quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dia da Independência comemorado sem revista de tropa em Tucuruí

Muitas pessoais lotaram as escadarias desde cedo, criando um colorido belíssimo com as sombrinhas para evitar o sol
Crianças apresentaram-se ao sol do meia dia pela Independência do Brasil
Idosos desfilaram ao sol escaldante em comemoração a Pátria
Prefeito Sancler Ferreira, junto com muitas crianças dando prova do carinho que tem com o futuro do nosso município
Presidente da CMT vereador Zé Gomes presente ao desfile Civil Militar
Policia Militar como sempre fez uma apresentação a parte para a população que lotou a escadaria
Mototaxistas impedidos de realizar manifestação pacifica, cobrando o cumprimento de promessas do prefeito Sancler Ferreira no dia da Pátria
Antes das 11:00 h a população abandonou as escadarias devido ao sol que ultrapassava 40 graus

A semana da Pátria em Tucuruí foi encerrada com o desfile civil militar no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Como já é de praxe, as escadarias da Santo Antônio ficaram lotadas com a população de diversos bairros da cidade e de outros municípios, que vieram prestigiar o desfile que já faz parte do calendário de eventos da cidade com a apresentação das forças militares e de diversos órgãos da administração municipal e entidades sociais.

Logo cedo nesta quarta-feira (7), centenas de pessoas lotavam as escadarias para prestigiar um evento que se renova a cada ano, e que conta com a presença da população da cidade e dos municípios vizinhos o desfile Civil Militar da Independência do Brasil.

Historicamente, apenas dois locais foram utilizados para a realização da Semana da Pátria em Tucuruí, há alguns anos atrás, a Avenida 7 de setembro, que recebeu a homenagem desta importante data sendo o palco do desfile. Mais devido à facilidade estrutural das escadarias da Avenida Santo Antônio, o evento foi oficializa neste local.

Quebra de protocolo – Um dos momentos mais importantes para a população da cidade de Tucuruí é, na ocasião do desfile da Independência do Brasil no dia 7 de setembro, onde na oportunidade, a autoridade mais importante do município, o prefeito municipal, após o hino nacional desfila em carro aberto juntamente com os comandantes militares locais, passando em revista os militares das Forças Armadas, Policia Militar e Bombeiros Militar. Como foi realizado nos anos de 2009 e 2010 pelo prefeito Sancler Ferreira.

Com isso anualmente renovando junto aos militares e a população em geral a grande satisfação de responsabilidade pelo bem estar e a segurança dos munícipes.

É fato que muitas pessoas entendem que esta data é marcada como um termômetro para avaliar a popularidade do prefeito e sua administração, fato que em muitos episódios anteriores foram frutos de diversas polêmicas. Mais que no passado nenhum prefeito deixou de realizar a revista das tropas quando presente no evento, mesmo com isso acarretasse fatos desagradáveis e desgastantes.

Neste ano houve pela primeira vez no conhecimento da história deste município, a quebra do protocolo, onde o prefeito Sancler Ferreira, após o encerramento do hino nacional e a chegada do veiculo oficial para conduzi-lo, preferiu não realizar a revista das tropas, que se encontrava a sua disposição e dos comandantes militares na Avenida Santo Antônio.

Rumores davam conta que o prefeito preferiu não se colocar em risco, devido a boatos que um grupo de pessoas se manifestaria, ovacionando o prefeito com uma grande vaia. Mais até o fechamento desta edição não tivemos informações da causa oficial que levou o prefeito Sancler Ferreira a este ato.

Passada a abertura oficial, o gestor municipal participou de todo o evento em uma cobertura colocada em uma das partes das escadarias, onde diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o presidente da Câmara de Tucuruí vereador Zé Gomes e a vereadora Edileuza Meirelles.

Duas bandas musicais do município acompanharam todo o desfile. A Policia Militar realizou uma apresentação culminando com a explosão de bomba de efeito moral, os Bombeiros estiveram presentes com toda sua guarnição e viaturas, o Exercito do Brasil fez uma grande apresentação com sua corporação.

Organização – Devido ao forte sol que castigou tanto os que estavam desfilando, quanto a população que desde cedo estava em um grande numero com centenas de sombrinhas que coloriam as escadarias. Mas por volta das 11:00 h começaram a ir embora esvaziando o local. Um fato bastante questionado durante o desfile foi à demorada apresentação da fanfarra municipal que em sua apresentação tocou de forro a tango em mais de uma hora e meia. Com isso, e devido diversos outros fatores, as crianças que representavam diversos seguimentos dos programas do governo federal e os idosos, que ficaram desde cedo até o horário do meio dia sem água para se refrescarem, com isso já demostravam o cansaço, e os menores choravam muito, já nem querendo mais participar do desfile, assim como os mais de 200 alunos da escola Zico 10.

Manifestação - Uma manifestação foi registrada, encabeçada pelos profissionais mototaxistas que exigiam do prefeito Sancler Ferreira o cumprimento de suas promessas e trabalhasse no sentido de fiscalizar o trânsito da cidade acabando com os clandestinos que hoje são a maioria nas ruas da cidade. Mais foi duramente coibida por seguranças contratados pela prefeitura e funcionários da secretaria organizadora do desfile, evitando que a manifestação popular adentrasse as escadarias e chegasse próximo a Sancler Ferreira com isso atingindo a figura proba do administrador municipal.

O retrocesso - Infelizmente após mais de 500 anos de descobrimento, e especialmente passado 189 anos do dia em que comemoramos uma das maiores vitórias para os brasileiros a nossa Independência, aqui em Tucuruí ainda vivemos em um império "Imperador" e coibido com o poder da força dos agentes de segurança a seu serviço. (Wellington Hugles)


2 comentários:

  1. Deveria ser o contrário... as Tropas que deveriam revistar a PMT =D

    ResponderExcluir
  2. acho que está havendo uma confusão nesta comemoração,naõ sei pra que misturar os desfiles isso´e ridiculo, o desfile do dia 07 deveria ser so de militares ,coisa ridicula expor crianças e idosos , muda o horário então passa para o horário da tarde, seu bando de burro

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...