quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tucuruí e Região: BR-422 fora da determinação de instalação de balanças

Aquaplanagem em rodovias
Guard rail garante maior segurança aos condutores

Rodovia BR-422

BR-422 fora da determinação de instalação de balanças
A determinação da Justiça Federal de Marabá, através da iniciativa do Ministério Público Federal (MPF), em atendimento as demandas da população que sofre com a degradação das estradas em algumas rodovias federais da região sul e sudeste do Pará, deixou uma lacuna muito grande principalmente com referência a BR-422, que recebe diuturnamente uma quantidade absurda de veículos com cargas pesadas, que inclusive trafegam na rodovia federal que passa por cima da barragem e da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, trazendo uma degradação e a falta de trafegabilidade em alguns trechos, devido às crateras que estão sendo formadas.
Por outro lado, após a conclusão das obras do trecho Tucuruí a Vila Permanente, nos meados do ano de 2003 até os dias atuais, já foram registros uma centena de acidentes com vitimas fatais, como por exemplo, em 2012 a BR-422 vitimou 20 pessoas.
Tudo devido às inúmeras falhas constatadas na construção da rodovia, observa-se pontos com curvas, que ao invés de a abertura se a favor da curva, a pista tem a abertura jogando o veículo para fora da via.
Existem diversos pontos de acumulo de águas pluviais, que formam poças de água em toda a estrada, colocando em risco os condutores com a ‘aquaplanagem’ e a falta de ‘guard rail’ em toda a extensão de pontos de fuga da rodovia, colocando em risco os condutores, que na maioria dos acidentes observados ao longo dos 10 anos de funcionamento da BR-422, sempre as colisões são com os postes de iluminação distribuídos ao longo do canteiro central da rodovia, em função da ausência de uma proteção lateral, haja vista, a falta de acostamento e passeio central, que inclusive no projeto original da duplicação da rodovia em 2003, estava assegurada à construção de passeios centrais, e acostamentos laterais, mas, para diminuir os custos da obra, que foi realizada pela Eletronorte através da empresa Camargo Corrêa e fiscalizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Hoje, a população de mais de 110 mil habitantes de Tucuruí e os usuários dos municípios circunvizinhos, que necessitam diariamente trafegar pela rodovia BR-422 nestes trechos, correm diariamente o risco de morte.
Com a inauguração recente da Justiça Federal, e agora, com a instalação da sede do Ministério Público Federal em Tucuruí, a população está aguardando o atendimento dos anseios da sociedade, e que, o MPF seja o interlocutor junto a Justiça Federal dessas melhorias em nossa cidade e região. Ampliando às determinações já exauridas pela Justiça Federal de Marabá, para a rodovia BR-422, com isso, garantindo, maior segurança na trafegabilidade ao longo da BR-422, e na garantia, de maior segurança para a estrutura física da maior Hidrelétrica Brasileira, à Usina de Tucuruí, com o controle do peso das cargas dentro do padrão de segurança dos veículos que trafegam em toda a extensão da BR-422, com a instalação em caráter de urgência de balanças na BR-422. (Wellington Hugles)

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