terça-feira, 31 de maio de 2016

Rabetas: Projeto Piloto da UFPA leva apoio aos ribeirinhos do lago de Tucuruí com manutenção preventiva no próximo dia 11 de junho






Rabetas: Projeto Piloto da UFPA leva apoio aos ribeirinhos do lago de Tucuruí com manutenção preventiva




WELLINGTON HUGLES

De Tucuruí

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Pará - UFPA - Campus Tucuruí, através da Faculdade de Engenharia Mecânica, coordenada pelo professor Bruno Wallacy juntamente com os alunos do Laboratório de Motores coordenados pelo professor Ronaldo Moura, realizará no próximo dia 11 de junho (sábado), as margens do lago da UHE Tucuruí, na Vila do KM 11, uma ação que terá como meta levar ao conhecimento dos ribeirinhos moradores do entorno do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, proprietários de embarcações com motores rabeta, a realização do Projeto Piloto que visa realizar “técnicas de manutenção e segurança de motores rabeta a população ribeirinha do entorno do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí”.


Este projeto piloto foi aprovado pelo Colegiado e Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, para ser desenvolvido em 2016, com isso, levando uma interação da universidade com a comunidade ribeirinha, garantindo assim uma maior responsabilidade social.

O projeto está sendo coordenado pelo professor Bruno Wallacy diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, e conta com o apoio dos estudantes do Curso de Motores coordenados pelo professor Ronaldo Moura.


A meta desta ação que será realizada pelos estudantes de Engenharia Mecânica no próximo sábado dia 11 de junho, as margens do lago de Tucuruí, na Vila do KM 11, a priori será a manutenção preventiva dos motores das embarcações que navegam a montante da Hidrelétrica de Tucuruí na região do grande lago, onde serão oferecidos os serviços gratuitos de verificação de velas e carburadores, além da troca de óleo.


Garantindo ainda a orientação aos pilotos das embarcações dos possíveis problemas que possam ocorrer com os motores de rabeta, e assim, dentro da realidade de cada caso, observado, se houver a necessidade e a disponibilidades da cautela, os motores poderão ser levados ao laboratório de mecânica no Campus da UFPA de Tucuruí, localizado na Vila Permanente, para análise e dentro do diagnóstico serem realizados os reparos.

Este projeto vem atender a uma demanda crescente dos ribeirinhos carentes que encontram dificuldades de realizarem estas pequenas correções nos seus motores rabeta.


Dentro do projeto, ainda será contemplada visitas nas comunidades do entorno do lago para definir outras ações, bem como será programada a realização de palestras e workshop sobre noções de manutenção de motores de rabeta.


Uma iniciativa louvável da UFPA, através da Faculdade de Engenharia Mecânica e o Laboratório de Motores, que vem atende aos ribeirinhos carentes com um serviço de grande valia, que vai diminuir acentuadamente os inúmeros problemas com as embarcações, que sem manutenção preventiva passam por riscos durante a navegação nas águas do lago formado a montante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.


Não percam neste sábado dia 11, no horário das 8 h as 13 h, os estudantes da UFPA estarão nas margens do lago da UHE Tucuruí, na Vila do KM 11, para atender a demanda dos ribeirinhos carentes que necessitam de manutenção preventiva em seus motores.


Para maiores informações ou agendamento nestes serviços, entrar em contato através dos fones: (91) 98190-3183 ou (91) 99379-6477 falar com Railan Lopes, (91) 98241-4842 falar com Iury Barile, (91) 98236-5152 falar com o professor Bruno Wallacy ou (91) 99123-4764 falar com Wagner Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...