quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Casa de Detenção de Tucuruí: “Barril de Pólvora” prestes a explodir








Casa de Detenção de Tucuruí: “Barril de Pólvora” prestes a explodir

Detentos rebelados fizeram agente prisional de refém e exigiram a transferência de presos pela superlotação da Casa Penal que abriga 260 detentos sendo sua capacidade de apenas 120.
A Casa de Detenção de Tucuruí, localizada na Rodovia Transcametá afastada a 4 km do centro de Tucuruí, foi novamente cenário de uma rebelião, que durante todos os momentos estavam sob ameaça de “estoques” nas mãos dos presos.
Visita - Na tarde desta quarta-feira (7), no horário previsto para a visita dos filhos menores aos seus pais que cumprem penas, antes da saída dos detentos do refeitório, uma grande confusão foi formada, onde cinco presos agrediram e furaram com “estoque” um dos detentos, por este motivo os demais presos não aceitaram mais os desmandos do “grupo” de detentos que aterrorizavam a vida dos demais presos, e, como o agente prisional Wilson estava organizando a saída dos presos do refeitório, tomaram ele como refém, e iniciaram a rebelião que se estendeu por toda a casa de detenção.
Reinvindicações – Os rebelados exigiram de imediato a presença da imprensa para registrar o total abandono que se encontra a casa penal e a superlotação do local, onde em diversas selas, os presos dormem em regime de plantão, sendo que deitam 10 para dormir e outros 10 ficam em pé aguardando a troca de turno para poderem deitar. A lotação da Casa de Detenção de Tucuruí que seria de 120 presos já ultrapassa 260 detentos, transformando a penitenciária num barril de pólvora prestes a explodir, haja vista, que a equipe de agentes não tem condições de atuar com mais de 120 % a mais da capacidade total da casa.
Mas a gota d’água que culminou com a rebelião na penitenciária, foi à presença dos cinco detentos, que ameaçavam os demais, exigindo a submissão aos seus desejos, como um dos presos não aceitou as ameaças do grupo, foi agredido e perfurado com estoque feito dentro da cadeia.
Devido a grande confusão com o início da rebelião, as visitas foram suspensas, com isso, dando um reforço ainda maior para a participação geral dos detentos, que estavam ansiosos aguardando seus filhos na visita.
Foram mais de oito horas de rebelião, sendo encerrada após a intervenção da Polícia Militar através do Major Augusto, que acionou a Juíza da Comarca e solicitou a transferência dos seis detentos envolvidos na briga para outras cadeias do estado, sendo atendido, e os mesmos foram separados dos demais detentos, e, na manhã desta quinta-feira (8), os presos foram recambiados para outras cadeias do estado.
Mesmo com a transferência dos cinco presos, a casa de detenção de Tucuruí, passa por uma situação de fragilidade, durante este ano, as estatísticas demostram mais de vinte detentos que fugiram, sendo que destes, três foram mortos a tiros na tentativa de fuga.
Está mais do que comprovado, que a SUSIPE precisa urgentemente tomar providências para a relocação destes detentos, pois, se houver uma grande rebelião com fuga em massa, colocará toda a população tucuruiense em perigo, devido à proximidade da casa de detenção com a cidade.
Segundo informações da direção da Casa de Detenção todas as medidas já estão sendo tomadas para solucionar a diminuição na população carcerária na penitenciaria de Tucuruí.    (Wellington Hugles)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...