sábado, 4 de janeiro de 2014

Tucuruí: Trabalhadores do CCBM sem transportes para retornar a Altamira







WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Cerca de 400 trabalhadores do Consorcio Construtor Belo Monte (CCBM), que estavam de recesso de 10 dias, em função ao período de Natal e fim de ano, estão passando as maiores precariedades nas ruas de Tucuruí.

Segundo os operários, a empresa trouxe de Altamira todos os funcionários para seus locais de origem, orientando o retorno e os pontos de saída do ônibus nesta data, ocorre que os funcionários que foram para Belém, Castanhal, Barcarena, Moju, Ananindeua e diversas outras partes dos municípios da região, ao retornarem nos ônibus locados pelo CCBM para Tucuruí onde deveriam passar para outros ônibus, que deveria seguir viagem no horário do meio dia deste sábado (4) para Altamira, estão a mais de 12 horas aguardando o transporte inexistente e estavam sem nenhuma posição oficial da direção do CCBM.

E para piorar, dos diversos trabalhadores que estão nesta precariedade, apenas uma minoria recebe seus vencimentos em contas correntes, recebendo através dos caixas eletrônicos, com isso, conseguiram em função ao cansaço e para não ficarem nas calçadas das ruas e ao redor da estação rodoviário de Tucuruí, se hospedar nas pensões e hotéis, mas a grande maioria que recebe nos envelopes, através do guichê de pagamentos da empresa no canteiro de obras, estão passando as maiores precariedades, sem poderem se alimentar, tomar banho e descansar.

Reportagem - Após ser acionada a equipe do Jornal de Tucuruí – JT On line, o jornalista Wellington Hugles esteve no local e sensível à situação, acionou um dos gerentes da empresa em Altamira, sendo orientado que um representante da Cooperativa de Motoristas de Vans de Tucuruí, que foi contratada para executar o transporte dos empregados, iria ao local para equacionar o problema, após alguns minutos o Sr. Valdemar esteve com o jornalista e os trabalhadores que já estavam desesperados e querendo radicalizar pela falta de atenção do empregador, sendo orientados que até as 2 h da madrugada deste domingo (5), 15 ônibus estarão saindo de Tucuruí levando os trabalhadores para Altamira.

Segundo Valdemar, infelizmente, “temos poucos veículos autorizados para realizar estes fretes de grande distancia, uma força tarefa com diversos veículos estão se desdobrando para levar cerca de 1.500 trabalhadores que estão voltando do recesso da obra”.


SINTRAPAV - Segundo denúncias dos trabalhadores, após o estado de desespero pela falta de transporte, dezenas de associados do Sintrapav, entidade que arrecada por mês R$ 30,00 de cada um dos 10 mil trabalhadores da obra de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, estiveram na matriz do Sintrapav na Vila Permanente e em uma filial no centro de Tucuruí, e nos dois locais, foram orientados que nada o Sindicato poderiam fazer para os seus sócios que estão passando estas dificuldades, e que só poderiam atender os trabalhadores após o dia 20 de janeiro. Revoltados, os trabalhadores queriam radicalizar e invadir o prédio do sindicato, sendo ameaçados de serem coibidos através de força policial.

2 comentários:

  1. isso e uma vergonha pra essa enpresa .

    ResponderExcluir
  2. a justiça deveria investigar esses caras ai desse tal sindicato só maracutaia e desvio de verbas dos trabalhadores uma vergonha

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...