domingo, 14 de outubro de 2012

Círio de Nossa Senhora de Nazaré leva 80 mil fiéis em procissão de fé

Fotos: Wellington Hugles

IMAGENS DO CÍRIO DE 2012 EM TUCURUÍ

























 Círio 2012: 80 mil fiéis na procissão de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Tucuruí


Círio de Nossa Senhora de Nazaré leva 80 mil fiéis em procissão de fé

Na manhã do último domingo (14), foi realizada a confraternização dos católicos tucuruienses e da região sudeste do Pará, pelas ruas da cidade de Tucuruí, onde, mais de 80 mil fiéis participaram da procissão em do Círio da Padroeira do Pará Nossa Senhora de Nazaré.
A organização do Círio festejou emocionado o aumento acentuado no número de fiéis que, que na manhã do domingo, inundaram as ruas de Tucuruí em uma só devoção de amor e fé a mãe de Jesus a virgem imaculada Nossa Senhora de Nazaré.
Recorde – Em comparação ao ano de 2011, que segundo informações do Comando da Polícia Militar, teve a presença de 60 mil fiéis, neste ano de 2012 o número de devotos surpreendeu a coordenação do Círio, ultrapassando mais de 80 mil católicos que formaram um mar de pessoas que inundaram as ruas da cidade de Tucuruí.

Presença da Cruz Peregrina - A cruz da Jornada Mundial da Juventude –JMJ, que também é conhecida como: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984) esteve presente à procissão em Tucuruí e foi carregada por milhares de jovens pelas ruas da cidade, que abrilhantaram a belíssima procissão através da campanha “Bote Fé”, que teve início em Tucuruí desde a sexta-feira (12), movimentando jovens de cidade e região, para a participação e organização da programação do Círio de Tucuruí 2012. 
Ícone de Nossa Senhora – A procissão do Círio de Tucuruí, também contou com a presença do Símbolo Sagrado de Nossa Senhora, instituído pelo Papa João Paulo II, sendo entregue no ano de 2003 aos jovens, este segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.
Programação - O Círio de Tucuruí teve início na sexta-feira (12), com a rodo-romaria, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré no bairro do Paravoá, indo até a Igreja da Vila Permanente, com a participação de centenas de veículos.
No sábado (13), a imagem da Virgem Mãe, saiu da Vila Permanente em rodo-romaria até a Vila da Pederneiras (Zona rural), onde ocorreu no final da tarde missa para abençoar os moradores, e, logo após a deu-se início a romaria fluvial até o cais da cidade com a participação de dezenas de embarcações.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada em transladação na noite do sábado (13) do cais da cidade até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de onde saiu à procissão do Círio 2012 na manhã do domingo.
Resumo – Na manhã do domingo (14), foi realizada a missa do Círio na Igreja de Nossa Senhora da Conceição no bairro da Jaqueira, onde em seguida teve início a procissão, saindo a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da cidade com destino a sua Igreja no bairro Paravoá,  contando com a presença recorde de mais de 80 mil devotos. Após o termino do Círio o barracão das festividades de Nossa senhora de Nazaré ofereceu aos promesseiros e fieis os petiscos e comidas típicas dos festejos do natal dos paraenses.
No local durante 15 dias acontecerá a festa do arraial de Nazaré, sendo que a imagem da Virgem Mãe de Jesus ficará exposta em seu altar até o Círio de 2013. 
(Wellington Hugles)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...