segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Hidrelétrica de Tucuruí sedia Conferência com 10 países Latino Americanos

Usina Hidrelétrica de Tucuruí: modelo de geração de energia e de sustentabilidade

A Hidrelétrica de Tucuruí localizada no sudeste paraense sediará nos dias 22 e 23, a Conferência Latino Americana sobre as práticas no desenvolvimento de grandes empreendimentos Hidrelétricos.

Participa do evento os representantes dos setores energéticos do Brasil, África do Sul, Alemanha, Canada, China, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Rússia. O modelo de qualidade desenvolvido na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, servirá de modelo para que os demais países participantes da conferência conheçam todos os setores de produção e geração de energia de Tucuruí para todo o país.

O evento esta restrito aos países participantes, e terá como metas a troca de experiências para serem implantados nos novos modelos de hidrelétricas nestes países, e no Brasil deverá ser implantado na Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira.

Polêmica – A Associação das Populações Organizadas Vítimas das Obras do Rio Tocantins e Adjacências - A APOVO, que tem a finalidade da defesa judicial e extrajudicial dos direitos e interesses coletivos, difusos, individuais homogêneos e individuais, indisponíveis ou não, das populações, povos, comunidades tradicionais e indígenas, moradores urbanos e rurais das áreas de influência por obras executadas ou em execução no Rio Tocantins, declarou através de seu presidente Esmael Rodrigues Siqueira, que este evento no município de Tucuruí é uma afronta aos expropriados, haja vista, que a Eletrobrás Eletronorte, não cumpriu ao longo destes 30 anos as condicionantes com os municípios do entorno do Lago da Hidrelétrica, muito menos as indenizações dos atingidos pelas obras e hoje pela Hidrelétrica e Eclusas. “Como e que uma empresa que não cumpre suas obrigações poderá servir de exemplo para os países latinos americanos e para o mundo”, questiona Esmael.

Os expropriados juntamente com alguns movimentos sociais da cidade estão organizando para esta terça-feira uma grande manifestação que culminará com a participação dos manifestantes no local da Conferência.

A abertura do evento esta programado para as 8 h, no auditório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. (Wellington Hugles)

Um comentário:

  1. Esses pilantras fazem os encontros na calada, com medo da população se manifestar, e ai vendem uma imagem de bem intencionada...! Só corrupções Já se mudaram para o Belo Monte, há, já estão falando em não entregar as casas da vila, desde quando as casas construídas com dinheiro público com direito a água e luz paga pelo contribuinte, isso e inconstitucional, só em Tucuruí mesmo!

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...