sábado, 8 de outubro de 2011

Devotos acompanham procissão fluvial do Círio de Nazaré, em Tucuruí

Fotos: Wellington Hugles
Dezenas de embarcações acompanharam o barco São Benedito no Círio Fluvial entre Vila Pederneiras e Tucuruí

Embarcação que conduziu a imagem da virgem Nossa Senhora de Nazaré com ornamentação especial

Tudo pronto aguardando a chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em Tucuruí

Círio Fluvial realizado manhã deste sábado na baía do Guajará, em Belém

Tucuruí - Mais de 50 embarcações participaram na tarde deste sábado (8), da procissão do Círio Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré, conhecido como “o Círio das Águas”, em Tucuruí, distante 400 km da capital paraense.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida abençoando o rio e seus ribeirinhos pela embarcação São Benedito e acompanhada por dezenas de barcos ornamentados com flores e balões. A procissão fluvial saiu da Vila Pederneiras no final da tarde, subindo o Rio Tocantins passando pelas praias do Amor, Beira Rio, Mangal até a balsa dos piloteiros náuticos no cais de Tucuruí.

Rodoviário - Centenas de devotos realizaram na manhã deste sábado a festa Nazarena com o Círio Rodoviário, que iniciou as 6 h, saindo da Igreja Santa Rita de Cássia na Vila Permanente até a Vila Pederneiras onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré permaneceu até as 16 h, retornando com o Círio Fluvial pelo Rio Tocantins até o Cais do Porto da cidade e de lá uma nova procissão se formou a Transladação das Velas até a Igreja Nossa Senhora da Conceição onde ficará para visitação popular até o momento da saída da grande procissão do Círio de Nazaré pelas ruas de Tucuruí na manhã deste domingo (9), até a chegada à Igreja Nossa Senhora de Nazaré no bairro do Paravoá.

Homenagens - Durante todo o percurso deste sábado, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré recebeu inúmeras homenagens dos fieis tucuruienses.

São quase duas décadas de uma história em que protagonistas anônimos reúnem-se para expressar a crença em Nossa Senhora de Nazaré. Espetáculos de devoção se multiplicam e emocionam a população, este ano o percurso do Círio será pela Rua Siqueira Campos, Santo Antônio, Avenida Pioneira, Avenida Tancredo Neves, Avenida 7 de Setembro, Praça do Rotary, Avenida Lauro Sodré, Avenida São João, Travessa Glória até a Travessa Santos Dumont (Paravoá).

Quando a procissão do domingo terminar, as famílias se reúnem para o tradicional almoço do Círio, onde são consumidos os pratos típicos do Pará, como o pato no tucupi e a maniçoba. (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...