terça-feira, 22 de julho de 2014

Novo Repartimento: Após 3 anos em obras, governo entrega quartel da PM e Pro Paz



 









WELLINGTON HUGLES
De Novo Repartimento
Foto: Divulgação

Foi entregue na manhã desta segunda-feira (21), após três anos do início das obras para as instalações da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Unidade Integrada do Pro Paz (UIPP) do município de Novo Repartimento, a solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, acompanhado por autoridades da área de segurança e da prefeita Valmira Alves.

Depois de três cancelamentos da solenidade de inauguração nos últimos meses, desta vez, a faixa foi definitivamente descerrada, mesmo sem a presença do governador do estado.

As obras que custaram aos cofres do estado quase R$ 2 milhões, foram iniciadas em 2010, e passado três anos em obras, foram oficialmente entregues, em uma pequena reunião com os dirigentes dos setores de segurança, inclusive, o quartel da PM, já estava em atividade mesmo antes de sua inauguração.

De acordo com o comandante da CIPM, capitão PM Juniel Maciel, a construção de um espaço próprio para o batalhão era um desejo antigo dos policiais militares de Novo Repartimento e da própria população, hoje ultrapassando o total de 67 mil habitantes, segundo fontes da prefeitura municipal.

O policial explicou que a estrutura – composta, entre outros espaços, por recepção, sala administrativa, sala do comando, alojamentos, cozinha e áreas de convivência – foram acompanhadas por uma série de investimentos que atendem a realidade da segurança pública na região.

“Entre 2013 e 2014, foi analisada uma redução de 42% nos índices de criminalidade, apenas em Novo Repartimento, o que, para nós, é fruto do trabalho dos militares, também, de um ação integrada com outros organismos, como a Polícia Civil, o Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Pará), Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Prefeitura”, destacou o capitão.

Hoje, a 23ª CIPM, que responde pelos municípios de Novo Repartimento e Pacajá, conta com um efetivo de mais de 100 homens, além de veículo e moto.

UIPP – Ainda em Novo Repartimento, as autoridades da Segurança Pública do Estado seguiram para a sede da nova Unidade Integrada do Pro Paz (UIPP), também com as obras iniciadas em 2010, e finalizada a “toque de caixa”, apenas há cerca de 15 dias, sendo este o fato das inúmeras suspensões da vinda do governador para as inaugurações das obras em Novo Repartimento.

No local, das instalações da UIPP, inclui salas de escrivães, investigadores, monitoramento, comando, alojamentos, reconhecimento de suspeitos, entre outras, mas para o acolhimento as mulheres vítimas de agressões de seus companheiros, em cumprimento a lei Maria da Penha, ainda é inexistente o espaço.

O delegado geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino, ressaltou a importância do trabalho policial para garantir a paz social e de valorizar não apenas a infraestrutura como também os servidores da área. “Hoje, Novo Repartimento está recebendo um novo delegado, aprovado no último concurso público da Polícia Civil”, anunciou.

O novo delegado que está assumindo a UIPP de Novo Repartimento é o belenense Alenson Lameira, de 29 anos. Ele morava em Macapá, no Amapá, e voltou para o Estado para prestar o último concurso da Polícia Civil. “Eu já atuava na área de segurança pública e estou muito feliz em poder assumir esse novo compromisso profissional”, contou.

O secretário Luiz Fernandes disse que, além dos serviços integrados que já estão previstos para funcionar na UIPP de Novo Repartimento, como Polícia Militar, Polícia Civil e Pro Paz, em breve, o município vai ganhar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que também funcionará no prédio da UIPP.

“Todas as unidades que estão sendo construídas pelo Estado têm recebido o mesmo padrão, pois o objetivo é trabalhar com o mesmo conceito, de integração. Queremos que essas unidades sejam um ponto de referência para o cidadão, onde ele possa buscar um atendimento que vai além da questão policial”, resumiu.

A prefeita Valmira Alves, participou do descerramento da faixa inaugural, afirmando que, “nosso trabalho esta voltado em atender, com qualidade nossa população, nossa meta principal de governo e a garantia de maior segurança, que desde o primeiro dia em que assumiu a prefeitura iniciou estas parcerias com a municipalidade, inclusive, estamos dando uma atenção especial para a manutenção de inúmeros convênios, assegurando maior tranquilidade aos moradores tanto da cidade como da zona rural”.


A prefeita Valmira Alves, comemorou as novas instalações em Novo Repartimento, e assegurou que, “a diminuição em quase 50% dos índices de criminalidade na cidade e uma prova da ação conjunta dos órgãos de segurança com a prefeitura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...