segunda-feira, 8 de maio de 2017

Prefeitura de Tucuruí através da Companhia de Trânsito lança campanha educativa “Maio Amarelo - Atenção pela vida”







Wellington Hugles

De Tucuruí

Fotos: ASCOM/PMT


Maio Amarelo é uma mobilização que tem o intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito



Durante o mês de maio, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), participará da campanha internacional “Maio Amarelo – Atenção pela vida”, que marca a mobilização para a diminuição dos acidentes de trânsito, no país e em todo o mundo.


Em Tucuruí, a solenidade de lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (8), no auditório da ACIT – Associação Comercial e Industrial de Tucuruí, a Campanha “Maio Amarelo - Atenção pela vida”, movimento nacional para abordar a segurança no trânsito. 


Neste mês de maio a Campanha “Maio Amarelo - Atenção pela vida” se desenvolverá em blitz’s educativas em diversas vias da cidade, para conscientizar e mobilizar toda a sociedade tucuruiense para unidos trabalharem pela diminuição nos altos índices de mortes e feridos no trânsito.


Dentre as ações, além das blitz’s educativas, varias palestras serão realizadas nas escolas levando os números alarmantes de acidentes ocorridos em Tucuruí e região e conscientizando que todos os requisitos necessários para trafegar, dirigir ou pilotar veículos são necessários para diminuir estes índices de acidentes na cidade.


A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.


O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013. 


A semana também é conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.


Outra referência mundial ao mês de maio é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. 


Os países membros uniram esforços na redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito durante os próximos dez anos (2011 até 2020).


A cerimonia contou com a presença de inúmeras autoridades que uniram-se em busca da diminuição dos índices de acidentes.


O prefeito Jones William foi incisivo em afirmar que uma das sua metas de governo é a funcionalidade adequada da Companhia de Trânsito, que no passado estava servindo apenas como “cabide de emprego”, "na verdade a cidade tem normas e regras a serem respeitadas", e o Codigo de Trânsito tem que ser colocado em prática, para isso vamos preparar nossos agentes, para atuarem na fiscalização de parada e estacionamento, obrigação do município, "a CTTUC terá um período para disseminar campanhas educativas mostrando a necessidade do cumprimento das leis e conscientizar que o pedestre, condutor e o piloto que estejam dentro da legalidade não estão correndo risco de acidentes.


A campanha internacional “Maio Amarelo - Atenção pela vida” e de vital importância para a nossa cidade que nos últimos anos vem registrando números alarmantes de acidentes de trânsito, culminando com a perda de muitos amigos, além de muitos casos de pessoas que ficam com sequelas, deficiências e mutilações, e em consequência observamos a lotação dos hospitais e o aumento dos custos com estes tratamentos, com a colocação de proteses e cirurgias. 


“Vamos desenvolver dentro deste mês a conscientização de nossos tucuruiense com o “Maio Amarelo - Atenção pela vida”  e em seguida dar prosseguimento com nossa meta de trabalho, que é, cuidar com segurança de nossa população, pois não adianta apenas multar, temos que conscientizar pois o condutor consciente não repete uma infração no trânsito", enfatizou Jones.


Prefeitura de Tucuruí - Nosso povo, nossa energia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...