segunda-feira, 7 de abril de 2014

13º BPM: PMs de Tucuruí ficarão aquartelados até o governo atender a pauta da categoria















WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto Wellington Hugles

Desde as 8 h da manhã desta segunda-feira (7), os PMs praças do 13º Batalhão de Polícia Militar de Tucuruí, durante o momento da troca de turno, resolveram aquartelar-se e trancaram com cadeados o portão principal de saída de veículos do quartel, para evitar a saída das viaturas de policiamento.

Clima de tensão - Foram momentos de muita tensão, onde na ausência há dias do comandante da 13º BPM de Tucuruí, o Coronel Barata Comandante da IV Regional foi acionado e tomou a frente da negociação para evitar que a população sofresse com a falta do policiamento preventivo nas ruas da cidade.

Mais de 200 praças entre sargentos, cabos e soldados, ficaram bloqueando durante toda a manhã o portão principal de acesso ao quartel da PM de Tucuruí. Barata ainda tentou sensibilizar os praças dos riscos que os militares de serviço estão correndo pela desobediência do cumprimento da escala de serviço, por volta das 11 h da manhã, através da intermediação do vereador e advogado da categoria Cleuton Marques, uma proposta de consenso foi apresentada ao comandante Barata, onde os PMs que estão de folga e aquartelados dando sustentação e apoio moral aos militares que iniciaram a paralisação no 6º BPM de Ananindeua, decidiram ceder, e liberar a metade da frota de veículos que realizam as rondas na cidade, das quatro viaturas que encontravam-se no pátio, duas foram liberadas para os serviços de policiamento preventivo, além da viatura do oficial rondante e uma do grupo tático.

A todo o momento os militares recebem informações da Associação dos Cabos e Soldados da PM e dos Bombeiros Militar, de todos os passos e avanços das negociações na capital.

O comandante da CPR IV Coronel Barata, esclareceu a imprensa que a situação que esta ocorrendo em seu comando e atípica, mas, nos quase 30 anos de atuação como PM, já passou por muitas crises, e entende que os praças estão em busca do que eles entender ser seus direitos, “sabemos que os nossos direitos encerram-se quando inicia-se os dos outros, sabendo dos últimos acontecimentos que dois militares da PM sofreram investidas contra as suas vidas, temos que resguardar nossas integridades e de toda a população de nossa cidade e do estado”. Temos a orientação que qualquer impedimento que venha a trazer problemas no cumprimento de nossa constituição estadual e nacional, temos a obrigação de nos reportar ao comando superior e através da determinação de nosso comandante-em-chefe, tomaremos as medidas legais.

Unidade - Os militares receberam durante todo o dia o apoio dos familiares, que estão em companhia à tropa dentro do 13º BPM em vigília, aguardando a decisão do governo do Pará, acenando com a ampliação do reajuste de 110 % pagos aos oficias, que seja estendida a toda a categoria.

Carreata - Na manhã desta terça-feira (8), os militares aquartelados farão uma grande carreata pelas ruas da cidade até o prédio da Câmara de Vereadores, onde durante a sessão parlamentar irão cobrar o posicionamento político administrativo dos vereadores em favor da luta pela isonomia salarial dos PMs que atuam na cidade de Tucuruí.

A terça-feira promete uma grande movimentação na Praça Jarbas Passarinho que fica em frente ao prédio do Poder Legislativo, durante a manifestação será também realizado um ato público de desagravo a atitude reacionária e antidemocrática do governo Simão Jatene, e mantido o apoio a luta dos praças da capital, será deflagrada ainda uma campanha para sensibilizar e conscientizar a sociedade civil das perdas que os PMs estão sofrendo com estas medidas do governo.

O vereador Cleuton Marques que advoga para a categoria e vem atuando com interlocutor da categoria durante as negociações com o comando, para evitar retaliações contra os militares, esclareceu que, “esta medida separatista imposta pelo governador, criou uma barreira entre oficiais e praças, e o que é pior, quem vai às ruas no dia-a-dia são os praças, com isso, ficando desmotivados pela falta de reconhecimento e de um salário digno, colocando suas vidas em riscos, para defender a população que diariamente estão a mercê da própria sorte nas mãos dos mal feitores, que em função do colapso de desemprego que assola a cidade, procuram os meios escusos para tentarem também sobreviver, mas em detrimento do trabalhador”.

GTO - O comando do 13º BPM de Tucuruí já acionou o Grupo Tático e colocou de sobre aviso para atuarem a qualquer momento durante as possíveis manifestações de insatisfações dos PMs de Tucuruí.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...