quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tucuruí: Boto encontrado morto às margens do Rio Tocantins


WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Os moradores do bairro Beira Rio, localizado as margens do Rio Tocantins à jusante em Tucuruí, sudeste paraense, encontraram morto um Boto fêmea, segundo informações os mamíferos sempre são vistos em bandos, próximo a barragem da Usina Hidrelétrica, os motivos de sua morte são desconhecidos.

Neste período de estiagem das chuvas o nível do Rio Tocantins diminui o volume de água tanto a montante como a jusante, sendo muito fácil observar os mamíferos deslizando com o seu esplendor nas águas calmas do Tocantins, um espetáculo ímpar na região.

Neste período de defeso, em que a pesca está proibida, esta descartado que o mamífero tenha sido sacrificado por algum pescador, haja vista, sempre se ouvir falar que, os botos sempre se enrolam nas redes dos pescadores, trazendo transtornos e prejuízos, isso porque os mamíferos não são violentos, apenas agressivos quando machucados, por este motivo, que devido a sua velocidade e força, sempre rompe as redes.

Para alguns pescadores mais antigos, a presença de botos na pescaria é sinal de má sorte, principalmente quando mamíferos se enrolam nas redes ou mesmo quando chegam a bater nas canoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...