terça-feira, 4 de setembro de 2012

Eletronorte pede novo prazo para análise da pauta dos expropriados


 Eletronorte pede novo prazo para análise da pauta dos expropriados

Desde as primeiras horas da segunda-feira (03), uma grande quantidade de manifestantes coordenados pelo Movimento dos Expropriados da Usina Hidrelétrica de Tucuruí à Jusante e Montante, ocuparam a portaria principal do prédio sede da Administração das Vilas da UHE Tucuruí.
Cerca de 100 expropriados acamparam literalmente de “malas e cuia”, para pressionar a estatal no cumprimento das condicionantes, que ao longo dos 30 anos foram deixadas ao esquecimento, e que agora, novamente estão sendo exigidas de forma contundente para garantir efetivamente os benefícios aos mais de 8 mil expropriados que tiveram seus patrimônios lesados pela inundação de suas terras com a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí juntamente com as Eclusas.
A ocupação teve como meta, forçar uma mesa de negociação entre expropriados e a direção da estatal, durante a manhã da segunda-feira, os manifestantes através da coordenação do movimento foram orientados que as 16 h seriam recebidos pelos dirigentes da empresa. Os manifestantes improvisaram uma fogueira e na frente do prédio da estatal fizeram seu almoço para aguardar a reunião.
Ocupação – A ocupação pacifica não alterou o funcionamento do órgão, mas foi uma forma de represália contra a estatal, que não se representou na reunião ocorrida na última quarta-feira (29), mesmo garantido que se faria presente desde que os manifestantes liberassem o tráfego de veículo com o fechamento da BR-422 no Km 11, ocorrido no último dia 27, que culminou com a realização da reunião no auditório do Cine Rox na Vila Permanente em Tucuruí.
Os dirigentes do movimento juntamente com a coordenação da Apovo, ao verificar a chegada do final do expediente da estatal as 17 h, e nada da comissão ser chamada para a reunião, resolveu radicalizar e ocuparam o saguão da sede administrativa das Vilas da Eletronorte em Tucuruí.
Com a entrada dos manifestantes no prédio, os dirigentes da empresa resolveram atender a comissão, na reunião estiveram presentes um dos diretores de engenharia da Eletrobrás Eletronorte, que veio de Brasília para o encontro com a comissão dos expropriados, e juntamente com a equipe de engenharia de Tucuruí receberam a pauta de reinvindicações com 43 itens, e pediu a comissão um prazo até o dia 21 de setembro para dar uma posição oficial das metas que serão atendidas pela Eletrobrás.
A reunião teve início as 18:30 h e estendeu-se ate as 21:30 h, as lideranças foram incisivas em exigir o cumprimento destas condicionantes, que ao longo de toda a história da construção e funcionamento da Usina de Tucuruí, foram “empurradas com a barriga”, e agora novamente a estatal pede novo prazo, “estaremos dando novamente esta oportunidade para que a empresa resgate seus compromissos junto a toda a região do lago de Tucuruí”, afirmou Samuel Pereira coordenador da Apovo.
Após a reunião a Eletronorte garantiu o transporte aos colonos e ribeirinhos que participaram da manifestação, para o regresso as suas localidades, aguardando o retorno das negociações previsto para o dia 21 de setembro em Tucuruí.
Entenda o Caso:
Através da Associação das Populações Organizadas Vítimas das Obras no Rio Tocantins e Adjacências – Apovo, os manifestantes levaram novamente ao conhecimento da estatal uma extensa pauta de reivindicações levantada pelo Movimento, com cerca de 43 itens.
As lideranças cobram, dentre outras, a continuidade do programa Cheque Moradia que atende cerca 7 mil famílias nos municípios de Tucuruí, Breu Branco e Baião. Eles denunciam ainda o descaso e abandono da Gestão Estadual do Mosaico do Lago de Tucuruí e o desvio de dinheiro público que inviabilizou as atividades pesqueiras na região do lago atingindo sete municípios que compõem a área de proteção gerenciada pela Eletronorte. (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...