quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novo Repartimento festeja 20 anos de emancipação com o sorteio de 20 motos

Fotos: Wellington Hugles

 Disputa acirrada no GP de Motocross de Novo Repartimento, evento nacional incluso nos festejos de 20 anos de aniversário da cidade


 Nova sede administrativa da prefeitura de Novo Repartimento um prédio moderno no município em franco desenvolvimento no Pará


O município de Novo Repartimento localizado no sudeste paraense distante a 500 km da capital Belém, conta com uma população estimada em 2010 de cerca de 62.050 habitantes, em uma área de 15.464,19 km².
O povoamento foi iniciado em um vilarejo, situado à margem do Rio Repartimento. Tudo começou com o Sr. Evaristo, primeiro morador que se instalou no início nos anos 1970, próximo ao alojamento da Construtora Mendes Júnior, empresa responsável pela terraplanagem da Rodovia BR-422 que ligaria a Rodovia BR-230 ou Transamazônica à hidrelétrica de Tucuruí. Isso aconteceu na altura do Km 157 da Transamazônica que rasgaria o coração da Amazônia interligando-a ao Centro-Sul do país.
Por ser vizinho da primeira área demarcada como reserva Indígena Parakanã, denominou o novo local de Vila de Repartimento, pois este rio também servia de limite para a reserva indígena. Essas são as justificativas oficiais para o surgimento do primeiro núcleo populacional que deu origem ao município.
O município surgiu a partir da mudança obrigatória da vila de Repartimento Velho, em decorrência da inundação daquela área pelas águas da represa da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
O município foi criado pela Lei 5.702, de 13 de dezembro de 1991, sendo desmembrado dos municípios de Tucuruí, Jacundá e Pacajá.
Cerca de 90% da população vive no meio rural, em projetos criados pelo Incra, e estão ligados direta ou indiretamente à atividade agrícola. A pecuária tem pequena participação no contexto econômico, sendo praticada por médios e grandes produtores. No extrativismo vegetal, os produtos que mais se destacam são a madeira, castanha do Pará e o cacau.
Comemoração – A prefeitura municipal de Novo Repartimento realizou ontem os festejos em comemoração aos 20 anos de emancipação política do município, com uma programação extensa que começou no dia 18 e nesta terça-feira 20, contou com diversos eventos, pela manhã foi realizada uma programação esportiva, com uma partida amistosa entre a Seleção de Novo Repartimento X Independente de Tucuruí, campeão paraense de 2011. A população lotou o estádio Ronivaldo Alves Braga em novo Repartimento e comemorou a vitória superior do Independente pelo escore de 5 X 0.
No período da tarde foi realizado o GP de Motocross de Novo Repartimento, evento incluso na comemoração ao aniversário da cidade, com a disputa de sete baterias de provas em diversas categorias contando com a presença de mais de 200 pilotos de renome nacional. Recebendo o vitorioso em cada bateria uma premiação em dinheiro das mãos da prefeita da cidade Valmira Alves.
Os festejos foram encerrados a noite com um evento no Parque de Exposições de Novo Repartimento, o grande atrativo foi os shows com a Banda Cabra no Forró e o cantor Negro Loiro, contando ainda com o sorteio de 20 motos, que foram doadas pelos fornecedores que prestam serviços a municipalidade. Cada pessoa para receber seu bilhete na portaria do evento realizou a doação de 1 kg de alimento, que serão entregueis para as famílias carentes cadastradas no projeto “Natal sem Fome” da Secretaria de Assistência Social do município.
Os premiados receberam das mãos da prefeita Valmira Alves e do secretario da prefeitura Zé Lima as chaves e os documentos das motos 0 Km.
Para a prefeita o evento corou a todos os munícipes de forma democrática e com união, passado apenas nove meses que assumiu a prefeitura, Valmira esclarece que “trabalhar com humildade e com respeito, primando com seriedade nas coisas públicas conseguimos transformar uma cidade estagnada em um município novo com apenas 20 anos, mais com um aumento generalizado do seu crescimento”. (Wellington Hugles)

Um comentário:

  1. kelly costa dos santos15 de junho de 2012 às 15:57

    cidade muito bela gostaria de ir passear ai;;;

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...