terça-feira, 16 de maio de 2017

Breu Branco: Prefeito Diego do Alemão é morto em emboscada






Diego Kolling o Diego do Alemão
* 24/12/1982
+ 16/05/2017


WELLINGTON HUGLES

De Breu Branco

Foto: ASCOM/ PC e Arquivo JT
 



O prefeito do município de Breu Branco, Diego Kolling (PSD), popularmente conhecido como Diego do Alemão, em alusão ao seu pai o ex-prefeito da cidade Egon Kolling conhecido como “Alemão”, foi assassinado cruelmente na manhã desta terça-feira (16), enquanto pedalava com um grupo de amigos na rodovia PA-263, próximo a empresa Dow Cornig.


De acordo com informações prestadas pela Polícia Civil, a vítima Diego do Alemão, de 34 anos, teria recebido um tiro no lado direito do peito, o prefeito chegou a ser socorrido a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu ao grave ferimento. 




Ainda não se tem informações sobre os suspeitos e qual a seria a motivação do crime. Uma das hipóteses é de execução e emboscada. Segundo relatos das pessoas que costumeiramente acompanhavam o prefeito no passeio matinal de bicicleta, disse que dois homens abordaram o prefeito em uma motocicleta e o carona disparou o tiro certeiro no peito de Diego, que caiu as margens da rodovia PA 263, quase na proximidade da empresa Dow Corning, entre os municípios de Breu Branco e Tucuruí, Diego do Alemão ainda chegou a ser levado com vida a UPA de Breu Branco, mas infelizmente veio a óbito em função a gravidade do ferimento a bala.


Diego Kolling, conhecido na última eleição como Diego do Alemão, foi eleito com 10.916 votos (46,75%) nas Eleições 2016, e passado apenas 5 meses a frente do executivo breuense teve sua vida interrompida prematuramente por este crime que leva a crer ter sido de encomenda, haja vista, nenhum de seus pertences terem sido subtraídos e nenhuma das pessoas que estavam em sua companhia foi ferida.


Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, informou que determinou o deslocamento, a partir da cidade de Tucuruí, de grupos de militares da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) para Breu Branco, a fim de reforçar o policiamento na cidade por conta do assassinato do prefeito Diego do Alemão (PSD), vítima de uma possível emboscada.


A Secretaria determinou ainda o deslocamento de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Segup para a cidade de Breu Branco, que conduzirá uma equipe de policiais civis da Divisão de Homicídios, responsáveis pelas investigações sobre o homicídio. 


O delegado Geral da Policia Civil encontra-se em Breu Branco tomando as providências para tentar a elucidação de mais esta morte, que leva a crer pelos modos operantes ser mais um crime de encomenda.


IML libera corpo de prefeito de Breu Branco - O Instituto Médico Legal (IML) liberou no fim da manhã desta terça-feira (16) o corpo do prefeito de Breu Branco, Diego Kolling. O laudo que irá apontar a causa da morte da vítima deve ser expedido de 15 a 30 dias. 


Velório - O velório do prefeito Diego Kolling, será realizado na Igreja Batista Missionária de Breu Branco, localizada no bairro Novo Horizonte.



A Prefeitura de Breu Branco decretou luto oficial de três dias, e o presidente da Câmara Municipal de Breu Branco Hildebrando Azevedo, convocou os vereadores para realizar após o funeral do prefeito Diego Kolling uma sessão extraordinária para dar posse ao vice-prefeito, Francisco Garcez da Costa, no cargo de prefeito da cidade.


O diretório estadual do Partido Social Democrático (PSD) emitiu uma nota oficial em que pede do Governo do Estado a imediata apuração e prisão dos suspeitos envolvidos, e manifestou pesar, solidarizando-se com familiares e amigos do prefeito em mais um episódio de violência no Pará.


COMPART – O COMPART, Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins, informou em nota, o falecimento prematuro de seu vice-presidente o prefeito de Breu Branco Diego Kolling, e enlutados, solidarizam-se com os seus familiares e todos os munícipes de Breu Branco pela trágica morte de Diego do Alemão ocorrida na manhã desta terça-feira (16). Ainda em nota o presidente do COMPART o prefeito de Tucuruí Jones William, informou que todos os prefeitos filiados ao COMPART estão enlutados pela morte do grande amigo Diego, e que serão cobradas todas as medidas necessárias para a elucidação deste crime.  
Prefeitos do Compart enlutados com a morte do seu vice-presidente Diego Kolling

Tucuruí – O prefeito em exercício de Tucuruí, Artur Brito, decretou luto oficial de três dias na cidade, pela morte do prefeito de Breu Branco Diego Kolling, mas as repartições funcionarão normalmente. “O luto oficial e para reflexão da vulnerabilidade da vida dos governantes, que estão sendo banalizadas por aqueles que se acham acima da lei”. 




Temos convicção que este crime de um político de influência, e no exercício de seu mandato popular não ficará impune, apenas como mais um número nas estatísticas dos departamentos que trabalham pela segurança pública dos paraenses. 


Artur Brito informou ainda que o prefeito Jones William cancelou sua agenda de reuniões e audiências em diversos ministérios, em Brasília, que ocorreriam durante a semana, e decidiu voltar às presas para participar dos funérias de seu amigo e companheiro do Compart, Diego do Alemão.


A deputada estadual Eliane Lima, em sua página pessoal nas redes sócias publicou uma nota de pesar pela perda do amigo Diego Kolling, que sempre esteve ao seu lado em todas as lutas em favo do desenvolvimento da região do lago de Tucuruí.




O presidente da Câmara de Vereadores de Tucuruí, o vereador Bena Navegantes também decretou luto oficial naquela Casa de Leis, e a sessão ordinária desta terça-feira (16), foi inviabilizada em respeito à memória do prefeito de Breu Branco, Diego do Alemão.


Bena, esclareceu que os vereadores de Tucuruí estiveram no mês de abril na capital, em busca de medidas emergências para coibir esta onda de crimes que assola a região, mas infelizmente uma pessoa de bem, um excelente filho, grande pai de família e uma liderança em pleno exercício eletivo teve sua vida ceifada de forma prematura.


Linha Direta – Em linha direta com a redação, o prefeito de Tucuruí Jones William, em retorno de viagem de Brasília, solidarizou-se com o ex-prefeito Alemão e todos os familiares pela perda de seu filho Diego Kolling, e reafirmou que vai cobrar efetivamente dos órgãos de segurança uma elucidação imediata deste crime, “não podemos deixar que este assassinato passe despercebido como o que vitimou o ex-prefeito de Goianésia do Pará, João Gomes “Russo”, em janeiro de 2016, há exatos 16 mês, e também do vereador José Ernesto, de Goianésia do Pará, em fevereiro de 2016 e que até os dias atuais nenhum destes crimes foram elucidado”.


Temos que ter um posicionamento emergencial dos dirigentes da Segurança Pública do Estado, pois isso pode desencadear o retorno dos crimes de pistolagens em nossa região, tão coibidos por nós, nos últimos anos, “além de que, a não elucidação destes crimes poderá transparecer para aqueles malfeitores, de se achando impune, prosseguirem com estes crimes bárbaros”.




O féretro do prefeito Diego Kolling chegou a Igreja Batista Missionária de Breu Branco, localizada no bairro Novo Horizonte por volta das 16 h, e foi recebido por centenas de pessoas emocionadas que aguardavam o início do velório.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...