segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Três prefeitos podem perder o mandato


SOB SUSPEITA


Prefeitos de cidades da região, que se mantém no cargo por força de liminar concedida pela Justiça, correm o risco de não concluir o mandato. É o caso do prefeito de Ipixuna do Pará, Evaldo Cunha, acusado de várias irregularidades no exercício do cargo. Em 2009, Cunha foi afastado, por duas vezes, do comando da prefeitura, sendo uma delas pela Justiça do Pará, acusado de fraudar as eleições de 2008, e outra pela Justiça Federal. Reintegrado ao cargo, por força de liminar, o gestor tenta se manter na cadeira de prefeito até o final do mandato, que se encerra em dezembro de 2012. No entanto, todos os recursos impetrados por Evaldo Cunha deverão ser julgados, em última instância, até fevereiro de 2012.

Situação semelhante ocorre em Dom Eliseu, onde o prefeito Joaquim Nogueira Neto, continua ocupando o cargo graças a liminar concedida pelo TRE. No ano de 2009, Joaquim Netto teve o mandato cassado, sob a acusação de barganhar votos em troca de medicamentos e consultas. Na época, uma equipe médica que estava na cidade fazendo atendimentos em um dos bairros de Dom Eliseu foi denunciada por membros de uma coligação adversária. Depois que a equipe deixou a cidade, o veículo em que os profissionais de saúde viajava uma caminhonete de propriedade da Sespa, capotou na BR 010, à altura da cidade de Paragominas, matando dois médicos.

Por outro lado, o Tribunal Superior Eleitoral deverá julgar, logo nos primeiros dias de fevereiro de 2012, um recurso impetrado por Olavio Rocha, prefeito afastado de Rondon do Pará, que pleiteia recobrar o mandato. A atual prefeita, Shirley Cristina Malcher, que assumiu no lugar de Olavio, é alvo de várias denúncias no município. Na semana passada, a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar o envolvimento da prefeita em fraudes no Departamento de Licitação da prefeitura. Recentemente, uma empresa recorreu à Justiça, alegando que "uma verdadeira quadrilha havia se instalado na prefeitura de Rondon, para fraudar processos licitatórios". 

Um comentário:

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...