quinta-feira, 24 de abril de 2014

Superintendente e diretoria do IPASET são denunciados no MP



O  chefe de gabinete do prefeito Sancler Ferreira acumulando ainda a Superintendência do IPASET


WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

O membro do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Tucuruí (IPASET), o professor José Junatas da Costa, realizou denúncia formal junto ao Ministério Público Estadual – Promotoria de Tucuruí, de várias ilegalidades que estão sendo praticado pelo atual Superintendente do IPASET, Ronaldo Lessa Voloski, de comum acordo com os demais membros da diretoria.

Na denuncia, o professor e conselheiro do IPASET, consolidou documentalmente os fatos irregulares na gestão do órgão, sendo que existem ainda inúmeros outros indícios que levam a as demais ilegalidades administrativas no IPASET, que vem sendo praticadas pela diretoria do instituto desde a sua criação.

Estas práticas que estão sendo tomadas, segundo o conselheiro, não só têm causado irreparáveis prejuízos aos cofres públicos e a toda a população do município, mas também contribui para o desgaste da imagem das instituições e o descrédito do povo de Tucuruí para com a Lei e a Justiça.         
                      
Segundo o professor Junatas da Costa, as irregularidades são escancaradas, que vão do acúmulo de função dos membros da diretoria, que também assumem cargos na chefia do governo municipal e também recebem como membros da direção do IPASET, sendo solicitado pelo conselheiro aos Promotores de Justiça de Tucuruí a exoneração dos dirigentes do IPASET de uma das funções cumulativas e a devolução de todos os valores recebidos irregularmente.
Outro fato inusitado foi à aprovação do aumento dos seus próprios salários como diretores do IPASET, em uma alíquota de até 147,83%, sendo uma afronta a Constituição da República e as Leis Trabalhistas.

Também foi denunciada pelo conselheiro, a criação de mais três cargos de médicos legistas, para atender no IPASET, mas ninguém esclarece se os profissionais serão cedidos ou remunerados pelos cofres do Instituto, e quem estes profissionais irão atender se não há uma demanda tão grande de beneficiários que farão os pedidos de aposentadoria.

O conselheiro afirma que mesmo com relatório e o parecer contrário pelo Conselho Fiscal do IPASET, da prestação de contas do exercício de 2013 de gestão do IPASET, que verificou um déficit técnico financeiro, onde ficou comprovado, que a Prefeitura Municipal de Tucuruí, não estaria repassando aos cofres do IPASET os valores referentes aos descontos realizados pela Secretaria de Administração nos contra cheques dos servidores da parte funcional, e mesmo com as irregularidades comprovadas, a diretoria reuniu e decidiu pela aprovação das contas de 2013 se nenhuma restrição.


Junatas Costa disse ainda que o nepotismo direto e cruzado “corre solto” dentro o do órgão e por estes motivos elencados, procurou o MP para que tomem medidas que venham a solucionar os desmandos na gestão do IPASET.

A reportagem entrou em contato com a diretoria do IPASET, mas foi informado que até o momento não houve nenhum comunicado oficial do MP com referência aos fatos supostamente denunciados pelo Conselheiro.

2 comentários:

  1. Com o Ademildo no financeiro vcs queriam ok, todos sabem, que por onde ele passa o furo é grande, não sei o que o prefeito tem com esse senhor, pra contin uar com ele em sua administraão, Tucurui tem tanta gente honesta, mas o Ademildo niguém merece.

    ResponderExcluir
  2. justiça tem que tomar providencias serias pois eses caras fazem o que bem entendem e nao acontece nada uma vergonha estao roubando os funcionarios publicos

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...