segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Caos da Saúde: Medicamentos vencidos são fornecidos nos Postos de Saúde de Tucuruí

Caos: No PSF da Nova conquista medicamentos vencidos como exemplo o Nistamax vencido desde setembro

A saúde da população de Tucuruí vai de mal a pior, sem maternidade, sem pronto socorro e sem médicos nos postos de saúde, agora a situação e ainda mais alarmante, o fornecimento de medicamentos para as famílias carentes que procuram os postos de saúde do município para seu atendimento e em consequência serem medicados estão vencidos.

No posto de Saúde da Família da Nova Conquista bairro com um alto índice populacional que atravessa uma situação de abandono com ruas esburacadas e empoeiradas, e principalmente sem água há meses na torneira, causando uma epidemia de viroses, gripe e problemas respiratórios, com isso, flagramos medicamentos vencidos no posto que é o único local de atendimento da população carente do bairro.

Quando os moradores conseguem serem atendidos por um médico que faltam quase que diariamente, o paciente recebe sua prescrição médica, que ao encaminhar-se a farmácia do posto para receber os medicamentos prescritos, o paciente encontra outra realidade os medicamentos fornecidos pela prefeitura estão com a data de validade vencida, ou seja, o remédio que solucionaria sua doença poderá lhe acarretar complicações muitos maiores do que a doença que o afligi. A moradora Cristina da Conceição Furtado, 34 anos, denunciou a nossa equipe de reportagem que vinha recebendo no posto a mais de três meses antecosepcional, que estava causando diversas complicações a sua saúde, ao questionar para a funcionária que “estava sentido dores na barriga e na cabeça, não será por que o medicamento estava vencido desde junho”, a atendente do PSF informou a paciente que as dores eram normais e que o antecosepcional teria mais três meses de validade após seu vencimento. Isso significa que a administração municipal, não tem nenhuma preocupação em manter a taxa de natalidade, muito menos esta preocupada com as famílias que procuram a saúde básica obrigação do município, para receber o medicamento evitando sim uma gestação e o poder público repassa os medicamentos vencidos, com isso, colocando em risco as mulheres para uma gravida não planejada.

É uma calamidade que passa a saúde dos tucuruienses, pois quando consegue receber da prefeitura um frasco de remédio, já se encontra vencido, é esta realidade vivenciada em todos os postos de saúde do município.

A administração do prefeito Sancler Ferreira, vem implementando ações no sentido do sucateamento da saúde básica, papel primordial do município. Primeiramente foi a transferência da Maternidade e do Pronto Socorro Municipal para dentro do Hospital Regional de Tucuruí, com isso eximindo-se das suas responsabilidades. Realizou a locação de diversos prédios particulares, pagando um valor exorbitante para implantar mecanismos de assistência à saúde, que até os dias atuais não funcionam, locou um deposito para o estoque de medicamentos pagando um valor de quase dez salários mínimos por mês e o que verificamos, de tão bem guardados que os medicamentos ficaram que já estão com data de validade vencida. É uma forma de administrar fragilizando a saúde de um povo tão hospitaleiro e de bem, que espera dias melhores para que tenha pelo menos o que garante a constituição federal o atendimento digno a saúde para todos.

Nas prateleiras do PSF da Nova Conquista se observa uma grande quantidade de medicamentos, mais na grande maioria vencidos, apenas para mostrar a população que as prateleiras de medicamentos estão cheias, mais nenhum em condições de uso. O Nistamax (nistatina) em especifico destina-se ao tratamento da candidíase do trato digestivo que necessitaram uso prolongado de antibióticos, radioterapia ou drogas imunodepressoras que provocaram queda de resistência orgânica e na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Seu lote 10069 foi fabricado em setembro de 2009 e vencido em setembro de 2011 mais continua nas prateleiras em Tucuruí.

Até o fechamento desta edição, tentamos contato com a assessoria do Secretario de Saúde Charles Tocantins e do prefeito Sancler Ferreira sem termos nenhum retorno. (Welllington Hugles)

Crime que deveria ser apurado pela ANVISA, impune em Tucuruí

Cartaz orienta a falta de médico que ocorre diariamente, e população lota o PSF

Prateleiras lotadas de medicamentos, sendo todos para fazer volume estando vencidos

Lote, fabricado em set/2009 val set/2011

5 comentários:

  1. ...enquanto isso na cidade do novo tempo..o juiz relator do caso sancler é trocado na véspera de seu julgamento..

    ResponderExcluir
  2. Nome da Juiza do Sancler hoje é a Juiza Ezilda Pastana Mutran

    ResponderExcluir
  3. cade o conselho de saúde parece que estão todos comprados ,porque sera que ninguém fala nada a elizabete nunca foi a radio porque sera.

    ResponderExcluir
  4. E lametavel ver o povo xde tucurui sofrendo mais uma vez,nao tenho duvida de que o povo de tucurui ira manifestar sua sede de justiça no ano de 2012.Por tanto so nos resta orarmos por nossa cidade e autoridades e no dia "D" fazermos a escolha certa para o progresso de Tucurui.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas reclamam demais,muitos pegam remédios nos postos de saúde mas para venderem, eu sou testemunha disso...

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...