quarta-feira, 22 de maio de 2013

Criança morre dentro de ambulância com suspeita de Gripe H1N1


Ambulância do SAMU com a menor morta dando entrada no IML de Tucuruí

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira 22, a menor S.S.M., de 6 anos de idade, chegou a óbito dentro de uma Ambulância do SAMU que vinha do município de Goianésia do Pará para internação no Hospital Regional de Tucuruí.
Segundo informações, prestadas pela mãe da menor Liliane Silva, a sua filha estava com muita tosse e febre desde a terça-feira 21, inclusive, a criança ainda chegou a frequentar a escola, naquele dia, mas, a noite ainda estava com febre, já nesta quarta-feira 22, após tomar seu café da manhã, a menor começou a passar mal, chegando ao ponto de sofrer convulsões, sendo levada as pressas de sua casa na Rua Mato Grosso no bairro Santa Luzia em Goianésia do Pará, para a Emergência do Hospital Municipal da cidade, dando entrada as 7:40 da manhã, recebendo imediatamente toda a atenção necessária, inclusive sendo colocada no balão de oxigênio, os enfermeiros encontraram muitas dificuldades para a aplicação dos medicamentos injetáveis devido a falta de veias para a aplicação em função ao complicado quadro  clínico da paciente.
Ás 8:30 h, a médica Milena Conde Nogueira, após verificar que seu quadro médico estava se agravando, e a assistência no hospital municipal estava chegando a suas limitações, em função ao quadro de sangramento nasal e oral, convulsão tônico-clônica, cianose central, respiração ruidosa com ausculta pulmonar de murmúrios vesiculares estertores difuso e rebaixamento do nível de consciência. Devido à sialorréria excessiva, ainda foi realizada aspiração das vias aéreas superiores que tinha produto sanguinolento. Por estes motivo foi colocada em oxigênio, soro fisiológico aberto e feito Diazepan, para convulsão.
Após os procedimentos médicos de urgência, a equipe médica, resolveu pela transferência para o Hospital Regional de Média e Alta Complexidade de Tucuruí, sendo a paciente levada pela ambulância do SAMU a Tucuruí. Durante o percurso a menor teve várias paradas cardiorrespiratórias, sendo que a equipe ainda tentou várias manobras de reanimação sem sucesso.
Por volta das 9:30 h, em trânsito na PA - 263, a criança chegou a óbito dentro da ambulância do SAMU de Goianésia do Pará, antes mesmo de chegar a ser internada no Hospital Regional de Tucuruí.
Ás 10 h, o corpo da menor chegou à cidade de Tucuruí, sendo levado diretamente ao IML de Tucuruí, para as providências necessárias para a sua necropsia.
Seus familiares foram orientados pela coordenação do IML, que em função de morte fora da área hospital, ainda em trânsito, haveria a necessidade de uma requisição da Polícia Civil para que os profissionais do IML pudesse realizar a perícia no corpo de menor.
Passado mais de uma hora na porta do IML de Tucuruí, as 11 h foi dado entrada no corpo da menor de 6 anos para a necropsia, inclusive, a coordenação de Infectologia do Hospital Regional de Tucuruí, solicitou ao perito, a coleta de material extra, para exames laboratoriais junto ao Lacem e Instituto Evandro Chagas, devido a suspeita de sua morte ter sido causada por gripe H1N1.
As 14 h o corpo da criança foi liberado para seu translado a Goianésia do Pará para as providências com o velório e sepultamento do féretro.
Os prazos para o resultado dos exames são de sete dias, onde será anunciada a causa morte da criança, mas, que segundo as informações prestadas pelos familiares, tudo leva a crer, que a suspeita da morte da menor foi em função da Gripe H1N1.
A Secretaria de Saúde de Goianésia do Pará, em nota esclareceu que a menor foi internada na emergência do Hospital Municipal de Goianésia do Pará na manhã desta quarta-feira (22), com um quadro de sangramento nasal e oral, sendo atendida pela médica Milena Conde Nogueira, que esteve ao lado da paciente menor durante todos os procedimentos realizados, inclusive, acompanhou a paciente dentro ambulância para Tucuruí, mas, que em função das paradas cardiorrespiratórias, equipe da médica ainda tentou por varias vezes manobras de reanimação sem sucesso, chegando a óbito a menor S.S.M., de 6 anos de idade ainda em trânsito na PA – 263, entre Goianésia do Para à Tucuruí, assinou  a nota Delcy Carvalho de Souza assessor de Comunicação da Prefeitura de Goianésia do Pará.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...