quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Professor Rusevelt Silva Santos comemora níver com o coroamento de seu livro e trabalhos

Professor Rusevelt Silva Santos comemora níver com o coroamento de seu livro e trabalhos com seus alunos

O professor Rusevelt Silva Santos, poeta, escritor, contista, romancista e cronista, começou sua vida muito cedo nos estudos e na formatação de seus conhecimentos culturais e escritura de textos, aos 18 anos Rusevelt foi selecionado com “Menção Honrosa”, no Concurso Nacional de Poesias da Revista Brasília.

Ainda no Ensino Médio, participou e ganhou vários concursos de poesias, contos realizados em Tucuruí, despontando-se como um excelente escritor.

Por mais de 4 anos publicou artigos e editoriais como colaborador do extinto Jornal “Agora Tocantins”, de publicação quinzenal. 
 
No ano de 2010, foi aprovado para participar do Projeto “24 Horas” de Teatro, da Faces (Federação Estadual de Artes Cênicas). Evento realizado no Teatro da Paz, em Belém. Na ocasião o aluno Kevin, se destaca como Ator Revelação com 11 anos de idade.

Em 2013 o professor Rusevelt, avançou com sua equipe de estudantes e recebeu a premiação da Academia Paraense de Letras, no Campeonato Paraense de Redação, através de sua coordenação e orientação, sendo premiados os alunos: Kleyverson Nunes - Medalha de Bronze; Rafaela Pessoa de Araújo – Medalha de Prata; Sávia Maria Costa Pereira – Medalha de ouro.

Ainda em 2013, através de orientação de Rusevelt, os alunos da rede municipal de Tucuruí, obtiveram aprovação para participação na Feira de Ciências “O Tempo na Vida”, que ocorreu na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP – no período de 18 e 19 de abril de 2013, sendo apresentados os seguintes trabalhos: Investigação do Padrão de Sono de Policiais Militares no 13º BPM de Tucuruí -PA (aluno João Paulo da Silva Sarmanho) 7º ano,  O Sono de Índios da Tribo Assuriní: modificação ao longo dos anos e o conhecimento sobre plantas medicinais (aluna Irlana Gonçalves Pinheiro) 9º ano.

Em 2014 o professor Rusevelt Silva Santos teve seu texto: “Espelho D’água Herança na Quebra de Maldição”, selecionado para ser publicado pela 3ª adição da FACES (Federação Estadual de Artes Cênicas). Sendo este o maior presente na data de seu natalício, que ocorre nesta quinta-feira (16).

Ainda neste período, o aniversariante Rusevelt, estará apresentando dois trabalhos na Bienal de Arte e Cultura da UFPA, que são: “Felipa Aranha de Escrava a Guerreira na Amazônia” e “Contos Amazônicos Histórias Contadas pelo Nosso Povo”.

Rusevelt encera o ano com a produção cinematográfica de um filme de curta-metragem, com o título “Apolo o menino peixe”, com 17 minutos de gravação.

Na mesma oportunidade, o professor também estará apresentado um poema de sua autoria, intitulado: “A arte de escrever”, que foi aprovado também para se publicado em uma obra que vai narrar sobre todos os tipos de violência, com a previsão de publicação através da UFPA.

Rusevelt comemora duplamente seu aniversário e ter sido classificado em 1º colocado no Concurso Cultural de Poesia do XXII Festival do Tucunaré em Tucuruí, com o poema: “Guerreiros Quilombolas”.

No próximo dia 29 de novembro, o poeta, escritor, contista, romancista, cineasta e cronista Rusevelt Silva Santos, vai receber a homenagem do “Instituto Alvorecer” – Solidariedade que Transforma, em função ao trabalho desenvolvido em pesquisa e proteção à cultura dos povos Afros-Descendentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...