quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dois tucuruienses mortos em assalto em Belém, Bombeiro e sobrinho foram assassinados em assalto a Auto Escola

Rilson foragido da polícia suspeito do latrocínio que vitimou o soldado bombeiro e seu sobrinho
Erick Alayr Meireles Costa, universitário, 20 anos, filho de um casal de militares, já encontra-se atrás das grades

 Auto-escola Trânsito na avenida Duque de Caxias com a travessa Pirajá, no bairro do Marco local dos assassinatos
Lucas Rossell Cabral Gonçalves de 18 anos, morto ao tentar tirar sua Carteira de Habilitação
 O soldado do Corpo de Bombeiros Otávio Farias Gonçalves Filho, ao tentar evitar o assalto foi executado com dois tiros

Um assalto a uma auto-escola, na avenida Duque de Caxias com a travessa Pirajá, no bairro do Marco, deixou um saldo de dois mortos e pânico generalizado entre os clientes que estavam no local, na tarde de ontem.

As vítimas eram da cidade de Tucuruí, sudeste paraense, Lucas Rossell Cabral Gonçalves de 18 anos, era neto e o soldado do Corpo de Bombeiros Otávio Farias Gonçalves Filho, era filho do senhor Otávio Gonçalves, conhecido popularmente n a cidade  como “Pirará”, ele que já presidiu a Colônia de Pescadores de Tucuruí.

Segundo informações de testemunhas, o expediente da empresa estava começando quando dois rapazes chegaram pedindo uma informação e logo em seguida o mais alto, que estava com camisa de mototaxista, sacou uma arma de fogo, sendo imitado pelo parceiro, um homem cor parda, com idade aproximada de 22 a 26 anos de idade. Este passou a recolher os objetos de cima da mesa do local, enquanto o primeiro ficou mantendo a testemunha como refém.

“Eles a todo o momento perguntavam ameaçadoramente se iam chegar mais pessoas ao local, quando de repente observamos que eles estavam lutando com duas pessoas que tinham entrado na empresa”, relatou a testemunha ao delegado Eder Mauro.

Os minutos seguintes foram de pânico e os reféns escutaram seis ou sete disparos de arma de fogo. Ao final dos tiros, percebeu-se que havia um homem cambaleando, identificado como Lucas Rossell Cabral Gonçalves de 18 anos, que tinha ido à empresa tratar de uma carteira de habilitação com seu tio, o soldado do Corpo de Bombeiros Otávio Farias Gonçalves Filho, de 31 anos, também atingido pelos tiros.

A primeira medida das pessoas que estavam no local foi acionar duas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, que socorreram os dois baleados. Um foi levado ao hospital Porto Dias e o outro ao Hospital Metropolitano. Contudo, as vítimas não resistiram e faleceram antes mesmo de receber atendimento.

De acordo com o tenente coronel Paulo, do Setor de Inteligência dos Bombeiros, o soldado Otávio Farias Gonçalves Filho, de 31 anos, estava entrando com o sobrinho, Lucas Rossel Cabral Gonçalves, na autoescola quando percebeu dois homens armados no local. 'Lá dentro, os assaltantes trancaram as pessoas em diversas salas enquanto recolhiam objetos de valor, imaginamos que, ao ver a situação, o bombeiro tenha reagido e acabou levando dois tiros, um na cabeça e outro no tórax, e o sobrinho dele com um tiro próximo ao coração', explicou o tenente coronel.

Os dois chegaram a ser socorridos, mas morreram no hospital. O soldado Otávio Gonçalves Filho deixa mulher e dois filhos, um de seis e outro de sete anos. Ele atuava na assessoria militar no Tribunal de Contas do Estado.

Após o crime, a polícia entrou em contato com outros policiais, divulgando a identidade do assaltante que deixou o documento cair. O jovem foi detido horas depois do crime na Seccional Urbana de Icoaraci, ao tentar registrar uma ocorrência, alegando que tinha sido roubado e que os seus documentos e moto tinham sido levados por bandidos. "Como ele percebeu que tinha deixado cair à carteira de identidade na cena do crime, ele mesmo foi até Icoaraci para registrar o caso, na tentativa de se fazer de vítima", contou o tenente coronel Neil Duarte.

Mas a equipe da Seccional Urbana de Icoaraci já havia sido notificada do roubo e logo o jovem foi reconhecido. "Quando recebemos a ocorrência do assalto, comunicamos a outros policiais sobre a identidade de um dos assaltantes. Então, quando ele foi registrar o caso, outras equipes já tinham conhecimento das suspeitas contra Erick", explicou Neil.

Erick foi levado à Divisão de Repressão a Furtos e Roubos, na delegacia do Marco, para prestar depoimento. Assim que foi apresentado, o acusado foi levado para o local onde as vítimas da ação criminosa iriam reconhecê-lo. As testemunhas confirmaram que ele era um dos integrantes do bando.

A casa caiu – Exclusivamente tivemos acesso ao depoimento de Erick Alayr Meireles Costa, 20 anos, disse ser filho de um militar e que participou do assalto e confessou o crime. 'De primeira ele negou, disse que não participou e que nem conhecia o parceiro que ajudou a cometer o assalto, mas depois ele não aguentou e confessou. O Alan era o responsável por recolher os objetos de valor da auto-escola enquanto o parceiro dele estava com a arma evitando que alguém reagisse', explicou o delegado Eder Mauro. Ainda de acordo com Éder Mauro, o bombeiro, por estar armado, reagiu. 'Houve luta corporal entre eles, mas o militar acabou sendo atingido por dois tiros. Para tentar socorrê-lo, o sobrinho dele correu mas também foi atingido. O Alan e o parceiro dele então fugiram em uma moto', detalhou o delegado.
Em diligências no local, o coronel da Polícia Militar Neil Duarte encontrou o documento de identificação de Alan no chão da autoescola e iniciou as buscas. O jovem é universitário e filho de dois PMs. 'Nós queremos fazer um apelo aos pais: olhem seus filhos, conversem! Estranhem se eles não trabalham e saem muito para festas, chegam com objetos novos em casa como tênis, mochilas, celulares, notebooks... Eles podem estar envolvidos em algo errado', finalizou o coronel.

As buscas para encontrar o autor do disparo continuam. 'Pegar o autor dos disparos é uma questão de tempo. Ainda apreendemos uma arma no local que foi uma das roubadas no assalto a uma empresa de segurança em novembro do ano passado, acreditamos que eles possam estar envolvidos em outros crimes', finalizou o delegado Éder Mauro.

No início da noite, o delegado localizou o local onde Erick e seu parceiro, identificado como Raílson Alan Meirelles, estocaram o dinheiro e também jóias, entre outros objetos de valor, além das roupas que usaram durante o assalto.
A dupla se escondia em um quitinete atrás do Conjunto Cordeiro de Farias, no bairro do Tapanã. Alan, no entanto, continua foragido, mas a polícia acredita ser apenas uma questão de tempo até localizá-lo.

Erick foi autuado em flagrante por latrocínio e formação de quadrilha. "Já solicitamos as imagens da câmera de segurança e estamos com o celular dele, para checar as ligações. Também pedimos a colaboração da população. Quem souber de alguma informação sobre o bando, pode ligar para o 181. O sigilo é garantido", comunicou o policial.

Bombeiros lamentam a morte do colega - Na delegacia, amigos bombeiros de Otávio Farias Gonçalves lamentavam a morte do companheiro de farda. "Ele era um profissional exemplar. Tinha seis anos de corporação e era uma pessoa muito comprometida com a causa pública. Foi uma perda terrível para todos nós", lamentou o major Jaime Bonjór.

Os amigos da vítima acompanharam as investigações iniciais feitas pela polícia. Eles aguardaram as vítimas reconhecerem Erick e ficaram revoltados com a crueldade com a qual Otávio foi assassinado. "Ele não teve chance de defesa. Esse é um momento muito triste vivido por todos nós. O que nos resta agora é dar apoio à família. Vamos disponibilizar á esposa dele um acompanhamento psicossocial e vamos dar todo o suporte para o enterro de Otávio", declarou o major.

Um comentário:

  1. O soldado OTAVIO, era um jovem sonhador pois o maior sonho dele era ser militar, lembro-me quando trabalhávamos juntos, eu como policial militar e ele como segurança patrimonial da Eletronorte, na vila permanente em Tucuruí_ PA. Era um jovem dedicado, e esses mal caratas, sem futuros interoperam a vida desse pai de família tão jovem, esperamos que os direitos humanos der a assistência a os familiares dele. Pois se fosse ao contrário, já tinham se manifestados pedindo justiça pelo santo diabo que cruelmente tirou a vida de mais um pai de família. Sr, OTAVIO, ( PIRA RARA,) sinto-me enlutado pela perca do seu filho, meu amigo irmão querido OTAVIO.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...