segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Carnaval de Tucuruí Mais de 15 mil brincantes no 1º arrastão do Minhocão

Fotos: Paco Martins




 

Carnaval de Tucuruí
Mais de 15 mil brincantes no 1º arrastão do Minhocão

Por volta das 16 h do último domingo (6), a população de Tucuruí deu o ponta pé inicial no carnaval de 2013, mesmo sem a presença do oficial do Rei Momo, quem comando a festa foi o tradicional carro alegórico com a figura de um Minhocão de 10 metros de comprimento, propulsor do maior bloco da região.
A concentração ocorreu em frente à feira municipal, mais de 15 mil brincantes participaram do 1º arrastão do Bloco Minhocão que fez um pequeno percurso, saindo da feira percorrendo a orla do cais da cidade e terminando nas escadarias da Rua Santo Antônio, conhecida popularmente no período carnavalesco como o ‘sambódromo tucuruiense’.
Durante toda a tarde e início da noite, as famílias que acompanhavam o bloco Minhocão, extravasaram muitas felicidades pela abertura do carnaval com o Minhocão, o trio elétrico puxou os 15 mil brincantes pelas ruas da cidade com marchinhas tradicionais e ao final a banda animou a população que lotou as escadarias.
A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu 192 e os seguranças particulares do bloco, fizeram uma força tarefa dando total proteção aos brincantes durante todo o percurso, nenhuma confusão registrada.
Após 16 anos de fundação o Minhocão abre o carnaval tucuruiense com chave de ouro, alavancando o comércio local com venda de bebidas e alimentos, o setor hoteleiro, o turismo gerando emprego e renda aos pequenos ambulantes que aproveitam os arrastões para vender seus diversos produtos durante o percurso e na dispersão.
Para a presidente do bloco Minhocão a feirante Astrogilda Sousa, “todos nós quando saímos a rua com o Minhocão nos sentimos família, pois não e cobrado abadá e nenhum taxa para entrar na folia”. Astrogilda aproveitou para agradecer a prefeitura pela contratação do trio elétrico que vai animar o Bloco Minhocão nos domingos que antecedem o carnaval oficial da cidade.
Para a ambulante Maria José Prazeres, o primeiro domingo do Minhocão já deu uma renda que vaio garantir um reforço em seu sustento por toda a semana. “O nosso Minhocão e popular aqui num tem abada, e os brincantes vem mesmo e para folia e se divertir, não vemos confusão, e para mim é bom, porque a gelada corre “froxo”, e eu tó aqui e pra vender” comemorou.
Resumo - O Bloco Minhocão que tem como mascote um carro alegórico de 10 metros de comprimento com um enorme minhocão de duas cabeças uma masculina e outra feminina, garante a diversão a todos os brincantes de forma gratuita, sai da feira municipal da cidade nos domingos no final da tarde, arrastando milhares de brincantes pelas ruas da cidade, transformando em colorido o mar de foliões que segue até as escadarias conhecida como ‘sambódromo tucuruiense’ para a festa de dispersão aos acordes das bandas regionais que se apresenta em cima do trio elétrico. O Bloco Minhocão já é considerado o maior bloco popular de sujos do estado do Pará, que em 2012, já registrou a participação de quase 50 mil pessoas em apenas um domingo de arrastão. (Wellington Hugles)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...