quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Operação "Ultimato": Presa quadrilha que assaltava bancos em Baião

Foto: Divulgação/Polícia Civil
 Os bandidos presos acima e os que morreram abaixo

 Material apreendido durante a operação policial 

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (4) a operação “Ultimato”, para desarticular uma organização criminosa responsável por roubos a bancos ocorridos em Baião, no nordeste do Pará, e no interior do Maranhão.

Quatro bandidos foram presos. Outros três morreram após reagir à prisão. Armas de fogo, veículos ilegais e material usado nos assaltos foram apreendidos.

A ação policial ocorreu de forma simultânea, nos estados do Pará, Maranhão e Goiás. A previsão é que os presos sejam transferidos para Belém ainda esta semana.

A operação foi deslanchada no início desta manhã. Em Marabá, sudeste do Pará, o líder da quadrilha, Francisco dos Santos Silva e dois integrantes do bando, Dionflay Pereira Costa e Geraldo Almeida de Siqueira, receberam os policiais civis a tiros, ao serem encontrados em uma casa na cidade. Dentro do imóvel, os policiais civis encontraram diversas armas de fogo, máscaras usadas em assaltos, luvas e telefones celulares.  

Em Imperatriz (MA), foram presos os irmãos Lairton José Pereira de Oliveira e Wilton Pereira de Oliveira, com os quais armas de fogo foram apreendidas. Outro irmão da dupla, Nailton Pereira de Oliveira, foi preso na cidade de Aparecida de Goiânia, interior de Goiás. Com ele, diversos objetos de procedência ilegal, um carro e uma moto foram apreendidos.

Em Xinguara, no sul do Pará, outro envolvido com a quadrilha, Rafael Garcia Parreira, também foi preso.

As investigações mostram que pelo menos, doze pessoas estão envolvidas com o bando. A quadrilha foi responsável pelo assalto à agência do Banco do Brasil de Baião, em 17 de outubro deste ano.

O bando é formado pelo mesmo núcleo de bandidos que em 2011, praticou dois assaltos em Baião, nos meses de fevereiro e setembro. Os bandidos atuam na modalidade de assalto a banco conhecida como “vapor” ou “novo cangaço”, em que assaltantes invadem a cidade e rendem clientes e funcionários, que são feitos reféns para evitar a reação policial.

As investigações sobre a quadrilha prosseguem para localizar e prender demais envolvidos, que ainda permanecem foragidos. Há suspeitas de que o mesmo grupo criminoso tenha cometido outros assaltos a bancos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

A quadrilha também é apontada como responsável pelo assalto registrado em 27 de novembro deste ano na agência do Bradesco em Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. Na ocasião, com uso de dinamite, o bando explodiu quatro caixas eletrônicos. Os criminosos estavam com armamento de grosso calibre de uso exclusivo das forças armadas.

A operação é resultado de dois meses de investigações, que envolveram policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos (DRRB), unidade vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), e do Núcleo de Inteligência Policial do Pará, em conjunto com a Secretaria Adjunta de Inteligência e Assuntos Estratégicos do Estado do Maranhão e Superintendência de Investigações Criminais do Maranhão.

O trabalho de investigação policial teve apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual, no município de Baião, responsáveis em expedir os mandados de prisões preventivas e temporárias, e os mandados de buscas domiciliares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...