terça-feira, 11 de março de 2014

Ponte do Mojuzinho liberada sem “pompa”, após desvio ser engolido pelas águas do rio Moju






WELLINGTON HUGLES
De Breu Branco
Foto: Wellington Hugles

Passado mais de dois anos do início das obras de recuperação da Ponte do rio Mojuzinho, no município de Breu Branco, que interliga pela PA 263 a região dos municípios do entorno do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí ao município de Goianésia do Pará e de lá a capital do estado.

Foram gastos valores astronômicas e diversas renovações de contratos, haja vista, mais de duas empresas terem desistido da obra, por força dos atrasos de pagamentos por parte do governo do estado.

A ponte com uma extensão total de 161,15 metros com uma altura de 8,60 metros foi licitada em novembro de 2011, e as obras iniciadas em janeiro de 2012, apenas para recuperação foi necessário mais de dois anos para sua conclusão.

Durante este período um desviou foi construído ao lado da obra da ponte, que nos últimos dois anos, quase foram engolidos pela força das águas do rio Moju, no período invernoso. Mesmo com o perigo eminente da ponte do desvio, o governo do estado não autorizou a liberação da nova estrutura da ponte que já tinha sido finalizada a sua recuperação, esperando uma oportunidade para sua inauguração pelo governador com “pompa”, mas infelizmente o plano de promoção foi interrompido pelas fortes chuvas e o nível das águas do rio Moju que subiram aceleradamente, engolindo a antiga ponte do desviou, e só devido ao sumiço da antiga ponte, foi que o governo optou pela liberação da ponte do Mojuzinho para ao tráfego de veículos, sem a entrega festiva.

A ponte, com mais de 161 metros de extensão, foi construída na gestão do ex-governador Jader Barbalho, quando em sua viagem aos Estados Unidos, trouce centenas de estruturas de pontes de ferro, que foi aproveitada na construção de diversas pontes em todo o estado, beneficiou a Ponte do Rio Mojuzinho, que suportou os milhares de toneladas de matérias que trafegaram no período de construção da Usina e Eclusas do rio Tocantins, em Tucuruí.

E com o passar do tempo, o tabuleiro da ponte que eram de placas de ferro, foram soltando em função da deterioração do tempo, caindo no fundo do rio, deixando enormes buracos que ocasionaram centenas de acidentes de veículos, inclusive com dezenas de vítimas fatais, sendo estes os motivos que os prefeitos da região se uniram com as entidades de classes e exigiram a recuperação da ponte.

Perigo – Os motoristas que utilizam a nova ponte, na localidade da Vila Mojuzinho, denunciam um grupo de assaltantes, que diuturnamente, ficam aguardando próximo a cabeceira da ponte, os veículos para surpreender os motoristas, assaltando e roubando os seus pertences.

Segundo informações prestadas por Vanessa Lima, na manhã desta terça-feira (11), ela com seus familiares estavam em viagem para Belém, e quase foram assaltados, quando no momento da passagem pela ponte, foram recepcionados por dois elementos em uma motocicleta que apontaram um revólver, e pediram para que eles parassem, a reação do condutor do carro foi de acelerar para saírem do perigo, graças ao veículo ser novo e potente conseguiram se livrar da perseguição dos meliantes.

Os moradores denunciam que esta ação está amedrontando os moradores e os condutores que sempre faziam parada para lanchar no local.


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