terça-feira, 13 de março de 2012

Tucuruí: MAB cobra cumprimento de pautas

 Fotos: Wellington Hugles







O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizou na manhã desta terça-feira (13), uma grande passeata e a ocupação pacífica do prédio sede da administração da Prefeitura de Tucuruí.
Cerca de 150 trabalhadores do campo e da cidade ligados ao MAB saíram em passeata pelas diversas ruas de Tucuruí até a Prefeitura, onde ocuparam o saguão da ante sala do gabinete do prefeito Sancler Ferreira exigindo uma audiência com o gestor para discutirem o cumprimento das pautas de negociações assumidas pela prefeitura, e, até o momento, sem nenhuma resolução.
Com a ausência do prefeito Sancler Ferreira, que se encontra em Belém tentando audiência com o governador Simão Jatene, os manifestantes do MAB, formaram uma comissão de seis lideranças sendo recebidas pelo chefe de gabinete da prefeitura de Tucuruí Ronaldo Lessa Voloski.
Na oportunidade foi entregue pela liderança do MAB na região norte, Roquevan Alves, uma pauta de 43 reinvindicações. Ronaldo Voloski observou que apenas três itens eram de competência da municipalidade, dentro da extensa pauta e informou aos representantes do movimento, que com referência a um dos pontos que trata da construção de 28 casas no bairro da Nova Matinha para serem entregues aos integrantes carentes indicados pelo MAB, que este assunto deverá ser observado após o retorno do prefeito, haja vista, que este Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, assinado entre DNIT; Eletronorte e PMT foram celebrados no governo anterior, quando Sancler Ferreira era o vice-prefeito de Cláudio Furman.
O MAB exigiu ainda a realização em caráter de urgência dos serviços de asfaltamento, drenagem e meio fio além da colocação e reposição de luminárias públicas nos bairros: Nova Matinha; São Francisco; São Sebastião; Matinha e Liberdade. O chefe de gabinete esclareceu que o prefeito orientou que estes serviços deverão ser realizados em parceria com o governo do estado; DNIT e Eletronorte, e por isso, deverá ser realiza uma reunião para definir as competências de cada um no atendimento desta pauta, já a iluminação pública será normalizada após a regularização do contrato com a empresa fornecedora dos equipamentos.
Os manifestantes solicitaram através de requerimento uma audiência com o prefeito Sancler Ferreira, que em despacho esclareceu que a maioria da pauta de reinvindicações é com os órgãos de administração do governo do estado e federal, com isso, deverá aguardar primeiro uma reunião ampla com os órgãos governamentais envolvidos e posteriormente deverá reunir com as lideranças do MAB.  
As lideranças no documento cobram também a continuidade do programa Cheque Moradia que atende cerca 7 mil famílias nos municípios de Tucuruí, Breu Branco e Baião. Eles denunciam ainda o descaso e abandono da Gestão Estadual do Mosaico do Lago de Tucuruí e o desvio de dinheiro público que inviabilizou as atividades pesqueiras na região do lago atingindo sete municípios que compõem a área de proteção gerenciada pela Eletronorte.
Os manifestantes solicitaram ainda esclarecimentos com referência aos recursos recebidos pela prefeitura através do governo federal, para a construção de uma subestação e distribuição de água para os moradores do bairro Palmares. Voloski esclareceu que conforme orientação do diretor da autarquia Nossa Água de Tucuruí, Ronaldo Felipe, dentro do prazo de 60 dias deverá entrar em funcionamento o abastecimento de água dos moradores do bairro.
A liderança regional do MAB Roquevan Alves esclareceu que as manifestações estão sendo feitas de forma ordeira, e dentro do calendário de mobilização nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, que teve início nesta semana.
A intenção é protestar contra o atual modelo energético brasileiro e cobrar direitos que não foram respeitados até os dias atuais.
Nesta segunda-feira (12), a manifestação iniciou em frente à entrada principal da Vila Residencial da Eletronorte, em Tucuruí, centenas de manifestantes protestaram cobrando da Estatal o cumprimento de diversos acordos não cumpridos. Os representantes do movimento foram atendidos no final da tarde pelo gerente administrativo das Vilas Residências da Eletrobrás Eletronorte João Carlos, que recebeu a pauta com 43 reinvindicações das mãos das lideranças do MAB, que será encaminhada para o conhecimento da diretoria da estatal em Brasília.(Wellington Hugles)

Um comentário:

  1. Nossa solidariedade com esse pessoal tão sofrido de Tucuruí e, em especial, com o MAB! na verdade,é forçoso dizer que são todos vítimas de políticas públicas precárias e, na maioria da vezes, equivocadas! sem, naturalmente, citar a falência dos órgãos de controle e ficalização dai, que só funcionam na base do: blá, blá, blá! até quando, Meu Deus.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...