quinta-feira, 28 de julho de 2016

IBOPE: Jones Willian na frente com 51% na corrida eleitoral em Tucuruí



ELEIÇÕES 2016

Ibope: Jones Willian na frente com 51% na corrida eleitoral em Tucuruí


RODOLFO HUGLES
De Tucuruí
Fonte: Ibope Inteligência

Pesquisa realizada pelo Ibope mostra que o pré-candidato Jones William dispara na frente com 51% da preferência do eleitor de Tucuruí

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) mostra que Jones William, pré-candidato pelo PMDB, lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de Tucuruí. Jones William aparece com 51% das intenções de voto.
O pré-candidato Jones William (PMDB) lidera nas intenções de voto para prefeito de Tucuruí em todos os resultados divulgados na pesquisa realizada pelo Ibope.  Jones William aparece em 1º lugar na preferência dos eleitores, com índice de 42% na pesquisa estimulada, na qual o entrevistador apresenta os nomes de todos os pré-candidatos. No cenário estimulado de confronto direto com dois candidatos, Jones William dispara na frente com 51% da intenção de votos, e em segundo lugar, com 37%, aparece o vereador Jairo Holanda (PSDB) candidato apoiado pelo prefeito Sancler Ferreira. 

Já na pesquisa espontânea (quando não se apresenta nomes de pré-candidatos aos entrevistados), Jones William também aparece em 1º lugar, com 31%. Em 2º lugar, aparece o nome do vereador Jairo Holanda (PSDB) com 28%. Já os demais pré-candidatos, professor Jonatas (PSOL) obteve 6% e Joilson (PTB) 4%. Outros candidatos, como o Coronel Barata (PSD) apareceu com 1% e engenheiro Midson (PT do B) não obteve pontuação.
 
Confronto entre os dois primeiros colocados - Quando o Ibope apresenta somente os 2 primeiros colocados na pesquisa, Jones William mantém a liderança e amplia a vantagem para 51% das intenções de votos. O candidato apoiado pelo atual prefeito Sancler Ferreira, Jairo Holanda, obteve 37% das intenções, o que coloca Jones William com a vantagem de 14% na frente.
 
Rejeição - Perguntados em quem não votariam “de jeito nenhum”, 35% apontaram o nome do pré-candidato Joilson, que obteve a maior rejeição.  Jairo Holanda foi apontado por 27% dos entrevistados e 24% apontaram o professor Jonatas.  Jones William aparece 18%, o menor percentual de rejeição, 3% dos entrevistados responderam que poderiam votar em todos os pré-candidatos e 9% não sabem/não responderam. 
Avaliação do prefeito Sancler - O Ibope também quis saber sobre a avaliação do prefeito Sancler Ferreira (PPS). Dos entrevistados, 76% consideram a administração ruim/péssima/regular e 21% boa ou ótima, 3% não sabem/não responderam. 
Aprovação do Governo Sancler - Perguntados sobre a forma como o prefeito administra Tucuruí, 59% disseram que desaprovam e 32% que aprovam; 9% não sabem/não responderam. 
 

Confiança - Quando perguntados se confiam no prefeito Sancler Ferreira, 70% responderam que não confiam e 23% confiam.  Não sabem/não responderam foram 7%.


Avaliação do Governo Jatene - Sobre a gestão do governador Simão Jatene (PSDB), 71% dos entrevistados avaliaram o Governo como regular/ruim ou péssimo e apenas 17% como ótimo ou bom. Outros 13% não sabem/não responderam. 

A pesquisa foi encomendada pelo Jornal Diário do Pará e realizada entre os dias 22 a 25 de julho deste ano, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo de nº PA-00431/2016.

Transparência - O IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA, através de sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo na realização da pesquisa, utilizou-se uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo IBOPE, devidamente treinados para o trabalho.

Após as coletas de campo, os questionários foram submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

O Ibope ouviu 301 pessoas que responderam à seguinte pergunta: Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem votaria para prefeito de Tucuruí? O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 6 (seis) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.  As fontes estatísticas para análise de dados foram: Censo 2010 - PNAD 2014 - TSE 2014, entre outras.



DOXA: Jones William lidera com 53,4% à corrida eleitoral em Tucuruí




 Jones William lidera com 53,4% à corrida eleitoral em Tucuruí 

Rodolfo Hugles
De Tucuruí
Fonte: Doxa Comunicação Integrada

Jones William ampliou seu percentual de intenção de votos, e se a eleição fosse hoje ganharia com mais de 53% da intenção dos entrevistados

Se a eleição fosse hoje, Jones William (PMDB) ganharia a eleição com 53,4% das intenções de voto. Foi o que revelou a quarta pesquisa eleitoral da DOXA, registrada no TRE sob o nº PA-03820/2016, para a Prefeitura de Tucuruí.  A pesquisa foi realizada em Tucuruí, entre os dias 21 a 24 de Julho de 2016, onde foram entrevistados 500 eleitores.


A Doxa publicou nesta quinta-feira (28), a quarta amostragem de intenção de votos na corrida eleitoral à prefeitura de Tucuruí, sudeste do Pará e a exemplo do resultado das pesquisas anteriores, Jones William (PMDB) ampliou o percentual de intenção de votos.

No confronto direto com o candidato Jairo Holanda, que é apoiado pelo prefeito Sancler Ferreira, se a eleição fosse hoje, Jones William seria eleito com 53,4% da intenção de votos dos entrevistados.

As perguntas foram ordenadas de forma espontânea e estimuladas, sendo ainda realizada a avaliação de rejeição aos nomes dos pré-candidatos.

Espontânea: Dentro do resultado da pesquisa Doxa, em que os entrevistados são perguntados de forma espontânea, quando não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Jones William (PMDB) aparece na frente com 32,5% das intenções de voto, em segundo colocado o vereador Jairo Holanda (PSDB) com 27,5%, seguidos por Coronel Barata com 1,8%, Joilson, 1,2% e Jonatas, 0,9%.  
 
Os eleitores indecisos representam 22,0%, enquanto 14,1% têm intenção de anular ou votar em branco.

Estimulada: Quando se apresentou a primeira simulação com quatro nomes. Jones William (PMDB) aparece em primeiro lugar com 43,7% das intenções de voto. O segundo colocado o vereador Jairo Holanda (PSDB) aparece com 33,2%. Professor Jonatas (PSOL) vem em terceiro com 5,1% e Joilson (PTB) aparece em quarto lugar com 3,2%. Branco/Nulo somam 7,6% e indecisos 7,2%. Nesse resultado Jones dispara na frente com 10,5% da intenção de voto, à frente do segundo colocado.

Estimulada confronto direto: Quando se enfrentam apenas dois candidatos, Jones William (PMDB) aparece na frente com 53,4%, contra 34,2% do vereador Jairo Holanda (PSDB), que é apoiado pelo prefeito Sancler Ferreira. Nesta amostragem Jones obtém uma diferença de 19,2% pontos percentual a frente do segundo colocado. Os votos nulos ou brancos somam 8,1%; enquanto os indecisos ficariam em 4,3%.

Rejeição: No quesito rejeição, Joilson (PTB) é o mais rejeitado, aparecendo com 32,3%. O segundo mais rejeitado é o vereador Jairo Holanda (PSDB) com 22,2%, candidato do atual prefeito de Tucuruí. 


Professor Jonatas (PSOL) é o terceiro mais rejeitado com 19,3%. Jones William (PMDB) é o que tem menor rejeição, aparecendo com 15,1% na opinião dos entrevistados.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.


terça-feira, 26 de julho de 2016

Ibope divulga nesta quinta-feira pesquisa eleitoral para prefeito de Tucuruí




Pesquisa Ibope será divulgada nesta quinta-feira (28), onde será apresentado o quadro da corrida eleitoral à Prefeitura de Tucuruí para as eleições de outubro vindouro.

A pesquisa de intenção de votos realizada pela empresa IBOPE – Inteligência, Pesquisa e Consultoria LTDA, foi registrada na Justiça Eleitoral, referente à pesquisa eleitoral das Eleições Municipais 2016, sob o número TRE/PA-00431/2016.


Convenções: A população de Tucuruí acompanha a mobilização para a realização das Convenções Municipais, os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções que definirão os candidatos à prefeitura. 

Já o prazo final para confirmar que o escolhido disputará efetivamente o cargo é o dia 20 de agosto.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Tucuruí: Desaquecimento da economia levam empresas a fecharem as portas





Mais uma loja fecha as portas no centro comercial da cidade

Rodolpho Hugles
De Tucuruí
Foto: Arquivos JT


Em função ao desaquecimento da economia local, e em função a falta de circulação do dinheiro no comércio da cidade, mais uma loja, desta vez do comércio de calçados, decidiu, para estancar os prejuízos, demitir funcionários e fechar as portas.
Transferindo suas atividades para sua loja na cidade vizinha de Breu Branco, segundo informações do proprietário, como sua loja em Breu Branco funciona em prédio próprio, decidiu fechar as portas em Tucuruí e fugir das dividas com aluguel.

A exemplo de muitas outras empresas de grande poder aquisitivo que fecharam as portas em Tucuruí, nos últimos 7 anos, como exemplo: Supermercado Alvorada, Casa do Camponês, , Comercial ALPA, Casa Goiás, além de diversas outras de pequeno porte, além do posto de combustível Cidade Luz, que tinha ganho a licitação para o fornecimento de combustível para a Prefeitura de Tucuruí, o órgão de maior arrecadação na cidade, que ultrapassa mensalmente a cifra de R$ 20 milhões em arrecadação, mas mesmo fornecendo o que estava dentro do contrato, a administração municipal não realizou os pagamentos do fornecimento de gasolina e outros produtos, obrigando o proprietário do posto Cidade Luz a suspender suas atividades na cidade, fechando as postas e realizando a demissão de seus colaboradores.

A população não consegue compreender os motivos que levam um governo, deixar de repassar os valores devidos pelo fornecimento de matérias contratados pela municipalidade, haja vista, tudo esta orçado e garantindo dentro do cronograma de receitas e despesas da prefeitura.

Uma das prefeituras interioranas que se destaca como a 4ª maior em arrecadação do estado do Pará, e mesmo assim, tende a disseminar dentro de sua área de atuação os calotes, e causando prejuízos irreparáveis as empresas que executam contratos com a municipalidade.

São atitudes como estas que desaquecem a economia e causam o estancamento de investimentos, proliferando que os empresários repensem suas atividades na cidade e comecem a transferir suas lojas e empresas para outras regiões que, mesmo com a crise que assola a nação, estão possibilitando maior circulação dos recursos municipais, e investindo no crescimento da cidade, pelos menos adquirindo os produtos locais, e pagando em dias os seus fornecedores.

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...