terça-feira, 19 de maio de 2015

Inadimplência: Tucuruí na “lista negra” do MEC, impedida de receber recursos federais


Prefeito Sancler Ferreira: inadimplência causa impedimentos 
de recebimentos de verbas federais

Tucuruí e mais 84 municípios não prestaram contas de verbas do MEC

Apenas 40,97% das prefeituras do Estado do Pará informaram ao governo federal o destino dado ao dinheiro repassado para investimentos na educação, em 2014.

O prazo final estipulado pelo Ministério da Educação terminou em 30 de abril. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 59 administrações municipais paraenses, com população total de 3.454.463 pessoas, prestaram contas até as 16h20 do último dia 3 de maio.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os que não cumpriram o prazo estão registrados como inadimplentes no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias e ficarão impedidos de celebrar convênios e termos de cooperação com o governo federal.

Estão nessa condição Tucuruí, no sudeste do Pará e outros 85 municípios.

Pela Constituição, os entes federativos devem investir no mínimo 25% do que arrecadam em educação. Se o Estado ou município não investir esse mínimo em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de contas Estaduais e ao Ministério Público informando do não cumprimento da norma.

A situação de Tucuruí e alarmante, onde o prefeito Sancler Ferreira não prestou contas dos valores recebidos, e com isso, o município esta sacrificado pela inoperância administrativa, ficando impedido de receber os recursos federais, ficando suspensos todos os convênios e obras em andamento com recursos do Governo Federal.


Além de Tucuruí estão na mesma situação os munícios de: Abaetetuba, Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Almeirim, Anajás, Ananindeua, Baião, Bannach, Benevides, Brasil Novo, Breu Branco, Cachoeira do Arari, Cametá, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Colares, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Faro, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Igarapé-Açu, Itaituba, Itupiranga, Juruti, Marapanim, Nova Ipixiuna, Óbidos, Oriximiná, Ourém, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Paragominas, Peixe-Boi, Piçarra, Placas, Portel, Prainha, Rurópolis, Santa Izabel do Pará, Santa Luzia do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, São Francisco do Pará, São Geraldo do Araguaia, São Miguel do Guamá, Sapucaia, Senador José Porfírio, Soure, Terra Santa, Trairão, Ulianópolis, Uruará e Xinguara já cadastraram as informações no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...