sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Descaso: Tucuruí há uma semana sem teste rápido de HIV

Sede do CTA de Tucuruí

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Tucuruí, funciona nos horário da manhã e tarde, localizada na Travessa Paulo Ronaldo, 30 bairro Santa Isabel, em Tucuruí, sudeste paraense, está passando por grandes dificuldades para a realização de teste rápido de HIV, um avanço na medicina mundial, haja vista, a rapidez no resultado, que e de apenas 15 minutos, e que garante uma eficiência conclusiva de 99%.

Desde a última sexta-feira (22), o estoque de testes rápidos para identificar o vírus do HIV esgotou-se em Tucuruí, como o CTA atende a demanda de todo o município, inclusive, fornecendo também ao Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e Maternidade, a situação ficou desesperadora.

A preocupação dos administradores é em função, a grande clientela, que necessita de um exame rápido e com exatidão, que em muitas vezes são obrigatórias e necessárias em tratamentos médicos, exames para admissão de empregos, gestantes, parturientes, pacientes com sintomas da aids, populações vulneráveis, populações flutuantes, moradores de rua, dentre outros, sendo que estas demandas todas são encaminhadas ao CTA para realizarem o teste ou requisição do material.

Até o momento, nenhuma providência foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde, para tentar equacionar a falta, a uma semana do material necessário para a realização do teste rápido, que é de vital importância para a saúde dos munícipes.

Segundo informações prestadas pelos funcionários do CTA, ainda esta sendo realizada a coleta de sangue para os testes laboratoriais de HIV, onde as amostras são encaminhadas a capital, e após a conclusão dos exames, dependendo da demanda os resultados são enviados ao CTA de Tucuruí, normalmente estes resultados demoram de dois a três meses para a conclusão.

No Brasil, o diagnóstico laboratorial da infecção pelo HIV é regulamentado por meio da Portaria 151, de 14/10/09. Para o diagnóstico correto do HIV, deve-se considerar a fase da doença, dada sua grande capacidade de manifestar-se de diferentes formas em cada pessoa. Na fase aguda, apresentam-se as patologias virais. Na fase inicial da aids propriamente dita, deve ser analisado o quadro clínico do paciente e o órgão atingido, por exemplo, meningites bacterianas para afecções do Sistema Nervoso Central ou pneumonias para doenças do trato respiratório.

Teste Rápido - O Teste Rápido como Diagnóstico da Infecção pelo HIV, foi iniciado em 2006, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais vem implantando o teste rápido como diagnóstico da infecção pelo HIV no Brasil. Esta metodologia é utilizada no mundo inteiro e traz vantagens significativas quanto ao método laboratorial, pois são de simples realização, dispensando a atuação de profissionais especializados e de equipamentos de laboratório, permitindo o conhecimento imediato dos resultados e assistência imediata aos pacientes.

A utilização desta metodologia no Brasil está diretamente associada ao aumento do acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV, principalmente em segmentos populacionais prioritários, como: gestantes, parturientes, pacientes com sintomas da aids, populações vulneráveis, populações flutuantes, moradores de rua, dentre outros. Os testes rápidos HIV-1/2 são testes qualitativos, de alta especificidade e sensibilidade para a detecção de anticorpos específicos para o vírus da imunodeficiência humana dos tipos 1 e 2.

Os testes validados são realizados pelo Ministério da Saúde através dos Centros de Testagens e Aconselhamentos das cidades, responsáveis para a realização do diagnóstico da infecção pelo HIV através dos testes rápidos.

A equipe de reportagem tentou diversas vezes contatos com a Secretaria de Saúde para esclarecimentos, mas sem sucesso.



Um comentário:

  1. a saúde tá um descaso ,um caos desde que una mulekes foram colocados como chefes na secretaria Cristiano desrespeitada todo mundo toda população só trata bem seus parceiros que pagam comissão(propina) de 10% e vive viajando a lazer,jeferson(hacker) não faz nada a não ser viajar a lazer com o dinheiro do povo sua esposa que é auxiliar adm. em salario de mais de cinco mil reais inchado com horas extra,um tal junior medeiros tremendo muleke tem prejudicado paciente que fazem tratamento fora do municipio,pois não fornece passagem terrestre, muito menos aérea e ajuda e custo fazendo com que pacientes percam seus atendimentos inclusive pacientes de câncer, varias denuncias já foram feitas e nenhuma solução é dada, já tá na hora de cadeia pra essa quadrilha que se instalou na secretaria de saúde. porque eles batem no peito e dizem que de lá não saem e não tão nem aí pois o prefeito não será mais candidato a reeleição. nos ajudem prefeito tá na hora de uma mudança nessa secretaria ou eles irão acabar com a população e com o senhor. são todos assistentes adm e ganham salário de secretario.

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...