quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estudantes de Tucuruí representam o Pará no Parlamento Jovem em Brasília

Os alunos da Escola Estadual Simão Jacinto, Eric Gonçalves Souza; Dauciane Cruz Côrrea e Brendo Gabriel Rodrigues da Silva tiveram seus projetos selecionados pela Secretaria de Estado de Educação para representar o Pará no Parlamento Jovem de 2011 organizado pela Câmara dos Deputados Federais.

O PJB é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O PJB acontecerá entre os dias 26 a 30 de setembro, e reunirá 78 estudantes de todos os estados. Esse ano, o projeto contou com uma novidade: além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também foram selecionados.

A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo. Este ano o tema foi livre.

Os estudantes Eric Gonçalves Souza; Dauciane Cruz Côrrea e Brendo Gabriel Rodrigues da Escola Estadual Simão Jacinto do município de Tucuruí região sudeste do Pará, realizaram uma visita aos parlamentares da Câmara de Tucuruí na última segunda-feira, 19, sendo recepcionados pelos vereadores Dra. Edileuza Meirelles (PSC) e Jones William (PT). Durante a visita os parlamentares tucuruienses mostraram superficialmente toda a estrutura do legislativo municipal, bem como o plenário da CMT.

Num ritmo de descontração os vereadores deram algumas orientações referentes à postura e ao comportamento de um legislador na tribuna de um parlamento, os alunos aproveitaram para registrar o momento com fotos e trocaram ideias referentes aos problemas do município, principalmente sobre a inclusão do menor infrator na sociedade.

Os projetos dos estudantes escolhidos para representar o Pará, serão defendidos na Câmara dos Deputados, no período de 26 a 30 de setembro, em Brasília. O estudante Eric Souza apresentou como tema “A criação da Olimpíada Nacional de Desenhos na grade escolar das Escolas Públicas“, a aluna Dauciane Côrrea, se mostrou mais preocupada com a questão da Segurança Pública enquanto que Brendo Gabriel preferiu abordar os efeitos do Bullyng.

Na sessão ordinária da CMT da última terça-feira, 20, os três estudantes que representam o parlamento jovem, estiveram presentes na galeria observando e anotando todas as formas como deverão se posicionar na Câmara Federal na defesa de suas propostas em prol do estado do Pará.

Já na tarde dos dias 21 e 22 os parlamentares jovens, utilizaram a tribuna da Câmara de Tucuruí, para simularem uma sessão ordinária onde aprenderam os ritos de uma sessão parlamentar no legislativo, na oportunidade contaram com uma galeria lotada com diversos estudantes da rede pública do munícipio que prestigiaram o treinamento e a apresentação dos estudantes parlamentares tucuruiense na tribuna da Câmara de Tucuruí. O presidente da casa de leis de Tucuruí, vereador Zé Gomes, deu total apoio e toda a logística para que os estudantes tivessem um treinamento, e aprendessem os tramites de uma sessão legislativa para que possam representar com competência o município e o estado, “os vereadores de Tucuruí, desejam aos estudantes toda a sorte na defesa de seus projetos na Câmara dos Deputados Federais em Brasília, representando o estado do Pará”, enfatizou o presidente. (Wellington Hugles)

Um comentário:

  1. Ainda bel que ainda existe do que nos orgulharmos em Tucuruí. Parabéns aos três jovens e torço para que façam sucesso não só em Brasília, mas também e principalmente em seus futuros. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...