quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Corpo de recém-nascido desaparece misteriosamente do Hospital Regional de Tucuruí

Fotos: Wellington Hugles
Hospital Regional um caos na saúde da região

O casal Josuel da Silva Santos e Liziane dos Santos Cantanhide vivenciaram dias de terror com o nascimento das filhas gêmeas.

Um mistério assombra profissionais de saúde e autoridades do município de Tucuruí. O corpo de um recém-nascido simplesmente desapareceu do Hospital Regional de Tucuruí (HRT) na madrugada da última quarta-feira (5).

Os familiares, vindos de Goianésia do Pará, procuram pelo corpo de pouco mais de 12 centímetros e a Polícia Civil já foi acionada e investiga a participação de um funcionário do HRT, que teria roubado o cadáver. Câmeras de segurança teriam filmado o funcionário carregando um saco plástico supostamente com o corpo.

Vindos do município de Goianésia do Pará, a 70 km de Tucuruí, a gestante Liziane dos Santos Cantanhide, 19 anos, deu entrada no Hospital Municipal de Goianésia na madruga da segunda-feira (3), e por volta das 5 horas teve sua primeira criança no banheiro do hospital. A diretora do hospital ao verificar que a criança estava morta, prematura de 5 meses de formação, orientou o pai Josuel da Silva Santos, 18 anos, para retirar o cadáver e realizar o sepultamento.

Como a paciente continuava com muitas dores, verificou-se que ainda existia outra criança em placenta separada, o que motivou a transferência para o Hospital Regional de Tucuruí. As 11 h da terça-feira (4), o casal deu entrada no HRT e a gestante foi encaminhada para a maternidade. Às 13 h a paciente deu a luz a uma menina que foi encaminhada às pressas para o CTI onde faleceu e foi encaminhado para o necrotério do hospital, que fica atrás do prédio, em um local de acesso restrito.

Josuel Santos, conta que realizava o sepultamento da filha nascida morta em Goianésia quando recebeu informação de familiares que sua esposa teria perdido sua segunda filha. Ao chegar a Tucuruí foi informado que a criança estava internada na CTI do Hospital com vida. A notícia da morte da filha só foi dada na noite da terça-feira (4).

Ao pedir para providenciar a transferência para Goianésia, foram informados que o corpo teria sumido do hospital.

O pai conta que procurou a direção do hospital e foi informado que estavam realizando uma sindicância para apurar o desaparecimento do cadáver da recém-nascida.

Não convencido com as explicações da direção do HRT, Josuel Santos encaminhou-se a Seccional de Tucuruí e registrou ocorrência policial pedindo providências para o fato.

O delegado Jivago Ferreira, da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, responsável pelo inquérito solicitou a direção do HRT todas as filmagens das câmeras internas de segurança e o registro de acesso de pessoas ao local onde sumiu o cadáver. “O fato é que o corpo desapareceu e isso é um crime e será apurado até seu esclarecimento”, declarou.

O médico José Raimundo da Silva Aires, à frente da direção do HRT há 30 dias, disse que assim que recebeu a informação do falecimento e sumiço da recém-nascida, acionou o serviço de vigilância e segurança do Hospital para verificar as imagens das pessoas que tiveram acesso ao local, e de imediato determinou a abertura de sindicância administrativa para apurar o caso.

Na manhã de ontem (6), a Polícia Civil solicitou à direção do HRT as filmagens e os nomes com endereço das pessoas que acessaram o local onde se encontrava o corpo. “Temos uma grande suspeita de um funcionário terceirizado que aparece na filmagem saindo do local com um saco nas mãos. Pode ser o autor do desaparecimento do corpo”.

Boatos - Funcionários do HRT que não quiseram se identificar com medo de represálias informaram que no local as portas sempre se encontram abertas e sem nenhuma segurança. Um fato corriqueiro é a presença de animais (cachorros e gatos) nas alas do hospital e no necrotério. Especula-se a possibilidade de o corpo da recém-nascida ter sido retirado ou devorado no próprio necrotério pelos animais, o que não seria a primeira vez. (Wellington Hugles)

Ala da maternidade onde foi realizado o parto

Câmeras de Segurança em todos os setores do HRT

Diretor do HRT médico José Raimundo Aires

Portas do Necrotério fechadas com cadeados, com aparência de recém colocados

Caixas de medicamentos jogados no lixo pela nova direção do HRT

5 comentários:

  1. e uma falta de respeito, kd as duas diretoras que vieram p administrar o HRT a mando do governador, não fizeram nada so deixaram dividas pelo que se sabe e o HRT, desabastecido, e o novo diretor não toma providencia de nada, continua o nepotismo, estão comprometendo o orçamento do HRT, com essa folha suplementar, pagando parentes de coordenadores, ate hje nãomontou sua equipe continua equipe de puxa saco sem formação nenhuma

    ResponderExcluir
  2. será se o corpo do bebe foi utilizado em ritual de magia negra. Esse sampeta tem oi corpo fechado nada gruda nele nada pega. Está sob a proteção das profundesas

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Wellington Hugles, estamos perdendo pacientes nas UTIs do HRT por falta de uma assistência adequada, assistência essa que seria dada pelos profissionais fisioterapeutas. Seria, como eu disse antes, pois no momento estamos contando com um profissional que por mais que se esforce não dá conta de assumir um hospital com essas dimensões, é humanamente impossível.
    Peço por favor que busque mais informações sobre o assunto, pois a situação é precária. Vidas estão se perdendo, principalmente os mais frágeis, as crianças e recém nascidos.

    ResponderExcluir
  4. kd os administradores desse hospital, que não enchergam essa situação precaria.
    kd gestores ?
    onde andam esse povo?????
    é uma falta de vergonha pra o Estado do Para

    ResponderExcluir
  5. Senhores promotores, peço pelo amor de Deus que façam uma visita ao Hospital Regional de Tucuruí e vejam a situação em que se encontram os pacientes acamados e totalmente dependentes de assistência profissional. Pacientes estão apresentando atrofia, rigidez articular, escaras, pneumonias e outros diversos problemas devido a não prestação de assistência adequada aos mesmos.
    O que o anônimo do dia 8 de outubro (23:40) disse é a mais pura realidade. Não é possível que ninguém se manifeste em relação a isso, são vidas humanas que estão sendo perdidas!!
    Farei a minha parte denunciando e mobilizando os familiares desses pacientes para que se unam e cobrem das autoridades providências imediatas já que a direção do HRT não está mostrando nenhuma preocupação em relação ao caso. Como ser humano e profissional da saúde, não posso mais ficar calado observando o descaso com esses pacientes que dependem totalmente de profissionais habilitados para seu tratamento e melhora.
    Chega!!!!!!! Essa situação de ver todo dia esses pacientes precisando de atendimento e não ter o atendimento já está me "embrulhando o estômago". Estou desacreditado com tudo que vem acontecendo, mas não vou desistir de buscar providências para que isso mude!!!!!

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...