sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Águas do Tocantins ameaçam desabrigar famílias durante a festa de Momo

Fotos Wellington Hugles

Ao fundo uma mega estrutura montada para durar 4 dias de festejos alusivos ao Carnaval, e abaixo as águas do Rio Tocantins engolindo a Av. Lauro Sodré
Águas do Rio Tocantins invadem a Av. Lauro Sodré próximo a Praça Jarbas Passarinho
Nível do Rio Tocantins acima do considerado de alerta ultrapassando 10 metros
Marcadores do nível do Rio Tocantins no bairro do Mangal demonstram que as águasultrapassaram 10 metros


Com as fortes chuvas ocorridas nos últimosdias, o volume de água que chegam ao reservatório da UHE Tucuruí vem necessitandogradativamente de uma maior abertura nas comportas do vertedouro, liberando ummaior volume de água a jusante, na manhã desta sexta-feira (17), o volume de águamedido nos marcadores do bairro do Mangal já ultrapassavam os 10 metros. Comisso ultrapassando o nível de alerta.
As águas na noite desta sexta-feira, jácomeçaram a tomar conta da parte baixa da Av. Lauro Sodré próximo a PraçaJarbas Passarinho, como ocorrido nos anos anteriores, este local indica as famíliasque sempre são atingidas pelas águas, que devem começar a se preocupar e seprepararem para serem remanejadas para os locais de abrigos.
No ano de 2011, muitas famílias foramretiradas de suas residências face ao aumento no nível do Rio Tocantins e asfortes chuvas culminando com o acumulo das águas que não tem para onde correrinvadindo as residências da parte baixa da cidade como Matinha e Mangal.
Este ano as primeiras comportas da Usinade Tucuruí foram abertas com um mês de antecedência, e estamos vivenciando nas vésperasda festa de momo da cidade o aumento acelerado no nível das águas do Rio Tocantins.
Na foto esta demostrado a disparidade dapreocupação da prefeitura e dos investimentos em prol da população, ao fundouma mega estrutura montada para durar 4 dias, na promoção de festejos alusivosa festa de Momo. Abaixo as águas do Rio Tocantins engolindo as ruas e em poucosdias invadindo casa e desabrigando famílias inteiras durante o Carnaval e indoaté o fim do período invernoso.
Muitas vezes foram realizados alertasreferentes ao inverno que sempre castiga o município, mas poucas ações foramrealizadas, faz muito tempo que os córregos e igarapés da cidade não foramlimpos, bem como o acelerado numero de obras em cima dos igarapés impedindo ocurso normal que fica comprometido face ao grande acumulando de lixo em toda asua extensão vindo a prejudicar as familiais mais carentes que tem que vivernestes locais devido à falta de programas habitacionais do município.
Esperamos que os investimentos realizadospela Prefeitura Municipal de Tucuruí para garantir a realização do Carnaval, comopor exemplo, os R$ 360.000,00 que foram repassados oficialmente para as escolasde samba, e algo em torno de mais ou menos por uma base no que esta sendorealizado de R$ 800.000,00 para ocusteio em estrutura de camarotes e cabines, sonorização, segurança, materialde divulgação, outdoor, rádio, televisão, bandas, mídia e muitas mais coisasque não temos conhecimento e não podemos confirmar o valor oficial por não termosacesso a estas informações, que não venham a fazer falta na assistência as famílias que provavelmente não serão poucas atingidas pela enchente do Rio Tocantins.
Até o momento não temos conhecimento das ações que estão sendo realizadas para o remanejamento dos atingidos ou mesmo a preparação dos locais como, por exemplo, o Parque de Exposição, usado anualmente, com a mínima infraestrutura necessária para atender as famílias com dignidade, assim como estão sendo feitos nos investimentos através dos recursos públicos para a garantia de 4 dias de festas de Carnaval. (Welllington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...