terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Muitas luzes e cores coroaram o desfile das escolas de samba na festa de Momo em Tucuruí

 Fotos: Mayke Martins
 Escola de Samba Acadêmicos do Getat
 Comissão de frente e carro alegórico abre alas da Escola de Samba Acadêmicos do Getat
  Carro alegórico da Escola de Samba Acadêmicos do Getat
Carro alegórico abre alas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Colina 
 Destaque do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Colina 
Mestre sala e porta bandeira do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Colina 
Destaque do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Colina 
 Carro destaque do Independente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Colina 
Carro abre alas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Matinhense
Passistas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Matinhense
 Carro alegórico do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Matinhense 
 Carro abre alas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Jaqueira
  Uma replica do Minhocão foi destaque no desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Jaqueira
 Carro alegórico do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Jaqueira
 Destaque do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Jaqueira
  Passista do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Jaqueira
Carro alegórico abre alas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Tucuruí
 Carro alegórico do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Tucuruí
 Mestre Sala e Porta Bandeira do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Tucuruí
Rainha da Bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Tucuruí
Carro alegórico do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Tucuruí
 Destaques do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Tucuruí
Passista do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Tucuruí

Forte chuva que caiu necessitou da proteção de milhares de sombrinhas e guarda-chuvas que realizaram um colorido diferente nas arquibancadas das escadarias

Cerca de 10 mil expectadores lotaram as escadarias da Marques da Santo Antônio, que foram surpreendidos ao início do desfile com uma forte chuva, que necessitou da proteção de milhares de sombrinhas e guarda-chuvas que realizaram um colorido diferente nas arquibancadas. O camarote estava lotado com brincantes de todas as partes do estado e do país.
A prefeitura municipal de Tucuruí disponibilizou as cinco escolas que se apresentaram no Carnaval de 2012, uma subvenção social através de Convênio no valor de R$ 360 mil através da Liblotuc, e outro convênio com valores ainda não divulgados para a garantia de toda a estrutura do carnaval como camarotes; contratação de trios; bandas; mídia; outdoor; rádios e televisão que realizaram a transmissão ao vivo do desfile.
Os investimentos nos quatro dias de reinado de Momo em Tucuruí através dos cofres da prefeitura municipal esta previsto na ordem de R$ 1,5 milhões.
Os dez jurados contratados pela Liblotuc, estavam posicionados ao longo das escadarias em cabines, que deram condições da realização de suas analises. Os envelopes dos jurados foram colocados em uma urna e lacrados na presença das escolas e ficarão sob a guarda do 13º Batalhão da Policia Militar, e serão  entregues a direção da Liblotuc para serem apurados a partir das 18:00 h desta quarta-feira (22), nas escadarias da Santo Antônio, onde após o resultado será anunciado o ganhador e entregue o título de Campeão do Carnaval de 2012.
O desfile oficial das escolas de samba de Tucuruí, organizado pela Liga das Escolas de Samba – Liblotuc, teve início as 22:30 h da segunda-feira e encerrado as 5:30 h desta terça-feira. A primeira escola a desfilar foi os Acadêmicos do Getat seguida por Estação da Colina; Império Matinhense; Unidos da Jaqueira e encerada pela Unidos de Tucuruí.
Acadêmicos do Getat - A Escola de Samba Acadêmicos do Getat abriu o desfile em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga o “Rei do Baião”, sendo a caçula do Carnaval de Tucuruí, com o enredo “Ôxente. Salve! Salve! Sua majestade Luiz Gonzaga o Rei do Baião”, a escola levou a passarela 322 brincantes em seis alas, com dois carros alegóricos coberto de muito brilho e beleza que juntamente com os brincantes entusiasmou os expectadores que lotaram as escadarias.
Estação 1ª da Colina - Com o samba enredo “Do alto do bode à conquista paraense”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Colina contou em uma hora de apresentação nas escadarias, à história do bairro e suas personalidades e homenageou a conquista do título do Independente no ano passado, já que o clube tem sua sede no bairro da Colina. A viagem homenageou o galo da Colina e o Galo Elétrico Campeão Paraense. O Instituto Nossa Senhora da Conceição – Colégio das Irmãs, também foi homenageado no enredo. A escola se apresentou com 470 brincantes em sete alas com dois carros alegóricos, os moradores vizinhos às escadarias, desceram do “alto do bode” para prestigiar sua escola. Com o enredo em homenagem ao bairro e em especial ao time do Independente pela conquista histórica do título de 2011, contou com a presença dos jogadores da equipe e do troféu oficial de Campeão e da prefeita em exercício a vice-prefeita Henilda Santos que desfilou pela escola.
Império Matinhense - Com o enredo “Matinha de corpo e alma, mostra a tua cara”, a escola Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Matinhense, oriunda do primeiro bairro de Tucuruí, contou sua história na avenida mais uma vez, em uma reedição da apresentação do enredo no Carnaval de 2002, que lhe deu a conquista do vice-campeonato. O enredo conta a saga da família Barroso, uma das primeiras a chegarem a Tucuruí, desde a fundação da cidade até os dias de hoje. Falou ainda das aventuras de personagens como Paulo Barroso, da zona boêmia e da prostituição no chamado “escorre água”. A escola levou ao desfile três carros alegóricos, doze alas e 1000 brincantes. A escola conta no seu quadro de sócios, com um dos maiores apoiadores da escola o prefeito Sancler Ferreira, que estava fora da cidade. 
Unidos da Jaqueira - O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Jaqueira, com o enredo “Eu sou Jaqueira, alegria do povão. Sou verde e rosa, sou explode coração!”, a escola prestou homenagem a comunidade do bairro e seus propulsores. Nas escadarias a escola contou a história da fundação do bairro e dos primórdios da paixão do jaqueirense pela escola e suas cores verde e rosa. A escola destacou figuras folclóricas do bairro como a Dona Flor e o Seu Amadeu, símbolos do bairro. A agremiação já conquistou cinco títulos, e levou ao corredor da folia 600 brincantes, em oito alas e três carros alegóricos com uma espetacular apresentação galgando o seu hexa campeonato.
Unidos de Tucuruí - O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Tucuruí é o grande vencedor do Carnaval de Tucuruí. A escola do bairro da Cohab já conquistou 14 títulos e foca o 15º Campeonato. A Unidos de Tucuruí se firma como a escola a ser imbatível no tradicional desfile oficial, que acontece há 22 anos nas Escadarias da Santo Antônio. Com o enredo em homenagem ao município de Jacundá, “De Arraia à Jacundá: uma história de água, terra, fogo e ar”. A escola adentrou a avenida do samba com doze alas, três carros alegóricos e 750 brincantes que entusiasmadamente fizeram uma excelente apresentação mesmo tendo aguardado seis horas do início do desfile para poderem se apresentar.
A letra do samba “De Arraia a Jacundá” a Unidos de Tucuruí fez uma homenagem a Jacundá, que cantou na passarela uma história de água, terra fogo e ar. A cidade que foi tragada pelo rio sendo que seu povo sucumbiu, nascendo uma nova cidade com progresso e a miscigenação. Até o final da década de 70 a cidade era localizada às margens do rio Tocantins, quando seus moradores foram remanejados – no início dos anos 80 - para a vila Arraia, pequeno lugarejo formado próximo estrada PA-150. Com a mudança, o vilarejo foi rebatizado para Jacundá, para onde boa parte dos moradores da antiga cidade foi transferida.
Para o presidente da escola, Antonio Carlos de Sousa “Titonho”, a homenagem a Jacundá foi uma decisão da diretoria da escola que considerou a história do povo jacundaense “importante para ser mostrada na avenida do samba e, principalmente rica em detalhes culturais, progresso e conquistas”. O prefeito de Jacundá Dino Altoé, esteve presente juntamente com uma comitiva de mais de 1000 jacundaenses para prestigiar o desfile. No ano passado a escola homenageou o município vizinho de Breu Branco que culminou com a conquista do 14ª título a Unidos de Tucuruí. (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...