terça-feira, 20 de novembro de 2012

PMDB lançará Carmona como candidato na Assembleia Legislativa


PMDB lançará Carmona como candidato na AL
O PMDB lançará o deputado estadual Martinho Carmona para a disputa da presidência da Assembleia Legislativa do Pará (AL) para o biênio 2013/2014. A decisão foi tomada na tarde de ontem em reunião de mais de quatro horas realizada em um hotel no centro da cidade, que reuniu toda a bancada peemedebista do legislativo estadual, sob a coordenação do senador Jader Barbalho, que preside o diretório estadual da legenda. A eleição deve ocorrer entre 1 e 15 de dezembro.
O Partido dos Trabalhadores (PT) está cogitando também lançar candidato, mas a expectativa do PMDB é trabalhar numa composição para fechar uma chapa forte, incluindo os oito deputados petistas.
“Hoje (ontem) é que estamos oficializando a decisão da bancada e, a partir de amanhã (hoje), partiremos para as conversações. A primeira bancada que buscaremos é a do PT, que também tem oito deputados. Se conseguimos unir as duas bancadas já começamos a disputa com 16 votos, que consolida a candidatura do deputado Carmona com uma grande possibilidade de vitória”, contabiliza o deputado Parsifal Pontes, líder do PMDB no parlamento estadual.
Pontes deixou claro que o fato de o PMDB lançar uma candidatura para a disputa da presidência da casa não significa um rompimento com o governador Simão Jatene. Lembra que a eleição é interna e que o PMDB continua na base de governo.
“Esperamos que o governo possa vir compor conosco como fizemos há dois anos atrás quando, atendendo a um apelo do governador, o PMDB retirou a sua candidatura em prol da candidatura de Manoel Pioneiro. Fizemos um gesto de gentileza ao governo do Estado. Como somos da base e sempre votamos com o governo, entendemos que o PMDB também merece a presidência”, disse.
Na ocasião da eleição de Pioneiro, não houve qualquer acordo entre PMDB e PSDB para que o primeiro abrisse mão da candidatura em favor do segundo em troca do apoio recíproco na eleição para o segundo biênio.
“O governo vai entender que o PMDB tem todo o direito de pleitear a cadeira de presidente”, observa Pontes. Além do PT, o PMDB conversará com as bancadas do PTB, PR, PSB e até o PEN. “Não temos qualquer preconceito e formaremos uma chapa bem heterogênea. Tudo dependerá de articulação”.
Candidatura - O peemedebista deixou bem claro que não há a menor chance de retirada da candidatura de Martinho Carmona. “A reunião foi muito longa e a bancada amadureceu sua decisão e o PMDB decidiu que iremos até o final. Não é uma candidatura olímpica ou para pleitear alguma coisa que não seja a presidência da Assembleia Legislativa. Podemos até aceitar acordos, desde que envolva a candidatura de Carmona para a presidência”.
Ele deixou claro ainda que a decisão nada tem a ver com o resultado do último pleito municipal que, segundo ele, deixou algumas marcas, mas que são naturais nesse tipo de disputa. “O PMDB tem a maturidade de entender que as eleições municipais são localizadas. Travamos embates com o PSDB em alguns municípios e, em outros, apoiamos a legenda do governador. Isso é normal e não tem nada a ver com a disputa na Assembleia. Como disse, temos o direito de pleitear a vaga como um partido da base aliada”, coloca Parsifal.
Além do senador Jader Barbalho, do prefeito de Ananindeua Helder Barbalho e de Parsifal Pontes, participaram da reunião os deputados Simone Morgado, Nilma Lima, Josefina Carmo, Paulo Jásper, Martinho Carmona, Chicão, e Antônio Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...