segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Carnaval 2014: Bloco Minhocão arrasta mais de 10 mil foliões pelas ruas de Tucuruí


WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Divulgação

No primeiro domingo do ano, o tradicional e irreverente bloco popular Minhocão saiu às ruas da cidade de Tucuruí, no sudeste do Pará, puxando mais de 10 mil foliões que extravasaram alegria e humor com vestimentas populares.

O minhocão é considerado um dos maiores “blocos de sujo” do estado, não podendo deixar de ter homens vestidos de mulheres e vice-e-versa, a folia teve início as 16 h e finalizou nas escadarias as 20:30 h, em função a determinação da Prefeitura de Tucuruí.

Mesmo sendo um bloco popular, o Minhocão tem sua organização através dos feirantes do Mercado e Feira Municipal, que aos domingos se concentram na Rua Santo Antônio (em frente a mercado), e de lá, por volta das 17 h, saem pelas ruas da cidade, levando muita alegria, trigo, confetes e serpentinas.

Neste primeiro domingo do ano, um carro som de pequeno porte fez a locução sonora e a frente um Minhocão atração do bloco de cerca de 5 metros, a população de diversos bairros durante toda a tarde desceram para o mercado, o bloco consegui reunir de empresários a pessoais mais humildes da cidade, sendo considerado o bloco mais popular do estado.

O percurso foi mínimo neste primeiro grito de Carnaval de 2014 dos foliões do Bloco Minhocão, mas prometem a cada domingo se reunir em maior número e ampliar o percurso.

Segundo a feirante Astrogilda Carvalho que responde pela coordenação do bloco, “este ano iniciamos a festa do Minhocão mais cedo, antecipamos ao primeiro domingo do ano, pois a população estava ansiosa pelo Minhocão, que antes, era apenas uma brincadeira dos feirantes e hoje se transformou na sensação de Tucuruí e região”, para brincar no bloco basta estar de bem com a vida e pronto pra folia.

Nesta primeira festa popular do Minhocão a Polícia Militar esteve presente garantindo a segurança dos brincantes, e calculou a presença de cerca de 10 mil foliões, mas infelizmente foi forçada a solicitar da coordenação do Minhocão que com a chegada do bloco nas Escadarias da Santo Antônio, fosse finalizada a brincadeira em função a determinação da Prefeitura de Tucuruí que proíbe a realização de eventos não programados após as 20 h.

Segundo os brincantes, e difícil termos uma festa popular de tão grande movimentação popular, e quando temos esta oportunidade somos coibidos de estarmos socialmente reunidos.

Se não havia a possibilidade do Bloco Minhocão ficar nas escadarias após as 20 h, era só ter comunicado à coordenação que o bloco não sairia da concentração.

O que não dar para entender, se havia um horário máximo para a brincadeira do bloco Minhocão, por que a prefeitura colocou dezenas de banheiros químicos no local, que nem chegaram a ser usados.



Um comentário:

  1. indivíduos que não tem mais o que fazer! Que graça tem ir pra essa minhoca, !

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...