sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MEC: IFPA está entre mal avaliadas

O MEC vai cortar vagas de todos os cursos com CPC 1 ou 2

No Pará, nove instituições, oito privadas e uma pública, não atingiram resultado satisfatório ficando com nota dois ou abaixo de dois no CPC e no Índice Geral de Cursos (IGC), que tem a mesma escala de cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória. Abaixo de dois, a atuação é insatisfatória.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) foi a única instituição pública do Pará a ser reprovada, com nota 2. Dos 10 cursos do IFPA avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, só seis passaram.

As universidades federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (UFRA) obtiveram nota três, assim como a Universidade do Estado do Pará (Uepa), além da Unama e Cesupa.

A reitora de Ensino do IFPA, Sônia Santos, disse que a instituição ainda não havia recebido oficialmente o comunicado da avaliação, mas atribuiu o resultado negativo à greve de aproximadamente 135 dias realizada entre agosto e o início deste mês no instituto, o que impediu muitos estudantes de fazerem a prova do Enade.

“Nossos alunos que iam integralizar o curso em 2011 não vão mais integralizar”, explicou a professora.

O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do CPC, indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

Considerando apenas as graduações que obtiveram CPC, as com nota baixa representam 20% do total. Os cursos com CPC 4 ou 5 são considerados bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5).

O MEC vai cortar vagas de todos os cursos com CPC 1 ou 2.

Entre as instituições que tiraram média até 2, também estão a Faculdade Pan Americana, Escola Superior Madre Celeste, Faculdade da Amazônia, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, Faculdade de Estudos Avançados do Pará, Faculdade de Itaituba, Faculdade do Pará, Faculdade Pan Amazônia e Faculdades Integradas do Tapajós. (Com informações do Diário do Pará sucursal de Tucuruí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...