quinta-feira, 30 de maio de 2013

Abandono e descaso nos Centros de Inclusão Digital do Getat e Pioneira

Vejam as fotos do total abandono e sucateamento dos Centros de Inclusões Digitais de Tucuruí































WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles
Passado pouco mais de três anos de inaugurados os Centros de Inclusões Digitais instalados um no maior bairro da cidade de Tucuruí o do Getat e outro do bairro da Pioneira, passam por abandono e sucateamento transformando-se em “elefantes brancos” na cidade.
Inaugurados em dezembro de 2009 pelo prefeito Sancler Ferreira, o CID do Getat e o CID da Pioneira, teriam como meta, um espaço popular para a inclusão no mundo digital dos jovens e adultos, além da realização de cursos de informática para a população de baixo poder aquisitivo dos bairros circunvizinhos, tirando os jovens da ociosidade e das ruas, colocando-os dentro de um espaço moderno, seguro e com toda a estrutura e monitoramento para a prática de cursos de informática e de inclusão digital.
Com a reeleição do atual prefeito Sancler Ferreira em 2012, desde o mês de novembro do ano passado, o espaço digital tanto no bairro do Getat como no bairro da Pioneira, que ainda funcionavam com precariedade, foram totalmente abandonados e sucateados pela gestão municipal.
No CID do Getat, dos 30 computadores que estavam à disposição da comunidade, nenhum está funcionando em função ao deterioramento da parte elétrica do prédio do CID, que culminou com curto circuito queimando os computadores, e os restantes se acabaram, em função as goteiras em todo o telhado do CID, que com o acumulo no período chuvoso, todos foram ensopados pela água da chuva e foram inutilizados, servindo apenas de enfeites no local.
Os banheiros servem de depósitos de peças de computadores quebrados e no local a ‘fedentina’ impossibilita a permanência dos visitantes no prédio, que está totalmente com mofo nas paredes, em função de estarem encharcadas pelas águas das chuvas, nas torneiras a mais de ano não se ver água, os vasos sanitários ficam entupidos de fezes em função da falta de descarga, inclusive as limpezas do local, são feitas com água trazida das casas dos vizinhos pelas funcionárias, que na maioria das vezes, fazem coleta entre si, para a compra de material detergente e de limpeza para garantir o mínimo de higiene no espaço público.
Toda sua estrutura esta comprometida, rachaduras demostram a fragilidade do prédio, que coloca em risco os jovens e adultos que costumam visitar o local, todo o telhado esta comprometido, quando chove o prédio alaga totalmente e os computadores servem de “aquários”.
A parte da faixada, a qualquer momento o forro pode cair na cabeça dos visitantes, uma catástrofe pode ocorrer a qualquer momento no local, as vidraças estão todas quebradas e soltas nas janelas, às portas de entrada estão quebradas e lacradas com pedaços de madeira, sendo o acesso ao prédio realizado pela parte de trás do prédio, pela cozinha, colocando em risco quem estiver dentro do prédio, em uma necessidade de saída emergencial, correndo alto risco até de morte.
No local, como os computadores estão queimados, os visitantes trazem seus notebooks ou mesmo seus celulares para poderem acessar a internet que o sinal e garantido via rede wi fi, através do governo do estado do projeto Navegapará, tentando interagir no muno digital e para a realização de pesquisas escolares.
O projeto de Inclusão Digital foi iniciado no ano de 2007, na gestão do ex-prefeito Cláudio Furman, que construiu os dois prédios em Tucuruí, um no bairro do Getat e outro no bairro da Pioneira.
Em 2009 o prefeito Sancler Ferreira, após ter sido eleito, aproveitou os prédios já construídos, e os inaugurou, sendo disponibilizados pelo governo do estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, toda a estrutura de móveis e os computadores para o “Projeto de Inclusão Digital”, com a garantia do sinal do Navegapará, a Prefeitura de Tucuruí deu prosseguimento no gerenciamento deste programa, beneficiando a população, mas, que aos poucos foi perdendo o foco e abandonando o projeto.
Desde novembro de 2012, o programa foi abandonado totalmente, e hoje, os dois centros, estão sucateados e impossibilitados de funcionamento a população, ficando sem nenhuma servidão ou prestação de serviço aos munícipes, ou seja, verba pública tanto do governo do Pará como do Município jogada no lixo.
Os investimentos foram todos perdidos, tanto na parte estrutural do prédio, que sem conservação e manutenção, está sem condições de funcionamento, assim como, os computadores do CID do Getat, estão todos deteriorados e sucateados pela falta de gestão municipal, em função da ausência de cuidados na manutenção, colocando os mesmo a ação da chuva, devido à existência das inúmeras goteiras no telhado do prédio que comprometeram os equipamentos.
A população revoltada dos bairros pedem providências aos Vereadores de Tucuruí, que assumam o papel de fiscalizadores do dinheiro público, e que tomem a frente em busca de esclarecer os motivos que levaram ao sucateamento e ao abandono destes dois prédios públicos e o comprometimento de todos os seus computadores, que estão sem nenhuma servidão aos munícipes, apenas servindo de enfeites para a propaganda institucional do prefeito na televisão.
Mensalmente os centros vinham atendendo uma média de 10 mil pessoas, que utilizavam os Centros de Inclusão Digitais de Tucuruí, mas, em função ao descaso e o abandono, hoje, a população esta a mercê de pagar horários em cyber, para poderem realizar suas pesquisas escolares em detrimento ao prédio público abandono e pelo caos instalado pelo abandono da gestão municipal.

A equipe de reportagem tentou por diversas vezes contatos com as duas direções dos Centros de Inclusão e com o secretário de Juventude do município, mas, fomos orientados que em função a outras ações desenvolvidas pela equipe, no momento oportuno seria expedida uma nota de esclarecimento com referência ao quadro que passam os CID’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...