terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inscrições suspensas para o Processo Seletivo da IFPA - Campus Tucuruí

Fotos: Wellington Hugles
Sede do IFPA Campus Tucuruí na Vila Permanente



Acima a foto das obras de reforma e adaptação dos alojamentos e a construção dos laboratórios  salas de aula e bloco pedagógico as margens do canal das Eclusas de Tucuruí na Vila Permanente (antiga área de refeitório e alojamento da obra)

Desde o último dia 14 de janeiro, a Comissão responsável pela organização do Processo Seletivo 2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus de Tucuruí, publicou no site oficial da instituição que as inscrições para o Processo Seletivo do IFPA - Campus Tucuruí, estavam suspensas até posterior decisão devido a uma mudança e atualização no sistema operacional das inscrições para o processo seletivo no estado do Pará.
A direção do IFPA está trabalhando para no menor tempo possível finalizar a parametrização do sistema, e com isso, retornar com as inscrições.
Dois municípios do estado ficaram sem a possibilidade de iniciar as inscrições em função da parametrização do sistema, o campus de Altamira retornou com o sistema online nesta terça-feira (22) e provavelmente até o final desta semana o campus Tucuruí retornará com suas inscrições através do site: www.tucurui.ifpa.edu.br/.
Após o retorno do funcionamento do sistema operacional através do site oficial do IFPA campus de Tucuruí serão publicadas as novas datas de inscrições, e os prazos para todo o processo seletivo de 2013.
O campus de Tucuruí ofertará neste ano de 2013, um total de 170 novas vagas, sendo uma turma de 30 alunos para a modalidade integrada ao ensino médio no curso de técnico em Eletrotécnica e 140 vagas para os cursos subsequentes pós-médio de Técnico em Eletrotécnica 35 vagas; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática 35 vagas; Técnico em Edificações 35 vagas e Técnico em Aquicultura 35 vagas.
Para a seleção das vagas para os curso Técnico em Eletrotécnica para a modalidade integrada ao ensino médio, que este ano ofertará 30 vagas, será cumprido o sistema de cotas conforme as determinações da Lei 12.711/2012, ficando estabelecido que, em cada curso, 50% das vagas serão destinados aos candidatos egressos de escola pública.
Errata – A Comissão do Processo Seletivo 2013 do IFPA Campus de Tucuruí, publicará uma nota esclarecendo que após a verificação do edital do processo seletivo de 2013, a assessoria jurídica do IFPA, observou um equivoco na interpretação da lei de cotas, sendo que as 140 vagas ofertadas para os cursos pós-médios, não terão a disponibilidade de cotas pelo IFPA.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus de Tucuruí e o terceiro maior do estado, com 1.300 alunos atendidos em diversos cursos integrados, pós-médio e superior, hoje funciona em dois prédios cedidos por comodato pela Eletrobrás Eletronorte na área residencial da Vila Permanente em Tucuruí.
Obras – O governo federal através do Ministério da Educação esta investindo cerca de R$ 6 milhões, através do programa de expansão da rede federal de educação tecnológico no município de Tucuruí em parceria da Eletrobrás Eletronorte, que em contra partida disponibilizou áreas através de comodato de 20 anos, renováveis por mais 20 anos, para a construção do prédio do IFPA campus Tucuruí com blocos de ensino e pesquisa, além do bloco pedagógico e a reforma e adaptação de seis blocos de alojamentos para o campus de Tucuruí. As obras tiveram início em fevereiro de 2012 e a previsão de entrega é de 180 dias.
Segundo o diretor geral do Campus de Tucuruí da IFPA, professor Raimundo Nonato Sanches de Souza, todas as medidas foram tomadas para o melhor atendimento aos nossos alunos. Com a entrega dos novos prédios, ora em construção, todos os cursos subsequentes e pós-médios serão instalados nas novas dependências, e os prédios que hoje funcionam na Vila Permanente sediarão apenas os cursos superiores.
Nossa maior tristeza em 2013, é que o Campus de Tucuruí está ofertando apenas uma turma com 30 vagas para atender o curso subsequente para os alunos que terminam o ensino fundamental, tudo em consequência a falta de professores para ministrar as aulas, haja vista, o cancelamento do concurso público que seria realizado pelo IFPA em 2012. “Com isso, os maiores prejudicados foram os alunos”.   (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...