domingo, 2 de junho de 2013

Médico da UPA atende pedido de paciente e o encaminha ao HRT para receber Tamiflu


É continua as denuncias de irregularidades, dentro da UPA, na semana passada uma criança de apenas sete meses perdeu sua vida ao dar entrada na urgência da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Tucuruí, no início do mês de maio, dezenas de pessoas se revoltaram e fizeram uma manifestação por falta de medicamentos e de atendimento dos pacientes na UPA, foram mais de 12 horas sem medicamentos, sendo a manifestação encerrada com a chegada da Polícia Militar e da Imprensa. Quando o diretor informou que pegou medicamentos emprestados no HRT para manter o atendimento dos pacientes da Unidade.
Mas agora, um caso inusitado e que causou estranheza, o médico Ilmar Carlos de Carvalho, atendeu no último dia 26 de maio, um paciente que informou que estava muito gripado, e em função da UPA não ter medicamentos par este fim, e muito menos preventivo para os casos de suspeita da gripe H1N1. O médico Ilmar, foi orientado pelo paciente, que recebeu uma informação de um enfermeiro do Hospital Regional de Tucuruí, que se ele fosse encaminhado por um médico da UPA, teria direito a receber uma dose preventiva de medicamento da gripe H1N1 de nome Tamiflu.
O interessante e que sem nenhuma preocupação o médico plantonista Ilmar Carlos de Carvalho, passou a prescrever no receituário médico o seguinte encaminhamento: Ao HRT ao PS. Estamos encaminhando o senhor acima citado, a pedido do mesmo, segundo ele o enfermeiro do HRT, lhe disse que se tivesse encaminhamento da UPA ele teria direito a Tamiflu. Tucuruí 26 de maio de 2013 assina o documento o médico Ilmar Carlos de Carvalho.
Um encaminhamento gracioso e sem nenhuma lógica, haja vista, o médico estar na UPA para consultar e observar após os exames se o paciente estiver com alguma enfermidade, e não receber orientação do paciente, fazer encaminhamento a pedido do enfermo ou pelo disse me disse, e ainda mais, encaminhar a outro hospital com o pretexto de receber um medicamento que esta sendo utilizado de forma restrita na prevenção da Gripe H1N1.
Não sabemos onde vai parar a situação da saúde da população de Tucuruí, além de estarem um caos total, agora os próprios profissionais, estão recebendo orientação dos pacientes para os seus diagnósticos e encaminhamentos de medicamentos.
O interessante, e que antigamente os médicos, apenas olhavam o paciente e com a visão de Raio-X já prescreviam o medicamento, agora, é mais moderno, o paciente já chega com a solução de sua doença e o medicamento que deseja tomar e o local onde pode receber a dose, comunicando ao médico, apenas para que ele faça o receituário e o encaminhamento.
Se a moda pega, isso vai ser um Deus nos acuda, com a palavrar a equipe de direção da UPA e o secretário de Saúde Charles Tocantins, haja vista, o prefeito Sancler Ferreira, ter dado carta branca a estes dirigentes para tratarem da saúde da população, que esta uma calamidade pública vista a olho nu. Mas, só quem não ver são os dirigentes da Saúde e o prefeito.




Um comentário:

  1. OS DIRIGENTES DA SAÚDE NÃO VER PORQUE ELES NÃO USAM A UPA ELES VÃO PARA HOSPITAIS DA CAPITAL SE TRATAR...É BEM ASSIM MESMO

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...