Assurini na UTI

Fotos: Wellington Hugles
Consultório Médico Odontológico e o Alojamento dos profissionais de Saúde na Aldeia Assurini
 Consultório Médico Odontológico totalmente sem condições de uso e obsoleto atendendo os indígenas
 A braço de luz bucal do consultório a mais de um ano sem uma luminária
No local do Consultório Médico Odontológico observa-se diversas carências para a prestação dos serviços
 No consultório improvisado num cubículo o material fica exposto devido a falta de um ambiente adequado
 No Consultório Médico a situação e ainda mais assustadora
Os vereadores Jones William e Tom Bonfim estiveram na Aldeia Assurini reunidos com as lideranças dos Assurini para realizarem o levantamento da real situação de descaso na saúde dos indígenas para tomarem as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis
  O Consultório Médico Odontológico adquirido pela Prefeitura de Tucuruí através de emenda parlamentar do deputado federal Wladimir Costa e entregue desde novembro de 2011 a Aldeia Assurini, deterirando-se  jogado no chão de um depósito abandonado por falta de R4 250,00 para ser montado e colocado em funcionamento
Enquanto isso o Consultório Médico Odontológico obsoleto e com um pedaço de madeira como regulagem, ainda em funcionamento no tratamento da saúde bucal dos Assurini
 O local onde os profissionais de saúde são alojados para os período de plantão na aldeia

Os índios da etnia Assurini que contam com duas aldeias na zona rural de Tucuruí, tentam de todas as formas manterem suas origens e cultura, e lutam diariamente para defender e coibir a invasão de suas terras culminando com as ações desenfreadas no furto de suas riquezas dentro de suas reservas e principalmente a derrubada de árvores e a extração ilegal de madeira.
Mesmo com todas estas dificuldades vivenciadas pelos mais de 400 índios Assurini, muitas outras deficiências estão ocorrendo na aldeia, mas a principal e o caos que se encontra a saúde básica dos indígenas.
Após a denúncia pública anunciada junto a imprensa local, por um morador indígena da aldeia Assurini, afirmando o total descaso com a atenção básica a saúde dos indígenas, dizendo que na aldeia não existe médicos, medicamentos, e que os enfermeiros e a odontóloga que lá encontra-se estão a mais de quatro meses sem receber seus salários.
Com a denúncia pública o Conselho Municipal de Saúde, convocou seu colegiado e aprovou por unanimidade uma resolução determinando uma Auditoria Contábil e Financeira junto a Prefeitura de Tucuruí, para as devidas comprovações das prestações de contas dos recursos recebidos através do Sistema de Atenção a Saúde – SAS.
Com a denúncia a equipe de reportagem do Diário do Pará, realizou visita a Aldeia Assurini, autorizada e monitorada pelas lideranças indígenas, sendo constatado o total descaso com a saúde dos mais de 400 moradores na aldeia.
No local, foi constatado que o Posto de Saúde encontra-se com sua estrutura totalmente comprometida, não garantindo as mínimas condições necessárias para que os profissionais da área de saúde exerçam suas funções, assim como, os alojamentos que estão disponíveis para os profissionais que ficam de plantão até 15 dias na aldeia, estão totalmente fora dos padrões de conforto, segurança e higiene não garantindo o repouso dos profissionais, além disso, os moradores estão a mais de seis meses sem o atendimento de um médico na aldeia.
Foram identificadas ainda, à falta de medicamentos essências, além do mais, com a falta de médicos, apenas as enfermeiras realizam os atendimentos, e, dependendo da gravidade da doença, se necessário um atendimento especializado, as profissionais orientam a liderança indígena da necessidade da transferência do enfermo para os hospitais da cidade que fica a mais de 50 km de distância.
A falta de transporte e outro fator que traz uma grande dificuldade para os índios, em função dos carros e ambulâncias que deveriam estar realizando o atendimento na comunidade indígena, estarem todos danificados em frente ao prédio onde funciona a administração do Polo Indígena no centro de Tucuruí.
Dificultando a remoção dos pacientes, haja vista, não haver nenhuma ambulância na aldeia, o transporte dos indígenas e realizado através de um caminhão “pau de arara” durante a semana, e nos finais de semana, a situação fica mais precária, pois, a aldeia fica sem nenhum transporte para atender as emergências médicas, ficando os moradores apenas com a assistência divina e das enfermeiras plantonistas.
No mês de junho do ano passado, o prefeito Sancler Ferreira, recebeu os recursos governo federal por indicação de emenda parlamentar do Deputado Federal Wladimir Costa, para a aquisição de diversos Consultórios Odontológicos, que deveriam estar instalados em diversos Postos de Saúde da cidade. A aldeia Assurini foi comtemplada com um consultório odontologico na caixa no mês de novembro, ocorre, que desde a entrega pela Secretaria de Saúde às lideranças da Aldeia Assurini, até os dias atuais, os equipamentos não foram montados e encontram-se jogados no chão de um depósito abandonado, com isso, colocando o equipamento em risco de inutilização.
A médica odontóloga que presta serviços na assistência odontológica dos moradores da aldeia teme em exercer suas funções diárias com um aparelho obsoleto, improvisado com um pedaço de madeira como apoio, sem segurança a ela e aos pacientes, inclusive sem iluminação. Mesmo encarando todas estas dificuldade e convivendo com as carências dos indígenas a médica continua realizando os atendimentos odontológicos por entender que se virar as costas a esta realidade, estará contribuindo para a complicação à saúde desta população tão sofrida.
Por outro lado, e difícil vivenciar com esta realidade, sabendo que a menos de 10 metros em um depósito abandonado, encontra-se um equipamento novinho, e, se deteriorando, jogado ao chão, pegando sol e chuva e servindo para esconderijo de ratos e diversos outros insetos personhentos.
E fato que a saúde indígena passa por muitas mudanças na esfera federal, mas o munícipio de Tucuruí ainda tem suas responsabilidades com a saúde básica de seus munícipes, e, ainda gerência os recursos oriundos do governo federal para o atendimento a saúde básica indígena.
Não e possível aceitar que um patrimônio público adquirido com recursos do governo federal, estar sendo sucateados nos fundos de um depósito abandonado. Tudo isso, em função da prefeitura de Tucuruí através da Secretaria de Saúde, não ter condições de disponibilizar recursos no valor de R$ 250,00 para o pagamento do técnico que fará a montagem do consultório odontológico, com isso, os nossos irmãos Assurini tenham efetivamente um tratamento odontológico com maior conforto, segurança e qualidade de vida.
Nossa equipe de reportagem tentou diversos contatos com a assessoria do prefeito Sancler Ferreira e do Secretário de Saúde Charles Tocantins, não conseguindo nenhuma posição oficial com referência as denuncias dos moradores da aldeia Assurini e com referência a resolução de auditoria do Conselho Municipal de Saúde. (WELLINGTON HUGLES)

4 comentários:

  1. adalto_queiroz@hotmail.com3 de maio de 2012 às 18:07

    SO QUERIA SABER PORQUE OS VEREADORES JONES E TOM NÃO PAGARAM OS 250,00 REAIS PARA A MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS. SE FOR ISSO ENTRE EM CONTATO COMIGO QUE PAGO A MONTAGEM, ALIAS PELAS FOTOS TUDO E MUITO FACIL DE SE RESOLVER NÃO PRECISA DE ESTARDALHAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que vc paga,está com o bolso cheio do dinheiro público que vc está ajudando a ganhar novos rumos,PALHAÇO CARA DE PAU!!!!

      Excluir
  2. Prezado amigo leitor,

    Obrigado pela sua atenção no acompanhamento de nosso JT, não estamos aqui para defender os vereadores, mas sua atenção e disposição para financeiramente pagar a montagem do consultório odontológico e impar. Com certeza os vereadores não o fizeram em função de termos recursos para estes fins e se a sociedade civil começar a resolver as responsabilidades da administração pública quer seja municipal, estadual ou federal, nos coloca num risco do descaso ainda maior com a população, haja vista, que já pagamos nossos impostos que não são poucos, para retornarem em obras e serviços para nossa população.
    Por outro lado, quando o senhor afirmar que causamos um “estardalhaço”, é fato, que, falar a verdade e mostrar o descaso na grande imprensa causa certo desconforto para os gestores, mas se não fosse tão difícil à vida dos nossos irmãos indígenas, eles não teriam ocupado o Polo Indígena em repúdio a falta de ação do governo. Isso sem ser noticiada não ganha conotação a nível estadual e assim ficamos sem respostas dos organismos que tem poder de resolver a polêmica. Com a nossa ação de divulgar tais fatos só vem a contribuir com a resolução rápida das questões polémicas de nossa sociedade.

    Grato pela sua atenção.

    Um Forte abraço e até a vitória, se Deus quiser.

    WELLINGTON HUGLES

    ResponderExcluir
  3. ei reportezinho o teu ex prefeito parcifal tambem não é nenhum santo cade o dinheiro do CAIS e muitos outros e que a população não esqueça ele declarou que naõ depende de votos de tucurui pra se eleger como sempre muito arogante e por certo nenhum prefeitos desse que passaram por aqui prestaram esse claudio furman min rouba logo

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...