terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Câmara outorga títulos de “Cidadão Tucuruiense”

Vereador presidente da casa de leis José Gomes comandou a solenidade
Em pé: Padre Jair Sales, Juraci Barroso, Carlos Lira, Fernando Leite (Representando Antônio Pardauil), Clodoaldo Oliveira, Adriano Melo (Representando Sinomar Naves). Sentados: Ana Paula Santos (Representando ainda Gerson Mulatinho), Almir Machado, Cametá do Carvão (Representado por sua filha), Risonete Rodrigues e Francisco Rodrigues Araújo (Chico Seco)
O chefe de gabinete do gestor municipal Ronaldo Voloski, representando o chefe do executivo
Mesa de autoridades da solenidade de entregas de títulos de “Cidadão Tucuruiense”

Os vereadores da Câmara de Tucuruí realizaram na manhã desta terça-feira 13, a última sessão ordinária do ano e a solenidade de entrega de “Título de Cidadão Tucuruiense” a diversas autoridades e pessoas que foram indicadas pelos vereadores, que contribuíram ao longo destes 64 anos de emancipação politica da cidade de Tucuruí para o seu crescimento e desenvolvimento.

A solenidade foi coordenada pelo vereador presidente da casa de leis José Gomes e contou com a presença do chefe de gabinete do gestor municipal Ronaldo Voloski, representando o chefe do executivo, o comandante do grupamento do Exército em Tucuruí major Marcos Guedes Taveira e o delegado da Polícia Civil Jivago Freitas Ferreira.

Os vereadores que realizaram as indicações dos homenageados nesta data usaram a tribuna para parabenizar os novos “Cidadãos Tucuruienses”, e fizeram um breve relato de todo o histórico que corou com a outorga desta comenda.

Um dos homenageados com o título, indicado pelo vereador Tom Bonfim, que emocionou a todos os presentes foi o Sr. Francisco Rodrigues Araújo, 89 anos, natural da cidade de Cametá, que adotou há décadas Tucuruí como sua cidade, ficando conhecido popularmente como “Chico Seco”, graças a um comércio de secos e molhados de sua propriedade, progredindo durante anos e comandando o comércio de material de construção até os dias atuais.

A contabilista Risonete Pinto Rodrigues também recebeu o reconhecimento de “Cidadã Tucuruiense”, através da indicação do vereador Jones William, pelos relevantes serviços prestados há época pela municipalidade e pelo apoio dado em sua função organizando as empresas na cidade e dando condições do crescimento econômico através dos pagamentos de impostos.

Também receberam o “Título de Cidadão Tucuruiense”, o empresário Almir de Melo Machado, a médica Ana Paula dos Santos Magalhães e o médico Gerson Mulatinho de Oliveira todos através de indicação do vereador Pastor Antônio Braga.

O líder do prefeito vereador Antônio Carlos Sousa (Titonho) apresentou a indicação do empresário Clodoaldo Lopes de Oliveira; do economista e empresário Carlos Magno Lira e do ex-técnico de futebol, que através de seu trabalho conquistou com sua equipe o título inédito de Campeão Paraense de 2011 ao Independente de Tucuruí, o professor Sinomar Naves que na sua ausência foi representado pelo fisioterapeuta Adriano Melo.

Mais um filho da cidade de Cametá que veio atrás de oportunidades em Tucuruí e unificou sua vida com o crescimento da cidade foi o empresário Raimundo Rodrigues, conhecido como “Cametá do Carvão”, que foi homenageado através de indicação do vereador Bena Navegantes.

Através de indicação do vice-presidente da Câmara vereador cametaense Antônio Aragão (Tabaco), mais homenageados naturais da cidade de Cametá receberam o título, o Sr. Juraci Barroso Filho e o Padre Jair do Carmo Sales Soares. Padre Jair trabalhou comandando a Paróquia de São José nos anos de 2000 a 2002, e atualmente está na Irlanda, em Tucuruí teve um papel importante na formação religiosa e absorveu ramificações no município que o credenciou a comenda reconhecendo-o como “Cidadão Tucuruiense”.

O vereador Tom Bonfim em função da ausência do vereador Chico Enfermeiro, foi o orador demostrando o reconhecimento da casa de leis em outorgar ao Engenheiro Antônio Augusto Bechara Pardauil a maior comenda do legislativo, tornando-o “Cidadão Tucuruiense”. Tom esclareceu que a decisão foi tomada por unanimidade dos vereadores pelo reconhecimento dos excelentes trabalhos realizados como gerente da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e atualmente graças a sua competência, assumiu a superintendência regional de produção hidráulica da Eletronorte Eletrobrás, onde na oportunidade em função de sua ausência o título foi recebido pelo Engenheiro Fernando Leite.

O presidente da Câmara vereador Zé Gomes encerrou a solenidade parabenizando a todos os homenageados e pediu um comprometimento para todos os presentes no sentido de buscar soluções para a continuidade do desenvolvimento do munícipio e da geração de emprego e renda que é maior barreira que atravessa a população de nossa cidade, finalizou desejando feliz natal e um prospero 2012. (Wellington Hugles)

Fotos: Wellington Hugles

5 comentários:

  1. Gostaria de saber qual é a relevância social do Oliveira e do Almir. Fala sério! Gostaria de saber também por quê a população de Tucuruí não indica quem seria homenageado por eleição? Pra falar a verdade, daí, a única indicação relevante é a do padre. Outra coisa, quantos anônimos lutam, batalham nas escolas, nas ruas, hospitais e não são reconhecidos. É fácil homenagear quem tem dinheiro ou rende dinheiro. Ah, eu sou tucuruiense,logo já tenho meu título! O setor mais carente é o social e acredito que as pessoas do corpo a corpo, do chão da fábrica é que mereceriam as "honras". Bem, se vamos olhar pelo lado da economia,por que não homenagear as senhoras nordestinas que vendem cheiro verde na feiras ou camelôs que andam no sol quente, ou os feirantes, ou professores, enfermeiros, pessoas ligadas a trabalhos comunitários (ah, lembrei...isso não dá dinheiro)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as pessoas que vc como alienado que deve ser, nao sabe é que elas vieram de "baixo" nao foi facil, estudaram e batalharam pra isso, quando for falar de alguem tenha pelo menos pesquisado a vida da pessoa, abraço!

      Excluir
  2. esses vereadores safados tem ki ta fiscalisando a saúde do municipio ki ta na UTI.não dando diplomas comprados por esses empresarios.cuidado eles vam querer ki bank a campanha depois. é uma vergonha, a diretora do hospital do municipio ki está dentro do regional pedio demição com vergonha, não tinha nem comida pra da pros pacientes. é só pegar o dinheiro do zé antonio e da enilda ki eles roubarão e faser o hospital, da ki sobra.

    ResponderExcluir
  3. dra Ana Paula recebeu por colocar a matenidade dentro Hospital regiONAL h

    ResponderExcluir
  4. quem deveria ganhar titulo de cidadão, são pessoas de tucurui, há lembrei nós não temos dinheiro pra comprar titulo,falar nisso quanto custa um titulo? ou tem qui bancar a campanha dos vereadores. isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...