domingo, 29 de janeiro de 2012

Militares do Exército de Tucuruí trabalham na reconstrução do Haiti


Militares de Tucuruí em atividade nas ruas da capital haitiana 
Militares de Tucuruí a mão amiga do soldado brasileiro

  Distribuição de material doado aos haitianos

O último dia 12 de janeiro marcou dois anos do terremoto que matou mais de 220 mil pessoas e arrasou uma parte do Haiti. Entre os mortos, mais de 20 brasileiros: militares, diplomatas e a fundadora da Pastoral da Criança, a Sra. Zilda Arns.
Os militares brasileiros que perderam suas vidas no exercício da função, faziam parte da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti - MINUSTAH.
Esta missão foi criada em junho de 2004 pelo Conselho de Segurança da ONU e tem como principal objetivo apoiar a reconstrução do país, mantendo um quadro de estabilidade política e social.
O 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí, vem contribuindo pela segunda vez com o efetivo de militares do Exército Brasileiro nesta missão. Em 2008 foram enviados 30 militares de Tucuruí para o Haiti. Em agosto de 2011, este número subiu para 54, os quais devem retornar para o Brasil no próximo mês de abril.
Acompanhando o triste cenário, quase inalterado, os militares brasileiros estão dando demonstrações do seu real valor ao povo haitiano, brasileiro e ao mundo. Alguns analistas consideram que os militares brasileiros tornarem-se a principal força na reconstrução daquela sofrida nação.
As constantes demonstrações de dedicação, competência, profissionalismo, solidariedade e amor ao próximo estão ajudando a diminuir a dor dos haitianos e as desigualdades sociais e consolidando a fraternidade dos povos.
As ações realizadas pelos militares oriundos de Tucuruí ao Haiti enchem de orgulho toda a nação brasileira, em especial o estado do Pará e a população filhos de Tucuruí que tem sua representação através do 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí.
A distância de suas famílias, a diferença cultural e sócio-econômica, a grande carga de trabalho e outras diversas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia são amenizadas pelo espírito de cumprimento de missão e pela certeza da grandeza mudança e da reconstrução de um novo país.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos militares de tucuruí, que mesmo distante de suas famílias a mais de 6 meses, continuam demonstrando seu valor e profissionalismo na reconstrução da nação haitiana.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...