terça-feira, 10 de abril de 2012

Ultra Sonografia: população reclama de descaso e falta de atendimento e prefeitura aluga uma que não funciona

Fotos: Wellington Hugles
O aparelho de Ultra Sonografia que foi alugado para a prefeitura, e esta dentro da Maternidade Municipal no prédio do Hospital Regional conforme afirmou o Secretario de Saúde Charles Tocantins
Os profissionais de saúde, que atuam na maternidade do municipal dentro do prédio do HRT nunca presenciaram o funcionamento do aparelho alugado a PMT de Ultra Sonografia ao longo deste 15 meses 


Acima fotos do aparelho de Ultra Sonografia do Hospital Regional em perfeito funcionamento para atender as demandas de alta e média complexidade Ultra Sonografia
 Aparelho de Ultra Sonografia que atende a demanda de mais de 50 exames diários no Hospital Municipal de Tucuruí antigo SESP
Sem papel toalha e papel para cobertura da maca foi necessário improvisar gazes doadas por terceiros para que não fossem suspensos os exames de ultra sonografia para a população sofrida de Tucuruí

A diversos dias os exames de ultra sonografia no Hospital Municipal (SESP) estão suspensos prejudicando as famílias carentes de Tucuruí e as mães em trabalho de parto que estão internadas no Hospital Regional devido a falta do papel filme para a impressão do exame

Denúncias dão conta do total descaso com a população que necessita de exames de ultra sonografia na rede de saúde municipal, sendo que em cada última sexta-feira do mês, a administração do Hospital Municipal de Tucuruí (antigo SESP), realiza a entrega de senhas para o atendimento mensal.
Centenas de pacientes ficam acampados todos os finais de meses, em filas quilométricas em frente ao hospital municipal, onde na sua grande maioria dormem no local para garantir uma ficha para a realização do exame de ultra sonografia.
Segundo informações da equipe de trabalho do hospital, o município está com um déficit de mais de 2.000 exames atrasados, pois diariamente são oferecidas apenas 10 fichas para o atendimento dos pacientes de segunda a quinta-feira, com isso, o hospital coloca a disposição um total de 160 fichas mensais.
Ocorre que, face às demandas encaminhadas dos Postos de Saúde da Família - PSF, Postos de Saúde Municipal e da Maternidade Municipal que foi transferida provisoriamente para o Hospital Regional em dezembro de 2010 pelo período de 90 dias, para a reforma do prédio do Hospital Municipal, e que já se passou mais de 15 meses e não houve o retorno para o prédio do município, sendo necessário ainda o atendimento das pacientes gestantes internadas no regional que são encaminhadas até o SESP para o exame. 
Hoje a equipe que realiza os exames no municipal, atendem diariamente uma media de 50 pacientes diariamente, isto porque, os enfermeiros que realizam o atendimento das gestantes nos PSF e Postos, sempre encaminham as requisições de exames em caráter de urgência, sendo que muitas vezes chega a atrapalhar o atendimento programado das pessoas que madrugaram para conseguir uma ficha para seu exame. E na maioria dos casos encaminhados como urgência não necessitam de atendimento emergencial, sufocando o número de exames e acumulando a fila de espera do atendimento normal.
No relatório de exames demonstra-se que diariamente estra sendo realizada uma quantidade elevada de exames, pois a cada dia seria realizado apenas 10 atendimentos, mas, na última quinta-feira 29 de março, foram atendidos 68 pacientes e na segunda-feira (2) 41 exames.
As administrações do hospital e da secretaria de saúde não estão tendo controle da demanda dos exames, com isso, o único médico especialista esta se desdobrando para atender ao grande número, inclusive enfrentando diversas dificuldades, como por exemplo, na semana passada durante três dias, não houve exames em função da falta do papel filme, onde e impresso o resultado do exame, uma bobina deste papel custa menos de R$ 100 no mercado local, inclusive o papel que tem na máquina de ultra sonografia não garante o término dos exames de um dia de trabalho.
Outro material que esta há meses em falta, são toalhas de papel para a limpeza do gel, bem como o papel lençol para cobrir a mesa de exame, tudo material descartável.
Nos últimos dias os exames só estão ocorrendo, graças a doação de gazes por um colaborador, preocupado que não houvesse a suspensão dos exames.
O secretário de Saúde de Tucuruí Charles Tocantins ao ser acionado pela equipe de reportagem informou que para diminuir a demanda excedente de exames, deverá contratar mais uma médica especialista, para revezar o atendimento em dois horários diários, com isso aumentando em 50% o numero de exames. Determinou à direção do hospital municipal a compra do material que esteja faltando em caráter de urgência. E em primeira mão anunciou que no máximo em 60 dias a Maternidade Municipal retornará a sua origem.
O secretário explicou que a saúde básica do município estará tendo uma excelente melhoria após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, uma obra  construída com recursos do governo federal, que será inaugurada no próximo dia 23 de abril, com isso, abrindo espaço para o retorno da maternidade e a criação de mais leitos.
Na oportunidade Tocantins esclareceu que dentro do Hospital Regional existe um equipamento de ultra sonografia alugado pela prefeitura de Tucuruí, para realizar os exames das gestantes internadas aguardando o nascimento de seus filhos. Ocorre que após a declaração do secretário Charles Tocantins, nossa equipe de reportagem entrou em contato com a direção do Hospital Regional através do médico Carlos Conde sendo informados que o único equipamento de ultra sonografia existente no local é de propriedade do estado, e que em nenhum momento dos últimos 15 meses, outro equipamento de ultra sonografia tanto do município ou mesmo alugado foi instalado dentro do prédio do Hospital Regional. "O que temos aqui na ala da maternidade que foi cedida para a prefeitura de Tucuruí e um aparelho de ultra sonografia totalmente obsoleto, que veio na época junto com a mudança, mais que nunca entrou em operação, se existi algum aparelho de ultra sonografia alugado não está aqui dentro do Hospital Regional de Tucuruí", afirmou Conde. (Wellington Hugles)




Um comentário:

  1. Este prefeitinho e mau carater mesmo só porque a funcionaria atendeu a imprensa e deu os dados necessarios e e liberou o local para as fotos por entender que e um patromonio público foi afastada do seu trabalho, só não foi demitida por que e efetiva, agora toma´le perseguição, maiss tua hora ta chegando e este Novo tem,po de maudades ta se acabando....Ta acbando teu goiverno tra acabando

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...