quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ministério da Saúde entregou nova regional do Samu do Sudeste do Pará




Coordenadora geral do Samu de Brasília Luciana Nunes Barbuio

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles
Em uma solenidade realizada nas dependências da nova regional do Samu do sudeste paraense, que contou com a presença da coordenadora geral do Samu Luciana Nunes Barbuio, que veio de Brasília até a cidade de Tucuruí, para instalar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Na tarde do último dia 6, houve a cerimônia oficial de implantação da regional que contou com a presença de diversas autoridades dos municípios pactuados, além de médicos e socorristas do Samu.

Uma grande jogada articulada pelo prefeito de Tucuruí e que responde ainda pela presidência da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), que necessitava trocar a única ambulância do Samu que está a serviço no município a mais de três anos, mas, teve a noticia do Ministério da Saúde, que as trocas de ambulâncias só ocorreriam em municípios com mais de 500 mil habitantes ou que estivessem ligados a uma regional, com isso, o prefeito espertamente acionou os municípios da região do Lago da UHE Tucuruí (Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Jacundá) além de Tailândia que fazem parte da jurisdição da Amat, e juntos somaram mais de 350 mil habitantes, com isso, houve a possibilidade de implantar a regional do Samu no sudeste do Pará, mas, de forma sapiente, o prefeito tucuruiense, puxou para Tucuruí a regional, que, após a implantação terá repasses mensais de mais de R$ 1,5 milhão, para a manutenção de médicos, socorristas, ambulâncias e a manutenção do sistema de atendimento emergencial através da central de atendimento telefônico do 192.

Além de receber R$ 40 mil mês para a manutenção das ambulâncias, inclusive, recebendo uma ambulância Semi-UTI.

O critério para a implantação da regional exigia que o prédio que foi construído em 2010, com recursos do Ministério da Saúde, lembrando ainda, que o terreno foi doado pelo atual vereador de Belém Ademir Andrade, teria que estar totalmente liberado para implantação do serviço, bem como, a pintura “amarela” marca do governo municipal, teria que ser apagada e colocada às cores oficiais do Samu.

A secretaria municipal de saúde, que funciona no prédio construído pelo governo federal para o atendimento do Samu, terá que ser transferida, haja vista, que no local onde se encontra será implantada a central telefônica do 192, é certo, que com o atendimento sendo realizado por um médico, o número de atendimentos das ambulâncias será reduzido, haja vista, muitos atendimentos serão resolvidos, ainda via telefone, bem como, dependendo da situação as ambulâncias da rede municipal de saúde, poderão realizar o atendimento da chamada.

A regional receberá todas as ligações dos municípios pactuados, e, após triagem, fará a comunicação ao seu polo na cidade de origem da chamada, para realizar o socorro da vítima.
Atualmente cada município que compõem a regional dispõe de uma única ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB), que estão na sua maioria sucateadas.

Com a implantação da regional, os municípios terão a oportunidade de trocar suas ambulâncias junto ao Ministério da Saúde, bem como, poderão pleitear a ampliação da frota do 192 nos municípios.

Atendimento especializado - Luciana Nunes Barbuio, coordenadora geral do SAMU, observa que com a medida, todos os municípios da região passam a ter um atendimento especializado e adequado a cada realidade através de um médico. “Essa unidade já nasce especializada e enormemente qualificada”.

A intenção do Ministério da Saúde, conforme salientou a coordenadora, é ampliar a interiorização do serviço e atendimento, e a prioridade nesse momento é a região Norte do País. “Tucuruí é a 182ª unidade do SAMU no país a contar com tamanha estrutura construída pelo governo federal no passado, e que agora, vai dar maior atenção aos municípios da região, contando ainda com recursos para a contratação de profissionais de alto nível”, declara.


Um comentário:

  1. que a populaçao fique de olho e denuncie falcatruas nesses repasses que com certeza quando se vê enteresse tem coisa por trás fiquem de OLHO

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...