sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alunos fecham BR 422 exigindo reforma da Escola Ana Pontes Francês

















 






WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Divulgação
Os estudantes da Escola Municipal Ana Pontes Francês, foram às ruas na noite desta quinta-feira (22), para exigir que a Prefeitura de Tucuruí realize em caráter de urgência a reforma total do prédio da escola, que se encontra em ruínas, sem as mínimas condições básicas, para que os funcionários, professores e corpo técnico possam ministrar aulas aos mais de 800 alunos, que diariamente correm risco de vida frequentando o prédio da escola.

Logo na frente da escola o muro está totalmente comprometido, podendo o restante dos tijolos caírem a qualquer momento em cima dos alunos que ficam em frente ao colégio aguardando para entrarem.

As salas de aula estão com os ventiladores sem funcionamento, as lâmpadas, na grande maioria, estão queimadas, as fiações estão expostas colocando os alunos e professores no risco de um acidente podendo causar descargas elétricas, podendo levar até a morte.

A fossa séptica do prédio está entupida, causando um odor insuportável, que diuturnamente impossibilita a permanência dos alunos nas salas de aula.

O piso está totalmente destruído, os banheiros não têm água e os vasos sanitários estão todos entupidos, as vidraças das salas estão quebradas, e muitos dos alunos já sofreram cortes nas mãos.

As cadeiras escolares estão todas sucateadas, água para os alunos e servidores beberem é um artigo de luxo, merenda escolar e inexistente, o terreno ao redor da escola corre o risco pelo matagal que toma conta do local, existem até animais de caça.

Os alunos denunciam que e impossível no turno da tarde uma aprendizagem de qualidade, haja vista, o calor insuportável, por não ter ventiladores, além das lousas das salas de aulas estarem todas sem condições dos professores ministrarem aulas.

No turno da noite os alunos não têm condições de copiar os textos do quadro ou mesmo receber os ensinamentos dos mestres, em função das salas estarem todas às escuras.

Em função ao muro estar quebrado em vários pontos, há acesso de pessoas estranhas à escola e público, inclusive, já foram registrados vários assaltos dentro da escola, e a invasão de gangues com agressões aos alunos.

Manifestação - Por volta das 19 h, mais de 200 estudantes que não aguentavam mais, o sucateamento da escola, não adentraram o prédio e resolveram caminhar até a Avenida Veridiano Cardoso, área de acesso à cidade e decidiram ir até a entrada da cidade na BR 422 onde fecharam a rodovia por mais de uma hora.

Com a manifestação pacífica dos estudantes, que impediram a passagem de veículos, para poderem ter a atenção do prefeito de Tucuruí, haja vista, a mais de três anos ele promete que vai reformar a escola, passado algumas horas a manifestação surtiu efeito, um representante da prefeitura esteve no local, e informou que as 8 h desta sexta-feira (23), o chefe de gabinete do prefeito Sancler Ferreira, Ronaldo Voloski, vai receber uma comissão no gabinete do prefeito, mas, os estudantes aproveitaram a unidade dos alunos, e convocaram todos os manifestantes para que juntos possam ir à prefeitura para serem recebidos, e ouvirem uma posição de quando terá início a reforma da escola.

A estudante Sara Suely, disse que, “na propaganda da televisão a gente vê escolas pintadas de amarelo, mas, nem isso, este prefeito fez aqui no Ana Pontes, parece que os alunos do Pontes são marginalizados e tratados de forma diferenciada pelo prefeito Sancler”.


A comissão que tomou a frente da manifestação esclarece que, "se o prefeito não resolver com urgência esta situação de caos que se instalou na escola municipal, que é a obrigação do prefeito garantir educação pública e de qualidade", os estudantes do Ana Pontes Francês prometem radicalizar.

Um comentário:

  1. É uma vergonha a situação desta escola em tucuruí Pará, os estudantes merecem uma escola decente para seu preparo profissional, mas só encontra locais sucateados de anos que não acontece uma reforma. Como é que um estudante vai com prazer pra uma aula onde o ventilador cai na cabeça, o banheiro não tem água e nem condições de uso, então fica difícil, nós seres humanos temos que ter pelo menos um estímulo para o aprendizado mas dessa forma não dá, o prefeito sancler é pra se envergonhar desta situação como gestor, tem compromisso com os estudantes,mas até agora não vemos nada de importante nem um esforço das partes responsáveis. estudante decepcionada com a estrutura e condição de estudo no ana pontes francêz.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...