quarta-feira, 26 de julho de 2017

Tucuruí chora a perda de seu líder Jones William





Por Wellington Hugles
Foto: Wellington Hugles III

A cidade de Tucuruí, sudeste do estado, amanheceu atípica, ruas desertas, comércios fechados, casas com faixas pretas em sinal de luto. Uma cidade que chora á perda de seu prefeito.

As despedidas iniciaram com o velório de Jones William as 21:30 h desta terça-feira (25), no maior espaço físico estruturado da cidade, o ginásio poliesportivo Ismaelino Pontes, que diga-se de passagem foi totalmente revitalizado e reinaugurado por Jones William na última sexta-feira (21), e serviu de local para o seu funeral.

Milhares de pessoas participaram da última despedida, em nenhum momento até a saída do cortejo ocorrido as 18 h desta quarta-feira (26), as dependências do ginásio ficou vazio.

Muitas autoridades se deslocaram a Tucuruí para o funeral de Jones, destacam-se os deputados estaduais: Iran Lima, Soldado Tecio, Dirceu Ten Cate, Lelio Costa e Eliane Lima, além dos deputados federais Zé Geraldo e Eder Mauro. 

Os prefeitos presentes da região participantes do Compart: Deusivaldo Silva Pimentel “Amizade” - Novo Repartimento, José Ribamar - Goianésia do Pará, Garcés Costa - Breu Branco, Chico Tozetti – Pacajá, além dos outros prefeitos participantes do Compart.

Ao final da tarde o Ministro da Integração Regional Helder Barbalho se fez presente ao velório do prefeito Jones William, juntamente com o Senador Jader Barbalho e o ex-prefeito de Tucuruí Parsifal Pontes, seguindo no cortejo pelas ruas da cidade até o sepultamento no Cemitério Jardim da Saudade.

O momento emocionante das despedidas foi o desabafo da esposa do prefeito Jones William a Secretária de Assistência Social Graciele Galvão, que contou a trajetória do Jones e a felicidade da contemplação de seu sonho de trazer à igualdade social a população de Tucuruí que estava em pleno andamento. 

"Nós últimos dias Jones estava irradiante e muito feliz, pois nosso governo estava conseguindo se desenvolver e colocar em prática o projeto tão sonhado de governo do meu amor Jones". Sempre atendendo a todos, Jones tinha um coração tão grande, e sempre falava “meu povo e meu ideal para nosso sucesso”. Em prantos Graciele emocionou as mais de 10 mil pessoas que acompanharam a despedida. 

A saída do cortejo do féretro do prefeito Jones William teve início às 18 h, sendo seu caixão levado pelo carro do Corpo de Bombeiros, acompanhado de milhares de pessoas que caminharam a pés, de carros e motos, percorrendo mais de 15 km até o cemitério da cidade, onde em diversos bairros o cortejo parava e o corpo de Jones recebia as homenagens populares, o sepultamento ocorreu por volta das 21 h.

Outro fato de comoção popular igual ao que está ocorrendo na cidade de Tucuruí ao longo dos seus 70 anos de emancipação, onde sua população foi às ruas chorar a perda de seu líder, foi na ocasião da morte trágica ocasionada por um acidente automobilístico na rodovia PA 150, do ex-prefeito de Tucuruí no mandato de deputado estadual Raimundo Ribeiro de Souza “Diquinho”, no dia 18 de março de 1977, há exatos 40 anos atrás. 

Naquela ocasião a cidade parou, onde todos da cidade foram às ruas para a despedida emocionada de “Diquinho”, passado estes 40 anos novamente a população de Tucuruí vão as ruas se despedir emocionados pela morte do seu líder maior o prefeito Jones William, que ficara eternizado na memoria de todos como o grande estadista e uma das lideranças ascendentes do estado que teve sua vida interrompida em função ao seu assassinato.

Uma das frases que ficará marcada na memoria de todos, ditas pela 1ª dama do município e Secretária de Assistência Social Graciele Galvão “Jones sempre afirmava para mim, que seu nome ficaria marcado na historia de Tucuruí, mais não desta forma que aconteceu... - encerrou em prantos -”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...