sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Saúde de Tucuruí à beira de um colápso é matéria do Diário do Pará de hoje



5 comentários:

  1. A EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS E CARAJÁS SERÁ O MAIOR INVESTIMENTO NA AMAZÔNIA.


    No dia 11 de dezembro o Brasil verá, pela primeira vez, o povo se manifestando num plebiscito sobre a reorganização territorial e criação de novos Estados. Todos os demais Estados criados após a Independência foram resultado de decisões autoritárias. O Tocantins seria a exceção, mas neste caso quem se manifestou foi o Congresso constituinte e não o povo.

    Mato Grosso foi dividido por uma canetada do general-presidente Figueiredo. Amapá, Acre, Rondônia e Roraima foram decisões do ditador Getúlio Vargas que os fez Territórios Federais depois transformados em Estados pelos constituintes de 1988. Muito antes, dom Pedro II criou Paraná e Amazonas. A própria capital federal, Brasília, cujo território foi retirado de Goiás, foi decisão solitária de Juscelino Kubistchek, projeto que enterrou o país na onda inflacionária que até hoje nos atemoriza.

    O plebiscito pelo Tapajós e Carajás é, portanto, uma experiência sócio-política inédita e por isso o Brasil deveria prestar mais atenção, ao invés de as elites nacionais, especialmente a "grande" imprensa, ficarem desdenhando e externando o seu conhecido preconceito a respeito de tudo que se faz e tenta fazer na Amazônia. Seu preconceito só não se manifesta em relação ao saque dos recursos naturais daqui para lá.

    Os que se opõem usam os mesmos surrados argumentos do passado, de que uma nova unidade autônoma sairia muito caro. Caro ao país é o projetado "trem-bala" Rio-S.Paulo, bilhões que poderiam ser empregados na construção de rodovias e ferrovias decentes por todo o país.

    Caro aos milhões de amazônidas são os mega-projetos de gigantescas hidrelétricas e de mineração que carregam as riquezas da região para fora, muito pouco ou nada deixando aos brasileiros da Amazônia, tão brasileiros quanto os demais. Caro, caríssimo ao Brasil é a percepção de governos tanto ditatoriais como democráticos que continuam a encarar a região como colônia do Brasil e do grande capital, nacional e estrangeiro.

    Bilhões estão sendo gastos para despoluir o rio Tietê, em São Paulo, bilhões estão sendo gastos para o Rodoanel, em São Paulo, bilhões serão gastos para o trem bala em São Paulo, bilhões estão sendo gastos em reforma de aeroporto em São Paulo, e o povo do Pará pensam que estão pendindo demais ao governo federal duas novas capitais, Santarém e Marabá.

    São Paulo tem 70 deputados federais , o Estado do Tapajós terá 8 e Carajás 8.
    Estão reclamando do que ?
    Como o Pará pensa pequeno !

    SIM AO NOVO PARÁ.
    SIM AO DESENVOLVIMENTO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns caro anônimo pelas palavras sábias e encorajadoras, só me faz acreditar mais ainda de que minha decisão pelo SIM a Carajás e Tapajós é uma decisão certa e concreta.
    Não tenha medo de aparecer, peço saia do anonimato, se mostre como um grande formador de opinião, você tem capacidade pra isso!!!!
    Meu nome é Rafahel, sou Paraense e quero o melhor pro meu Pará.
    EU VOTO SIM !!!!

    ResponderExcluir
  3. pois voto não a divisão do pará esses politicos sangue suga não estão nenhum pouco preocupados com a população , só estão preocupados em enriquecer com dinheiro publico,um bando de urubu. só de olho no dinheiro.politico nesse pais não deveria ganhar salario, aí sim veriamos pessoas honestas dirigindo o que é de todos.

    ResponderExcluir
  4. essa historia de que a divisão do estado do pará sera o maior investimanto da amazonia,é conversa fiada esse anonimo so pode ser um tremnedo de um puxa saco desses politicos que são a favor da divisão,e só querem encher seus bolsos com dinheiro público,população abre o olho... e essa historia de que belém fica com a maior parte do imposto é conversa pra boi dormir, pra enganar gente inocente!

    ResponderExcluir
  5. queria saber por qual motivo voces so publicam os comentários que convem a voces, isto não é uma democracia é uma ditadura,voces são muito tendenciosos, falar dos outros é muito facil, o dificil é se abrir para a opinião de todos,voces são todos iguais

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...