segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

“Minhocão” arrastou mais de 10 mil foliões pelas ruas de Tucuruí






“Minhocão” arrastou mais de 10 mil foliões pelas ruas de Tucuruí
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Divulgação

A primeira domingueira de 2016 foi de muita folia nas ruas da cidade de Tucuruí, sudeste do estado, o tradicional bloco “Minhocão” organizado pelos feirantes do mercado e feira municipal, arrastou cerca de 10 mil brincantes que pintados e fantasiados, cantavam marchinhas carnavalescas, em um percurso pela orla e ruas da cidade até o seu apogeu nas escadarias da Rua Santo Antônio, palco oficial de eventos de Tucuruí.

Dentro da programação que iniciou neste domingo (10), e se estenderá até o dia 5 de fevereiro, diversas bandas locais agitarão os brincantes nas tradicionais domingueiras do bloco popular “Minhocão”.

A primeira saída do bloco “Minhocão” abriu oficialmente o carnaval de Tucuruí, a Banda Caferana Harmonia agitou através do trio elétrico Pressão os milhares de brincantes de Tucuruí e de diversas cidades vizinhas, que aproveitaram para renovar a comemoração do ano novo de 2016, com muita alegria e descontração, no final houve a apresentação do cantor Igor Nemo e Banda em um palco armado nas escadarias, à folia rompeu a madrugada.

Historicamente o município da energia, Tucuruí, se desponta com a realização do maior carnaval fora de época, com 30 dias de antecedência ao carnaval oficial. 

Os organizadores do bloco “Minhocão” formando pelos feirantes do mercado e feira municipal, ornamentam anualmente, o seu mascote, a figura de um Minhocão de aproximadamente 3 metros de comprimento, e fazem o aquecimento durante a manhã dos domingos de vendas na avenida principal do mercado, exatamente após o horário comercial, inicia a festa popular, e as 16 h os foliões saem pelas ruas da cidade, “nada é exigido para entrar na folia, apenas o sorriso no rosto e a vontade de curtir o maior bloco popular do estado”, comemora a presidente do “Minhocão” a feirante Astrogilda Carvalho, 62 anos.

Segurança – Uma equipe formada por 100 seguranças particulares deram apoio à equipe de 35 Policiais Militares destacados pelo 15° BPM, através do CPR IV, para a realização do trabalho ostensivo. Houve ainda o auxilio de 15 agentes do Grupo de Apoio à Segurança Pública do município (Gamasp) e a participação da equipe da Polícia Civil, visando à garantia de segurança aos foliões. 

Outros órgãos municipais também deram total apoio, como a Companhia de Trânsito de Tucuruí (CTTUC) que organizou todo o percurso dos foliões pelas ruas da cidade e a equipe do Samu 192 que estava a postos para qualquer necessidade. 

Segundo Charles Mousinho (Charão), diretor da CTTUC, “este trabalho de vital importância na organização do trânsito, para a garantia do acesso dos brincantes e a continuidade do fluxo de veículos nas ruas envolta ao evento, será contínuo, durante todo o período pré-carnaval, e acentuado com campanhas educativas e preventivas na semana do carnaval”, enfatizou Charão.

Programação - Durante todos os domingos que antecedem o carnaval de fevereiro, o bloco “Minhocão” fará sua concentração em frente à Feira Municipal, com saída prevista as 16 h pelas ruas de Tucuruí até as escadarias da Rua Santo Antônio, sendo puxado por Trio Elétrico animado por atrações locais. 

O bloco popular “Minhocão” também terá participação na programação oficial do Carnaval de Blocos de 2016, organizado pela Liga de Blocos de Tucuruí - Liblotuc, que ocorrerá no período de 5 a 9 de fevereiro. Logo na primeira noite (5/02), ocorrerá o primeiro esquenta com atrações locais. Ainda dentro da programação ofertada pela Liblotuc, estará previsto a apresentação de atrações nacionais como: Fabrícia Show (6), Neto Gasparzinho (7), Tom de Alerta (8) e Simone e Simaria, as “Coleguinhas Elétricas” fecham com chave-de-ouro o carnaval de Tucuruí no dia 9 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...