quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dengue avança em Tucuruí e veículo S 10, que realize o serviço esta como roubada junto ao Detran Pará

Fotos: Wellington Hugles

O veículo procurado pelo Detran/PA, tendo o seu registro como roubado, que serviria para a aplicação do fumacê nos bairros da cidade encontra-se em frente ao CEO, de onde não pode sair por falta de pagamneto do serviços realizados de lanternagem e mecânica

Veículo oficial de Belém encontra-se na Avenida Veridiano Cardoso em Tucuruí, retido na oficina por falta de pagamento dos serviços realizados e não no pátio de retenção do Detran onde deveria estar, mistério inexplicável

O veículo que faria o combate do mosquito da dengue, acumulando água parada para proliferação do surto da doença em Tucuruí

Veículo semi novo com a logomarca da administração "Construindo um novo Tempo", que operava no combate a dengue na cidade foi totalmente depenado e deixado ao relento servindo de mais um criadouro ao Aedes aegypti na cidade


Documento do Detran/PA, confirma que o veiculo JUI 43o4 encontra-se retido no parque de apreensão do órgão oficial de trânsito do Pará


A coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde e Núcleo Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Tucuruí, a enfermeira Elizabeth Fontenele, informou que todas as medidas estão sendo tomadas para orientar a população do perigo da proliferação do mosquito Aedes aegypti. As principais ações que estão sendo tomadas dizem respeito à educação e saúde, com visitas residências pelos 48 agentes de endemias do município, que atendem os 30 bairros da cidade com uma população que ultrapassa os 100 mil habitantes.
São realizadas ainda reuniões para orientação no combate a pontos de acumulo de água e de lixo em reuniões com as entidades de birros e com toda a sociedade civil organizada, no mês de novembro a Sesma, realizou uma grande mobilização do dia “D”, com campanha educativa na prevenção a Dengue em diversos pontos centrais de vias públicas do município.
Fumacê – Os trabalhos para o combate do mosquito Aedes aegypti nos bairros de Tucuruí, através da equipe de borrifação do fumacê, passam por dificuldades, com a falta de veículo adequado para os serviços, a Sesma tem encontrado dificuldades, com isso, houve uma redução do fumacê nos bairros. Mais a Sesma vem conseguindo veículos de outros setores, como é o caso do carro que atende ao combate a malária e realiza a borrifação nos bairros com um índice acima de 1% de proliferação do mosquito, conforme determina o Ministério da Saúde.
Os bairros que foram realizadas com todas as dificuldades a visita do fumacê são: Getat, Colorado, Jardim Paraiso, Santa Mônica e Palmares. A Vila Permanente onde existem mais de 2.500 residências, os serviços de fumacê é realizado através da estatal Eletronorte, com isso diminuindo razoavelmente o índice de notificações de dengue que no início deste ano foi o bairro que teve o maior numero de notificações.
A coordenadora esclareceu que no mês de outubro foram notificadas 18 suspeitas de dengue, sendo 11 de Tucuruí, 4 casos oriundos do município vizinho de Breu Branco, 2 de Novo Repartimento e 1 de Pacajá. Durante o mês de novembro o departamento notificou 11 casos, sendo 9 de Tucuruí, 1 de Breu Brando e 1 de Baião. Neste início de dezembro já houve 2 casos identificados.
Dengue Hemorrágica – A Sesma tem feito tudo possível para que não aconteça o ocorrido nos meses de janeiro a março deste ano, onde foram notificados cinco casos de pessoas suspeitas com dengue hemorrágica e que passaram por diversas complicações, sendo internadas no hospital regional e posteriormente transferidas a capital.
Foi neste período que a menor Lara Maria de apenas 2 anos, foi notificada com suspeita de dengue hemorrágica, chegando a óbito, sendo que foram realizados dois exames, para ter a confirmação, sendo que ambos deram o resultado negativo, e devido ao falecimento da menor, foi realizado o terceiro exame que até os dias atuais não foi informado ao departamento da Secretaria o resultado.
Veículo – Nossa equipe de reportagem realizou visitas a diversos bairros da cidade para acompanhar os serviços de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, e em todos os bairros a população reclama pela falta da prestação dos serviços de prevenção e acompanhamento dos casos que estão proliferando em toda a cidade. Tivemos denúncia que neste período do início do período invernoso, nunca houve a borrifação do fumacê em nenhum bairro da cidade, inclusive o veículo que serve para este fim esta em uma oficina há meses com sua manutenção finalizada e não foi liberado devido à falta de pagamento dos serviços realizados.
Denúncia – Após a confirmação pela equipe de reportagem que localizou o veículo do Departamento de Endemias do munícipio em uma oficina, verificamos uma situação ainda mais complicada, ao analisarmos a placa do veículo oficial do munícipio, foi identificada uma situação de atraso de licenciamento a mais de oito anos, e o que é pior, ainda no relatório do Detran/PA, consta que o veículo foi roubado e encontra-se recolhido dentro do pátio de retenção do Departamento de Trânsito do Pará.
Com isso, observa-se que a administração municipal esta totalmente despreocupada com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, colocando toda a população em estado de risco e de forma acintosa não esta garantindo o mínimo necessário ao combate a dengue e ao atendimento do que rege a constituição federal que determina o direito a assistência e à saúde. (Wellington Hugles)

2 comentários:

  1. E pra piorar as coisas, o carro tá parado irregularmente em cima da calçada obrigando o pedestre a transitar pela rua dividindo espaço com veículos que por ali passam.
    Agora eu pergunto a vocês! Não era pra CTTUC verificar essa situação e tomar as devidas providências? Se é o veículo de um cidadão com certeza estaria sendo guinchado e o proprietário teria que desembolsar R$200 conforme foi dito na sessão da câmara, onde ocorreram aqueles fatos lamentáveis.
    Vamos cobrar uma atitude da CTTUC!!! Carros da prefeitura não tem prioridades e nem regalias não.

    ResponderExcluir
  2. será por isso que NUNCA MAIS teve fumacê na cidade e os mosquitos tão pra carregar a gente? ou será que é porque não tem gente competente pra comandar o setor de transporte da saude e da pmt?

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...