segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ocupação de prédio por expropriados forçou reunião com Eletronorte

 Fotos: Wellington Hugles



O representante da Eletrobrás Eletronorte, João Carlos Smielevski, gerente administrativo, informou que a Empresa receberá os representantes do movimento na tarde desta segunda-feira (03). 
Ocupação de prédio por expropriados forçou reunião com Eletronorte
Na manhã desta segunda-feira (03), dezenas de manifestantes coordenados pelo Movimento dos Expropriados da Usina Hidrelétrica de Tucuruí à Jusante e Montante, ocuparam a portaria principal do prédio sede da Administração das Vilas da UHE Tucuruí. Cerca de 100 expropriados acamparam literalmente de “malas e cuia”, para pressionar a estatal no cumprimento das condicionantes, que ao longo dos anos foi deixado no esquecimento, e que agora estão sendo exigidos de forma a garantir a efetivação dos benefícios aos mais de 8 mil expropriados que tiveram seus patrimônios lesados pela construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí em conjunto com as Eclusas, a ocupação tem como meta que a coordenação do movimento seja atendidos pela direção da Eletronorte e que as recomendações do Ministério Publico do Pará sejam colocados em pratica pela diretoria da Eletrobrás Eletronorte.
A ocupação pacifica não alterou o funcionamento do órgão, mas é uma forma de represália contra a estatal, que não se representou na reunião ocorrida na última quarta-feira (29), mesmo garantido que se faria presente desde que os manifestantes liberassem o tráfego de veículo com o fechamento da BR-422 no Km 11, ocorrido no último dia 27, que culminou com a realização da reunião.
Através da Associação das Populações Organizadas Vítimas das Obras no Rio Tocantins e Adjacências – Apovo, os manifestantes levaram novamente ao conhecimento da estatal uma extensa pauta de reivindicações levantada pelo Movimento, com cerca de 43 itens.
As lideranças cobram, dentre outras, a continuidade do programa Cheque Moradia que atende cerca 7 mil famílias nos municípios de Tucuruí, Breu Branco e Baião. Eles denunciam ainda o descaso e abandono da Gestão Estadual do Mosaico do Lago de Tucuruí e o desvio de dinheiro público que inviabilizou as atividades pesqueiras na região do lago atingindo sete municípios que compõem a área de proteção gerenciada pela Eletronorte. (Wellington Hugles)

Os manifestantes receberam o anuncio da reunião através da Assessoria Jurídica da estatal, que prometeu receber uma comissão hoje às 16h 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...