terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vítima de acidente morre por falta de atendimento emergencial no HRT


Leon Yan Santana da Mata, morreu aos 20 anos, por falta de atendimento dentro do HRT, agonizando por quase uma hora, lutando para sobreviver



WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Divulgação

Por volta das 4 h da madrugada do último sábado (5), o jovem de apenas 20 anos Leon Yan Santana da Mata, sofreu um acidente de motocicleta na Avenida Veridiano Cardoso em frente a rodoviária, em Tucuruí, sudeste paraense, com o choque no canteiro central, o jovem sofreu algumas escoriações no rosto e um grande baque no peito, sendo socorrido pelo Samu até a UPA, onde foi diagnosticado e encaminhado as pressas para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Tucuruí.

Segundo as informações, dois grupos de jovens, vieram em duas motocicletas do município de Breu Branco distante 15 km de Tucuruí, para um passeio, e em seu retorno já próximo ao amanhecer, segundo o colega que acompanhava Leon Yan Santana da Mata, “de repente Leon começou a passar mal e perdeu o controle da moto, estávamos com pouca velocidade e caímos no canteiro central, ele Leon sofreu um impacto muito grande no tórax, ficando com muita falta de ar”.

Após sua entrada no Pronto Socorro do HRT, Leon foi colocado em uma maca, das 4:30 h até as 5:15 h, não recebendo nenhuma atenção de nenhum enfermeiro, muito menos de um médico, seus amigos que lhe acompanhavam ficaram revoltados e começaram e gritar e ameaçar quebrar o hospital, foi quando chamaram um médico que estava em seu setor de hospedagem dormindo, quando o médico viu a situação crítica da vítima, determinou seu entubamento imediato, mas, em função ao forte baque no tórax e a espera de quase uma hora para seu atendimento, Leon Yan Santana da Mata foi a óbito, por falta de atenção e atendimento dentro do Hospital Regional de Tucuruí.

Leon Yan Santana da Mata, era órfã de pai e mãe, vivia atualmente com sua avó, seu passado foi marcado com muito sofrimento, perdeu a sua mãe Celicia Santana, há 5 anos, ela era funcionária da Susipe trabalhando na Casa de Detenção de Tucuruí, e após sair do seu expediente de trabalho, sendo transportada no veículo da superintendência, um meliante disparou diversos tiros contra a Kombi, matando instantaneamente a servidora Celicia. Ainda na saga de sofrimento, há menos de três anos, seu pai Edmilson Trindade da Mata, foi executado a tiros próximo a sua casa no município de Breu Branco, outro crime que até o momento nunca foi elucidado.

Segundo informações obtidas junto ao IML, Leon Yan Santana da Mata, 20 anos, sofreu choque hipovolêmico também chamado choque hemorrágico, que é a principal causa de morte de vítimas politraumatizadas, tudo em função ao trauma de tórax fechado, que aparentemente para os leigos, não mostra nenhum hematoma, mas, mata em grande proporção, haja vista, a hemorragia interna que ocasiona o falecimento dos órgãos.

Seu corpo deu entrada no IML às 8 h da manhã do sábado e só foi liberado as 16:30 h, o féretro foi velado e sepultado em Breu Branco, uma grande quantidade de pessoas foram ao cemitério para sua última despedida a Leon.


Os familiares exigem explicações da direção do Hospital Regional pela falta de atenção e atendimento no único Hospital de referência da região, infelizmente, enquanto há a necessidade de salvar vidas, o hospital está lotado absorvendo os pacientes do município que é responsável pelo atendimento a saúde básica, obrigação da prefeitura.


16 comentários:

  1. O HRT esta com a direçao do Sancler, mais uma coisa para ele acabar, vou torçe para ser OS ai a diretorazinha pega rua tbm !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Menino alegre, porém com grande tristeza no olhar, eu o conhecia, mais triste é saber que ele poderia ter sido salvo,
    mas infelizmente não foi, que a justiça seja feita.

    ResponderExcluir
  3. Leon poderia está vivo se tivesse algum profissional nesse hospital de merda. Que a justiça seja feita !

    ResponderExcluir
  4. Leon poderia está vivo se tivesse algum profissional nessr hospital de merda. Que a justiça seja feita !

    ResponderExcluir
  5. Isso é um absurdo, que os responsáveis por essa falta de humanidade sejam punidos dentro da lei. Ministério publico cade você quando precisamos.

    ResponderExcluir
  6. Leon poderia está vivo se tivesse algum profissional nessr hospital de merda. Que a justiça seja feita !

    ResponderExcluir
  7. Conheci o Leon ele morou um tempo aqui em macapá , um menino alegre e amado por todos . Estamos com sua volta agora no fim desse mês .

    ResponderExcluir
  8. Ja existia a saudade hoje não é só uma simples saudade , hoje ela vem com o choro e a dor de ter perdido ele . " Quando eu morrer não quero choro" palavras ditas por ele .

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Macapá ele não fez grandes amizades e sim uma grande FAMÍLIA , QUEREMOS JUSTIÇA ! TE AMAMOS LEON S2

    ResponderExcluir
  10. Queremos justiça, Leon morreu por falta de competência desse hospital de merda. Todos os AMIGOS dele estão revoltados com essa situação. Queria ver se fosse com algum parente de qualquer enfermeiro ou medico dai, se eles iam deixar que sofresse por horas sem atendimento. Justiça seja feita, não queremos que mais ninguém morra injustamente como Leon morreu. Hospital de merda !

    ResponderExcluir
  11. É por isso que digo para meus colegas rezarem para não ficar doentes ou sofrer acidentes graves. Se depender desse povo que é pago pela nossa contribuição pro governo que deveria nos tratar bem estamos todos mortos.

    ResponderExcluir
  12. Bando de Fiiii duma égua esses médicos.. falta humildade mesmo..! Tenho certeza que o Leon Estaria vivo..!! Absoluta.! :(

    ResponderExcluir
  13. O problema não só no nesse Hospital é que, o técnico que recebe o paciente, não quer incomodar a/o enfermeiro de plantão, e quando é o caso do enfermeiro está acordado, esse não quer incomodar o repouso do médico. Tem-se impressão que esses profissionais são pagos pra descansar e não pra trabalhar. Há de se fazer justiça por omissão de socorro.

    ResponderExcluir
  14. Pode salgar este hospital e enfermeiros e médicos.

    ResponderExcluir
  15. Esse é o reflexo do atual sistema de saúde em Tucuruí,esse "hospital" regional e uma tal de UPA que teoricamente teria que ser uma especie de emergência não servem para absolutamente nada !! a não ser para aglomerar um monte de estagiários incompetentes, quem infelizmente ja teve que utilizar os serviços dessa UPA sabe do que eu estou falando !

    Recentemente tive uma infeliz experiencia nesse lugar onde resumidamente tive que passar por uma tal "triagem" que não serve para absolutamente nada !! pois são realizadas uma serie de perguntas a respeito do seu estado de saúde onde as mesmas perguntas são realizadas pelo "médico" posteriormente, vou citar palavras do medico que realizou o atendimento depois de questionamentos a respeito de procedimentos adotados pelo hospital :

    SE O SEU CASO FOR GRAVE EU NEM LHE ATENDO LHE ENCAMINHO PARA O " HOSPITAL REGIONAL"

    OU SEJA MORRA PRA LA QUE AQUI E LUGAR PARA SERVIR AGUÁ COM AÇÚCAR !!!!!

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...